Pular para o conteúdo principal

FLAMENGO - NASCE UMA NAÇÃO COM 121 ANOS DE VITÓRIAS E CONQUISTAS

ASSIM NASCEU UM VENCEDOR COM 121 ANOS DE MUITA HISTÓRIA GRANDES CONQUISTAS E SE TORNOU UMA NAÇÃO 

O Clube de Regatas do Flamengo (mais conhecido simplesmente como Flamengo, e popularmente pelos apelidos de Mengo, Mengão e Fla), Fundado no bairro de mesmo nome para disputas de remo em 17 de novembro de 1895, tornou-se um dos clubes mais bem-sucedidos e populares do esporte brasileiro, especialmente pelo futebol.

FOTO: assim surgiu o Flamengo 

Já em 1912, o Mengão conquistou seu primeiro título no futebol, o Campeonato Carioca de Futebol do 2.º Quadro. O primeiro uniforme foi chamado de "papagaio de vintém", em 1914 o clube adotou a camisa cobra coral (que só durou até 1916) e venceu seu primeiro Campeonato Carioca e o segundo no ano seguinte.

FOTO: Flamengo e o seu uniforme cobra-coral

Campeão do Torneio Rio/São Paulo e Garrincha com a Camisa Rubro-negra

Em 1961 o time sagrou-se campeão do Torneio Rio-São Paulo, que na época era um título que valia muito mais que a simples rivalidade entre paulistas e cariocas. Após o tricampeonato estadual em 1955, o título seguinte só foi conquistado em 1963 e o posterior em 1965. No final de 1968, Garrincha foi contratado e já começou a jogar pelo Flamengo, mas a expectativa de que ele pudesse jogar a temporada seguinte inteira não deu certo. Fez sua última partida pelo rubro-negro em 12 de abril de 1696, com 20 jogos e quatro gols marcados.

FOTO: Garrincha entra em campo jogando pelo Flamengo

A "era Zico" e o Período Áureo

O maior legado do clube na década de 1970 foi revelar ao mundo do futebol a equipe mais vitoriosa do Flamengo. Foi nesse período que craques como Zico, Júnior, Leandro, Andrade e outros tão importantes quanto, subiram para a equipe profissional do Flamengo. Em 1970, o clube conquistou sua primeira Taça Guanabara (1º turno do campeonato estadual). Nos primeiros cinco meses de 1971, a situação do Flamengo não foi nada boa, sob o comando de Yustrich, em 28 jogos só venceu oito. Em 1972 venceu novamente a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca, em 1973 também conquistou o primeiro turno do campeonato estadual.

FOTO: surgia o maior camisa 10 do Flamengo

O Primeiro Título Nacional

Embora já possuísse a maior torcida do Brasil, o rubro-negro só conquistou seu primeiro título em nível nacional em 1980, quando venceu o Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético Mineiro no Maracanã por 3 a 2, com Zico sendo nomeado melhor jogador e acabando como o maior artilheiro da competição, com vinte e um gols.

FOTO: time campeão brasileiro contra o Atlético Mineiro

Flamengo Conquista a América e o Mundo

Em 1981 foi o ano mais especial da história do Flamengo. Além de conquistar o Campeonato Carioca, levantou a Taça Libertadores da América, derrotando o Cobreloa do Chile por 2 a 0, na partida de desempate, com gols de Zico, sendo esta a primeira participação do rubro-negro na competição. Em lista divulgada pela Confederação Sul-Americana de Futebol em 2015, o clube registrou um público somado de 516 382 espectadores nos seis jogos que disputou no Maracanã na Libertadores de 1981, sendo este o maior público já registrado em uma única edição do torneio.

O título da Copa Libertadores de 1981 o credenciou a disputar a Copa Intercontinental no mesmo ano, e conquistá-la ao bater o Liverpool da Inglaterra por 3 a 0, em Tóquio, com Zico ganhando o prêmio de melhor jogador da decisão. O Flamengo é o único clube carioca possuidor da Copa Intercontinental. Além disso, outro feito foi estabelecido naquele ano: no Campeonato Carioca a equipe conseguiu devolver a goleada de 6 a 0 imposta pelo Botafogo no dia do aniversário do Flamengo, em 1972.

FOTO: time campeão da Libertadores e do Mundial Interclubes

O Ano do Centenário

Em 1995, ano do seu centenário, o radialista Kléber Leite assumiu a presidência do clube e contratou o atacante Romário, então o melhor jogador do mundo, que estava no Barcelona. Mesmo com Romário (que nesse ano brigava contra Túlio e Renato Gaúcho pelo "título" de Rei do Rio) e outros craques que foram contratados, como Edmundo e Branco, o ano do centenário rubro-negro não foi vitorioso. O Flamengo conquistou apenas a Taça Guanabara com três gols de Romário contra o Botafogo.

FOTO: Romário e Edmundo fizeram parte do elenco do centenário

O Tricampeonato Mais Comemorado

Em 1999, assumiu Edmundo dos Santos Silva e, com ele, veio um contrato milionário com a empresa de marketing esportivo ISL. Apesar de campanhas ruins no Campeonato Brasileiro, o Flamengo se destacava em outras competições, tanto que sagrou-se tricampeão estadual (1999-2000-2001) todas elas em cima do Vasco da Gama.

