Pular para o conteúdo principal

ESQUENTA A FASE FINAL DO BRASILEIRÃO

O título já está praticamente decidido a favor do Cruzeiro ,mas a reta final do Brasileirão 2013 ,que poderia tornar-se desinteressante, promete fortes emoções. Na parte de cima da tabela, quatro clubes seguem firmes na briga por duas vagas na Libertadores, e a concorrência pode ficar ainda maior caso uma dessas vagas seja extinta. Lá embaixo, seis times lutam para escapar da Série B, e a distância entre eles tem diminuído.

Confira as chances de cada clube para entrar no G4 e fugir do rebaixamento:

De acordo com o site Infobola ,do matemático Tristão Garcia, professor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Grêmio ,Botafogo , Goiás e Vitória disputam duas vagas para o principal torneio continental em 2014. Eles têm, respectivamente, 66%, 55%, 51% e 28% de chances de classificação.

Virtual campeão, o Cruzeiro já conseguiu classificação. O Atlético-PR ,com 97%, também é dado como certo. Ainda com chances numéricas, São Paulo e Santos aparecem com 2% e 1% de possibilidades e estão praticamente descartados do G4. Isso se o G4 não virar G3, o que acontecerá caso São Paulo ou Ponte Preta vença a Copa Sul-Americana e roube uma das vagas brasileiras na Libertadores. Por outro lado, se o Atlético-PR vencer a Copa do Brasil, abre uma vaga a mais no Brasileirão e faz do G4 um G5.

Dos times que ainda brigam, o Grêmio tem a tabela mais favorável nas cinco rodadas que restam para acabar o Brasileirão. O time gaúcho irá enfrentar Vasco, Flamengo e Goiás em casa e visitará Ponte Preta e Portuguesa. As sequências dos rivais diretos são, em tese, mais complicadas.

O Botafogo jogará com Portuguesa, São Paulo e Coritiba longe do Rio de Janeiro. Em casa, os cariocas pegarão Atlético-PR e Criciúma. Já o Goiás receberá Ponte Preta, Internacional e Santos, mas visitará Atlético-MG e Grêmio.

Por fim, o Vitória começa sua série final medindo forças com o Cruzeiro em Salvador, na partida que pode dar oficialmente o título brasileiro aos mineiros. Depois, os baianos ainda receberão Santos e Flamengo e jogarão contra Criciúma e Atlético-MG fora de casa.

Vasco, de André, empatou com o Santos e saiu do Z4, mas ainda tme 61% de chances de cair

Briga contra Z4 também é acirrada

No outro extremo da classificação, o Náutico já foi rebaixado para a Série B de 2014. Mas as outras três vagas ainda são "disputadas" por seis times, sendo dois do Rio de Janeiro. Na 18ª colocação, o Fluminense tem 55% de chance de queda. O Vasco ,hoje em 16º e fora do Z4, tem curiosamente mais possibilidades de cair: 61%.

O risco maior do Vasco se deve em parte à tabela mais complicada do time, que jogará fora de casa contra Grêmio, Corinthians e Atlético-PR. Em São Januário, pegará o Cruzeiro, possivelmente já como campeão, e o degolado Náutico. Já o Flu, que demitiu Vanderlei Luxemburgo na última segunda-feira, receberá Náutico, São Paulo e Atlético-MG, e visitará Santos e Bahia.

Os outros clubes ameaçados são Ponte Preta ,com risco de 86%, Criciúma ,com 56%, Bahia ,26%, e Portuguesa ,12%. O Coritiba tem chances de 4% de cair, o que é nem é considerado pela matemática.

O risco elevado da Ponte reflete sua condição de vice-lanterna e também sua agenda complicada. A equipe de Campinas terá pela frente Goiás, Cruzeiro e Internacional fora de casa. No estádio Moisés Lucarelli, pegará Grêmio e Portuguesa.

Já o Criciúma receberá Atlético-PR, Vitória e São Paulo, e atuará longe de seus domínios diante de Coritiba e Botafogo. O Bahia, por sua vez, viaja para enfrentar Santos, Náutico e Cruzeiro e atuará na Fonte Nova contra Portuguesa e o também ameaçado Fluminense, em possível confronto direto na última rodada.

Clube menos ameaçado, a Portuguesa jogará fora de casa com Botafogo, Bahia e Cruzeiro. No Canindé irá encarar Atlético-MG e Grêmio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.