Pular para o conteúdo principal

Anderson Silva inocentado após descoberta de que resultado de exame antidoping foi causado por suplementos contaminados

A Agência Antidoping dos Estados Unidos (U.S. Anti-Doping Agency, USADA) anunciou hoje que o exame realizado pelo ex-campeão dos pesos-médios do UFC Anderson Silva em outubro de 2017 com resultado positivo para substâncias proibidas foi causado por suplementos contaminados comprados em uma farmácia de manipulação no Brasil, e não por doping intencional.

"É uma ótima notícia, estou inocentado", exclamou Anderson. "Os últimos nove meses foram extremamente difíceis. Parecia que a minha carreira e todas as coisas pelas quais eu tinha batalhado tanto estavam morrendo, e o meu futuro estava na corda bamba. Eu sabia dentro de mim que não tinha feito nada errado e cooperei totalmente com a USADA durante a investigação para comprovar."

Um exame de urina de Anderson realizado em período fora de competição em 26 de outubro de 2017 teve resultado positivo para metiltestosterona e hidroclorotiazida. A farmácia que havia preparado o suplemento dele não indicara esses ingredientes no rótulo e afirmara ter usado processos de fabricação projetados para eliminar a possibilidade de contaminação cruzada com outros medicamentos e suplementos que pudessem ter substâncias proibidas na fórmula.

A política antidoping do UFC determina que a punição pode ser reduzida quando o exame positivo de um atleta tem resultado causado por um produto contaminado e não por doping intencional. Dono do mais longo reinado da história do UFC, Anderson recebeu a punição mínima, de um ano de suspensão. Originalmente, ele tinha a possibilidade de receber uma suspensão de quatro anos, que lhe encerraria a carreira, além de uma multa de US$ 500 mil.

Como marca de um verdadeiro campeão e profissional, Anderson assume a responsabilidade pela punição. "A USADA tem políticas e procedimentos, e eu respeito a sua decisão", destacou. "Estou muito feliz por ter o nome limpo e a credibilidade restaurada." O vitorioso lutador poderá voltar aos octógonos no dia 11 de novembro de 2018.

Muitas vezes comparado a Pelé ou Muhammad Ali no seu esporte, o brasileiro alcançou no UFC uma impressionante invencibilidade de 17 lutas, com dez defesas consecutivas de título. Ele foi fundamental para levar o esporte a um público mais amplo e aumentar a sua popularidade, especialmente entre as famílias. Anderson sempre se concentrou na capacidade atlética, na autenticidade e na disciplina física e mental das artes marciais mistas em competições.

Além de ter uma ilustre carreira como lutador, Anderson Silva dedica boa parte da vida fora do octógono para retribuir à sua comunidade. Ele trabalha com organizações voltadas aos jovens, como The Boys and Girls Club, gerencia academias de MMA para crianças carentes na Califórnia e no Brasil e é embaixador do Children's Hospital, entre outros trabalhos beneficentes em andamento.

"Hoje estou com a energia renovada", destaca. "O meu legado foi restaurado. Posso me concentrar em voltar ao ringue e ao próximo capítulo da minha vida depois de lutar. Quero agradecer o amor e o apoio incondicional da minha família e dos meus fãs. Estou animado com as perspectivas do futuro e quero muito fazer esta jornada junto com todos vocês."

FONTE Anderson Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.