FOTO: momento do gol antológico de Petkovic no tricampeonato carioca 

O Início de Novos Tempos e o Fim da Espera

Em 2006, chegou pela quinta vez à final da Copa do Brasil, porém desta vez conseguiu conquistar o título sobre o rival Vasco da Gama. Um fato curioso foi a demissão do técnico Waldemar Lemos, mesmo após a classificação da equipe para as finais da competição; para o seu lugar foi contratado Ney Franco.

FOTO: time campeão da Copa do Brasil

A Histórica Arrancada de 2009

Em 22 de julho de 2009, Cuca foi demitido do clube. Com Andrade como substituto, o time embalou no Campeonato Brasileiro e, com uma grande recuperação no segundo turno, assumiu a liderança na penúltima rodada, após vencer o Corinthians por 2 a 0 e com a derrota do São Paulo de 4 a 2 para o Goiás. Em 6 de dezembro o clube precisava vencer para confirmar o título, num jogo tenso contra o Grêmio que saiu na frente no placar, mas o Flamengo virou o jogo para 2 a 1 e conquistou a taça de campeão após 17 anos.

FOTO: Adriano Imperador comandou a arrancada histórica do Mengão

Três Vezes a Copa do Brasil

O Flamengo eliminou o ASA na terceira fase da Copa do Brasil e logo em seguida o Cruzeiro nas oitavas de final, em jogo dramático no Maracanã com o gol da classificação marcado por Elias aos 43 minutos do segundo tempo. Contudo, a passagem de Mano foi abreviada pelo próprio. Após uma derrota de virada para o Atlético Paranaense no Maracanã (4 a 2), o técnico pede demissão alegando que não conseguiu implementar sua filosofia junto ao elenco do Flamengo.

Surpresa, a diretoria pensa em procurar um novo nome no mercado, mas sem opções que agradassem, recorrem ao interino Jayme de Almeida que assume com a missão de evitar o rebaixamento do time no Campeonato Brasileiro. Não apenas alcançou o feito na vitória por 1 a 0 contra o Corinthians no Maracanã, como levou o Flamengo à final da Copa do Brasil, passando por Botafogo (1 a 1 e 4 a 0) e Goiás (vitória por 2 a 1 em ambos os jogos). Na decisão, conquistou o título em cima do Atlético Paranaense, ironicamente o mesmo time que acabou fazendo Mano pedir demissão, empatando em Curitiba (1 a 1) com gol de Amaral, e vencendo no Rio de Janeiro (2 a 0) com gols de Elias e Hernane Brocador.

FOTO: tricampeão da Copa do Brasil

O 33º Título Estadual

O Flamengo chegou a final do Campeonato Carioca contra o arqui-rival Vasco da Gama. Com os dois resultados iguais (1 a 1) e polêmicas de arbitragem o Flamengo sagrou-se campeão estadual pela 33ª vez.

FOTO: título de campeão carioca de número 33

No Basquete Também é Uma Vez Flamengo, Sempre Flamengo

Foi o Flamengo que conquistou o primeiro título internacional do basquete brasileiro, o Campeonato Sul-americano de Clubes Campeões de Basquete Masculino de 1953, entre os dias 12 e 22 de dezembro, na cidade de Antofagasta, no Chile. Participaram do torneio os campeões sulamericanos e o anfitrião, o Antofagasta.

Atualmente, o Flamengo é hendedecacampeão estadual, com os títulos de todos os anos entre 2005 e 2015 e o hexacampeão campeão nacional (NBB), 2008, 2009, 2013, 2014, 2015 e 2016.

    FOTO: time de basquete do FLA campeão da NBB de 2015

O Imortal das Cestas

O grande nome do basquete rubro-negro foi Oscar Shmidt, o mão santa, que encerrou a carreira no clube.

A Camisa 14 de Oscar Schmidt foi a primeira e única camisa do basquete rubro-negro a ser aposentada, até o momento. O atleta recebeu esta homenagem após se tornar ídolo no clube, e vestir o manto-sagrado por mais de quatro anos. Oscar recebeu a homenagem no dia de sua aposentadoria, quando já tinha 45 anos de idade.

    FOTO: Oscar Schimidt o "Mão Santa" do Flamengo 

FLAMASTERS - ONDE VOCÊ ESTIVER O FLAMENGO ESTARÁ LÁ TAMBÉM 

Fundado por ex-jogadores do clube, o FlaMasters tem a finalidade de sempre reunir os ex-atletas do Flamengo (independente da carreira), para levar a marca do clube em todos os cantos do país.

Com eventos beneficentes para sócios-torcedores, para hospitais, entidades filantrópicas e muito mais. O FlaMasters do Flamengo conta com o apoio de grandes nomes que fizeram histórias no clube, como: Adílio, Júlio César Uriguere, Marquinhos, Nélio, Andrade o goleiro Adriano, Nunes e muito mais.

   FOTO: time do FlaMasters 

Por: Luiz Otávio Oliveira
Twitter: @cariocaonline
Facebook: @OCariocaOnLine
E-mail: ocariocaonline21@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento