Pular para o conteúdo principal

#SulAmericana - Relembre o último título Internacional conquistado pelo Flamengo

FOTO: Acervo do Flamengo
O Flamengo abrirá nesta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã, a semifinal da Copa Sul-Americana diante do Junior Barranquilla, da Colômbia. Se passar pela equipe colombiana e avançar à decisão, o clube carioca terá a oportunidade de quebrar um jejum de 18 anos sem títulos internacionais. A última taça levantada foi a da Copa Mercosul de 1999, competição criada no ano anterior para substituir a Supercopa (que reunia todos os clubes campeões da Libertadores) e que durou até 2001. A partir de 2002, a Sul-Americana se consolidou como o segundo torneio do continente.

Nesse período, o clube carioca só flertou com outra conquista na Mercosul de 2001, quando foi vice-campeão ao ser derrotado, nos pênaltis, pelo San Lorenzo. Aquela final ficou marcada pelo adiamento causado pelo estádio de sítio na Argentina, no panelaço de 19 de dezembro contra o corralito (o confisco bancário), que provocou a renúncia do presidente Fernando De la Rúa. Na Libertadores, foram sete tentativas desastrosas, com quatro desclassificações na fase de grupos (2002, 2012, 2014 e 2017), duas nas oitavas (2007 e 2008) e a mais próxima, ainda longe, nas quartas (2010, com a dupla “Império do amor”, Adriano e Vágner Love).

Voltando a 1999, a conquista do Flamengo foi tortuosa, numa disputa em paralelo com o Brasileirão (má campanha, apenas o 12º colocado). A classificação para as oitavas só veio na última rodada, conquistando uma vaga entre os três melhores segundos colocados. Era preciso fazer saldo de gols e a equipe, que tinha apenas duas vitórias em cinco jogos, desencantou: 7 a 0 no Universidad do Chile, quatro de Romário. O Baixinho, aliás, foi o artilheiro do campeonato, com oito gols, mesmo tendo ficado fora a partir das semifinais.

Depois da fase de grupos vacilante, o time rubro-negro deslanchou. Bateu o Independiente nas quartas, com empate na Argentina (1 a 1) e goleada no Maracanã (4 a 0). Na semifinal, venceu o Peñarol em casa (3 a 0) e perdeu no Uruguai (2 a 3). E foi acuado bem antes dos palmeirenses, envolvidos em confusão em 2017. Os flamenguistas experimentaram a hostilidade dos alvinegros, sendo agredidos após ao comemorarem a classificação.

Na decisão, o Flamengo encontrou o Palmeiras ainda remoendo a derrota para o Manchester United, na final do Mundial Interclubes, em Tóquio. Oportunidade para vingar a desclassificação nas quartas da Copa do Brasil daquele ano, quando os alviverdes aplicaram uma virada histórica (4 a 2). Pois foi também de virada que o Flamengo venceu o jogo de ida (4 a 3), com dois gols de Caio Ribeiro (ele mesmo, o comentarista da TV Globo).

Na volta, o campeão da Libertadores abriu o placar e parecia que iria impor a superioridade de seu elenco. Mas o técnico Carlinhos, comandante dos títulos brasileiros de 1987 e 1992, repetiu mais uma vez a fórmula “craque o Flamengo faz em casa”. Apostou no zagueiro Juan, no lateral Athirson, no meia Rodrigo Mendes e no atacante Reinaldo ao lado dos veteranos: o goleiro Clemer, o zagueiro Célio Silva e o volante Leandro Ávila. E principalmente no meia Lê, que entrou aos trinta do segundo tempo para fazer o gol do título, selando o suficiente empate em 3 a 3.

Sem o Peixe

Romário fora desligado do clube depois de uma noitada polêmica em Caxias do Sul, após derrota por 3 a 1 para o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro. Apesar de vários jogadores envolvidos, somente o astro sucumbiu. Dois dias após o Flamengo conquistar a Mercosul, o Baixinho estreava pelo rival Vasco, em amistoso preparatório para o primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa.

Campanha do título: 14 jogos, 6 vitórias, 3 empates, 3 derrotas, 33 gols marcados, 18 sofridos.

Time-base: Clemer; Maurinho (Pimentel), Célio Silva, Juan e Athirson; Leandro Ávila, Marcelo Rosa, Fábio Baiano (Iranildo) e Léo Inácio (Rodrigo Mendes); Caio e Romário (Leandro Machado). Técnico: Carlinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento