Pular para o conteúdo principal

FutRetrô - Vasco 7 x 0 Fla um chocolate que completa 87 anos

"Foi bem facil a victoria que o Vasco da Gama obteve, hontem, jogando em sua majestosa praça sportiva, contra o C.R. do Flamengo. Dominando completamente a peleja, o club da Cruz de Malta foi franco senhor da situação, na totalidade das duas phases, razão por que veiu a triumphar por um score tão esmagador, sete gols contra zero, que, só por ai, diz da supremacia do vencedor"
Texto e foto: (O Globo, Rio de Janeiro, 27 de abril de 1931, p. 2)

Na tarde de 26 de abril de 1931, em partida válida pelo 1º turno do Campeonato Carioca daquele ano, o Vasco venceu o Flamengo pelo placar de 7 a 0, estabelecendo uma marca que até os dias atuais é a maior goleada do "Clássico dos Milhões". No dia de hoje, comemoramos os 87 anos dessa grandiosa façanha vascaína.

Naquele tempo, o Vasco já estava vivenciando a "Era de São Januário". O Clube colhia os frutos do esforço empreendido na década anterior em prol da construção de seu estádio. A equipe vascaína de 1931 guardava a base do elenco que conquistou o campeonato de 1929 (com uma goleada no jogo final por 5 a 0 sobre o América) e o vice-campeonato de 1930. O Vasco era respeitado e reconhecido como um dos grandes do futebol do Rio de Janeiro e do Brasil.

No futebol, desde 1923 Vasco e Flamengo tornou-se um "campeonato a parte". Os dois clubes que levavam milhares de torcedores aos estádios cariocas rivalizavam para impor-se esportivamente e politicamente um sobre o outro. Os vascaínos já estavam construindo uma vantagem de vitórias sobre o rival que perduraria por décadas. Até a goleada de 7 a 0, Vasco e Flamengo tinham se enfrentado 20 vezes por amistosos e campeonatos oficiais, com 11 vitórias vascaínas, 3 empates e 6 derrotas.

Na tarde da histórica goleada, o público vascaíno presente ao Estádio de São Januário esperava um jogo equilibrado, mas, com uma vitória do time da casa, o que seria a quinta consecutiva sobre o Flamengo. No entanto, o que se viu foi muito mais do que era previsto, ocorreu um verdadeiro massacre com 4 gols do crack Russinho, 2 gols de Mário Mattos e 1 gol de Sant’Anna.

Revista da Semana, Rio de Janeiro, 02 de maio de 1931, p. 16

Os jornais e revistas da época ficaram atônitos e tentaram amenizar as conseqüências daquele "CHOCOLATE" estabelecido pelo Vasco. Alguns periódicos apenas anotaram o placar do jogo, outros deram os créditos para a magnífica atuação vascaína. A partida foi dominada pelo Vasco desde o princípio, não permitindo em nenhum momento qualquer reação significativa por parte do Flamengo. Confira a ficha técnica do jogo:

Competição: Campeonato Carioca (1º Turno)

Organizadora: Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (Amea)

Data: 26 de abril de 1931

Local: Estádio de São Januário

Árbitro: Leandro Carnaval

Equipes:

VASCO – Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto (Nesi) e Mola; Bahiano, Oitenta-e-Quatro, Russinho, Mário Mattos e Sant’Anna.

FLAMENGO – Floriano, Léo e Hélcio; Flávio, Penha (Fonseca) e Darci; Adelino, Viventino, Elói (Nelson), Álvaro e Cássio

GOLS:

1º Tempo – Russinho (5’ e 30’), Mário Mattos (27’ e 34’);

2º Tempo – Sant’Ana (4’) e Russinho (14’ e 20’)

Foto: site netvasco

Neste mesmo ano de 1931, capitaneados pelo Presidente do Clube, Raul da Silva Campos, o Vasco excursionaria pela primeira vez à Europa, alcançando 8 vitórias em 12 jogos disputados. O Vasco venceu equipes como Barcelona, Porto, Sporting, Benfica e Celta de Vigo. Uma viagem importante, que demonstrava a iniciativa dos dirigentes vascaínos em internacionalizar o Clube, colocando-o como um símbolo do futebol brasileiro. Entretanto, para o torcedor vascaíno, esse ano estará sempre marcado por uma das maiores demonstrações da força do Vasco no futebol, ao vencer o seu maior rival por uma placar tão expressivo, "fincando a bandeira vascaína" na história do Clássico.

Foto: site casaca
Texto: Walmer Peres (Historiador)
Vice-Presidência de Relações Especializadas Divisão: Centro de Memória

Texto/Colaboração para esta matéria: site Vasco da Gama


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento