Pular para o conteúdo principal

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional


Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema.

Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe. 

Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco da Gama sobe para 26,18, mas não deixa de ser expressiva. Considerando esse número, o Gigante da Colina ocupa a sexta posição no ranking de time mais jovem, perdendo apenas para Fluminense (24,90), Santos (25,72), Avaí (25,81), Corinthians (26), Bahia (26,09) e Atlético Goianiense (26,09). O time escalado por Cristóvão Borges, não custa lembrar, contou novamente com seis pratas da casa.

Na abertura da pré-temporada, em entrevista coletiva, o vice-presidente de futebol Eurico Brandão Miranda e o gerente de futebol Anderson Barros afirmaram que o clube estava trabalhando na qualificação do elenco e, consequentemente, em seu rejuvenescimento. As recentes contratações de Gilberto (lateral-direito de 23 anos), Jean (volante de 22 anos) e Kelvin (atacante de 23 anos) só reforçam os números acima relatados e fortalecem o discurso do Departamento de Futebol do Vasco da Gama.

Entendemos, porém, que a construção de um grande elenco não passa apenas pela aquisição de atletas com uma idade menos avançada. A mescla entre jovens e experientes é fundamental, portanto Escudero, Wagner e Muriqui, assim como outros remanescentes do elenco bicampeão carioca, darão uma contribuição enorme nesse processo. Por fim, é importante deixar claro, que a média de idade, sendo ela baixa ou alta, não é o único fator que determina o sucesso. O Palmeiras, com uma média de idade superior aos 29 anos, é o maior exemplo disso.

Ranking média de idade dos principais clubes do país:

1º: Fluminense-24,90
2º: Vasco contra Bangu- 25,72
      Santos- 25,72
3º: Avaí- 25,81
4º: Corinthians- 26
5º: Bahia- 26,09
     Atlético/GO- 26,09
6º: Vasco contra Resende- 26,18
7º: Ponte Preta- 26,27
     São Paulo- 26,27
     Grêmio- 26,27
8º: Cruzeiro- 26,72
9º: Chapecoense- 27,09
     Atlético/MG- 27,09
10º: Coritiba- 27,27
11º: Sport- 27,36
       Internacional- 27,36
12º: Atlético/PR- 27,54
13º: Flamengo- 28,18
14º:  Vitoria- 28,36
15º: Botafogo- 28,45
16º: Palmeiras- 29,72

*Considerando a escalação inicial dos principais clubes do país em seus últimos compromissos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento