Pular para o conteúdo principal

O Dia a Dia - O problema é a omissão de informações

Globo não pode tratar caso da presidiária trans Suzy como mero “foco de reportagem” conduzida por Dráuzio Varella. Emissora tem de assumir que omitiu informações em um trabalho jornalístico exibido pelo ‘Fantástico’


A presidiária trans Suzy. Público do 'Fantástico' não teve a oportunidade de saber que ela foi condenada por estuprar e matar um menino de 9 anos. (Imagem: reprodução/G1/Rede Globo)
“Sou médico, não juiz”. Dessa forma, o Dr. Dráuzio Varella encerra a “nota de esclarecimento” sobre o seu trabalho à frente da reportagem do ‘Fantástico’, que no dia 1º de março veiculou reportagem mostrando a situação de presidiárias trans que cumprem penas em detenções masculinas. Uma das entrevistadas foi Suzy, que recebeu um abraço do colaborador do programa da Rede Globo após informar que estava havia oito anos sem receber visitas. O caso comoveu internautas, que fizeram campanhas para encaminhar cartas e presentes à condenada. Sabe-se agora, porém, que informações foram omitidas pela emissora.

Reportagem do site O Antagonista revelou que Suzy foi presa por estuprar e assassinar um garoto de nove anos. A notícia fez com que, além de Dráuzio Varella por meio de nota divulgada na internet, o próprio ‘Fantástico’ voltasse a abordar — de forma bem tímida — o assunto. Breve texto lido pelos apresentadores Tadeu Schmidt e Poliana Abritta chancelou o posicionamento divulgado pelo médico-repórter. Levou, ainda, informação imprecisa aos telespectadores ao falar que os crimes não foram divulgados na ocasião “porque este não era o objetivo” da reportagem.

Mentira! Off do próprio Dráuzio Varella avisa, na matéria exibida há uma semana, que uma das personagens entrevistadas, chamada Lola, estava cumprindo pena por roubo. Sobre Suzy, que pela edição feita pelo ‘Fantástico’ (com direito a exibição do abraço dado pelo entrevistador) se tornou protagonista da pauta, o público não teve a oportunidade de saber que ela está detida em decorrência de ter assassinado uma criança “mediante meio cruel, consistente em asfixia, e se valendo de recurso que impossibilitou a defesa da vítima”. Logo, a equipe da atração da Rede Globo omitiu informações.

Informações sobre Lola:

Dráuzio Varella é um ser humano incrível. E seu abraço em Suzy, vale registrar, é um ato nobre, independentemente da condição condenatória da figura abraçada. É um ato de grandeza e bondade. Um ato de humanidade. Dráuzio, como é de conhecimento comum, não é juiz. É médico. O ‘Fantástico’, porém, não é mero espaço para se televisionar consultas e momentos de comoção entre doutor e paciente. É um produto que pertence ao departamento de jornalismo do maior conglomerado de mídia do Brasil.
Nota do Dr. Dráuzio Varella. Ele não pode ser criticado por ter dado um abraço, mas a Globo errou em omitir informações. (Imagem: divulgação/Twitter)
Princípios editoriais 

Por tal condição, é possível afirmar que a reportagem exibida pelo ‘Fantástico’ foi contra orientações descritas nos ‘Princípios Editoriais do Grupo Globo’. “Todos os jornalistas envolvidos na apuração, edição e publicação de uma reportagem, em qualquer nível hierárquico, devem se esforçar ao máximo para deixar de lado suas idiossincrasias e gostos pessoais. Gostar ou não de um assunto ou personagem não é critério para que algo seja ou não publicado. O critério é ser notícia”, descreve o item F da parte de isenção do documento. Difícil imaginar que para toda uma equipe assassinato e estupro não entrem no critério de notícia.

Em outro ponto, o B de como os veículos do conglomerado devem se posicionar “diante do público”, o guia registra que “para o Grupo Globo, todo público tem um alto poder de discernimento e entendimento”. Segundo o documento divulgado pela empresa de comunicação, “o menos culto dos homens é capaz de decidir o que é melhor para si, escolhe visando à qualidade e entende tudo o que lhe é relatado de forma competente”.

“Para o Grupo Globo, todo público tem um alto poder de discernimento e entendimento”
No caso da matéria em questão, os responsáveis aparentemente avaliaram que o telespectador não teria discernimento para lidar com informações sobre assassinato e estupro cometidos por uma mulher trans. O ‘Fantástico’ optou por omitir informações. E isso não é um problema em relação à atuação de um médico, de um juiz ou de um comunicador que abraça uma entrevistada. É problema jornalístico, que parece não ter a hombridade de reconhecer erros e pedir desculpas. Afinal, um programa jornalístico não teve o “objetivo” de revelar a prática de crimes.
Dráuzio Varella não é juiz. Ele é médico e um ser humano incrível. Mas a Globo errou. (Imagem: reprodução/G1/Rede Globo)
 

Fonte: Anderson Scardoelli/portal comunique-se


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento