Pular para o conteúdo principal

DUVIDAS E REGRAS NO DIA DA ELEIÇÃO

As eleições 2010 estão chegando e O Dia Online preparou uma lista com tópicos importantes para que os eleitores estejam preparados para votar e não tenham problemas.

O voto

O voto é obrigatório para brasileiros natos ou naturalizados com idade entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para analfabetos, jovens de 16 e 17 anos e idosos acima de 70 anos. Quem não souber se expressar em língua nacional ou estiver privado, temporária ou definitivamente, dos direitos políticos, não pode participar das eleições.

Quem não votou nas últimas eleições e nem justificou o voto pode votar desde que o título de eleitor não tenha sido cancelado pela Justiça Eleitoral. Também pode votar o eleitor que acertou sua situação com a Justiça Eleitoral, pagando multa determinada pelo juiz.

Durante a votação, têm preferência idosos, grávidas, portadores de deficiência e enfermos. Também têm prioridade os candidatos, os juízes e seus auxiliares de serviço, promotores públicos e funcionários quando a serviço da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço. É proibido acesso à seção eleitoral de pessoas com aparelhos de telefone celular ligados ou qualquer outro equipamento de rádio comunicação (walk-talk).

Como votar

Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, digite o número do candidato de sua preferência. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA. A cada voto confirmado, a urna emitirá um rápido sinal sonoro. Após o registro do voto para presidente, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.

Como corrigir o voto

Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja CORRIGE e repita o procedimento anterior.

Como votar no partido (voto de legenda)

Caso você queira votar na legenda, digite o número do partido, que corresponde aos dois primeiros algarismos do número do candidato e confirme o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA. O voto na legenda só será possível em relação aos cargos de deputado federal e deputado estadual/distrital.

Como votar em branco

Para votar em branco, aperte a tecla BRANCO. Confirme o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA. Cuidado! Seu voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistentes e depois apertar a tecla verde CONFIRMA.

Documentos necessários

No dia da votação é obrigatória a apresentação do título de eleitor e um documento com foto. Caso tenha o eleitor tenha perdido o título, e não consiga tirar a segunda via a tempo, o eleitor pode votar apenas apresentando um documento com foto. Mas para isso é obrigatório que ele saiba a seção de votação. A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos: Carteira de Identidade, Carteira de Reservista, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (todos com foto). Eleitores em trânsito pelo território brasileiro poderão votar para presidente em urnas instaladas nas capitais.

Trajes

Não há problema quanto às roupas a serem usadas no dia da votação. O eleitor poderá até estar trajando camiseta, bermuda, regata, boné, chinelos de dedo, bottons ou outro adereço de seu candidato. Vestimentas de banho não serão toleradas (vestindo apenas sunga ou biquini, o eleitor poderá ser impedido de votar).

Crime eleitoral

No dia da eleição, é considerado crime punível com detenção e multa: uso de alto-falantes e amplificadores de som; promoção de comício ou carreata; propaganda boca-de-urna; divulgar aos eleitores qualquer espécie de propaganda de partidos ou de seus candidatos mediante publicações, camisas, bonés, broches. No dia das votações, tanto no primeiro quanto no segundo turno, é permitida a manifestação individual e silenciosa por partido ou candidato por meio de camisa, bonés, broches e adesivos em carros particulares. A partir de 30 de setembro, cinco dias antes da votação, e até 48 horas depois, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em caso de flagrante, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto.

Justificativa de ausência

Quem deixa de votar tem 60 dias para explicar a ausência para a Justiça Eleitoral. Os eleitores que não comparecerem às urnas precisam justificar a ausência, seja por viagem ao exterior, seja por problemas de saúde. Quem não estiver nas cidades de suas zonas eleitorais no dia do pleito deve se dirigir à seção de votação mais próxima ou procurar o cartório eleitoral. Em 60 dias. No dia da eleição, nos mesmos locais de votação, mesas receptoras de justificativas funcionarão das 7h às 17h, onde os eleitores devem entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral devidamente preenchido. Deve ser apresentado também o título ou outro documento que confirme sua identidade. Não existe limite de vezes para justificar ausência do domicílio eleitoral. Ao postar sua justificativa, guarde comprovante de registro da expedição da correspondência. Quem descumprir os prazos de justificativa, pode ser obrigado a pagar uma multa. O valor é estimado pelo juiz eleitoral, que avalia as condições econômicas do votante. O pagamento pode ser feito em qualquer cartório eleitoral.

Formulário

O formulário para justificativa estará disponível para impressão no site do TSE. Dez dias antes da eleição e até o término da votação do segundo turno também será distribuído nos cartórios eleitorais. Na data dos pleitos, haverá formulários nos locais de votação.

Perda do Título

Se o eleitor deixar de votar em três eleições consecutivas, seu título será cancelado.

Perda dos comprovantes

Solicite a qualquer cartório eleitoral uma certidão de quitação eleitoral. A certidão também pode ser emitida através do site do TSE.

Deficientes visuais

Ao eleitor deficiente visual será permitido: assinar o caderno de votação, ou as cédulas oficiais, se for o caso, utilizando-se de letras do alfabeto comum ou do sistema "Braille". Também será permitido usar qualquer instrumento mecânico que trouxer consigo ou lhe for fornecido pela mesa e que lhe possibilite exercer o direito de voto. O deficiente visual poderá utilizar-se do sistema de áudio, quando disponível na urna e utilizar-se do princípio do ponto de identificação da tecla nº 5. Os eleitores portadores de deficiência têm de ter solicitado sua transferência para seção eleitoral especial no cartório eleitoral até 7 de maio. Caso contrário, o prioritário tem que procurar a Justiça Eleitoral.

Lei Seca

A venda a varejo e o consumo de bebidas alcoólicas, em lugares públicos, é proibido no dia da eleição, em período determinado pela Secretaria de Segurança Pública de cada Estado.

Animais de estimação

Não é permitido levar animais para a zonas eleitorais no dia da votação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.