Pular para o conteúdo principal

Rio 2016 - A Olimpíada com o jeitinho acolhedor do carioca

A nossa olimpíada acabou no domingo passado, mas eu acredito que nem toda a tecnologia e a fortuna investida pelo Japão nas próximas olimpíadas fará com que se apague dos melhores almanaques de histórias a “Olimpíada com o jeito acolhedor do carioca”, onde os verdadeiros medalhistas não foram aqueles que subiram ao pódio e puseram em seus pescoços as lindas e merecidas medalhas.

Os verdadeiros medalhistas olímpicos são os atletas da delegação de refugiados. São eles:


Rami Anis (Síria) – Natação, Papole Misenga (República Dominicana do Congo) – Judô, Yolande Mabika (República Dominicana do Congo) – Judô, Yustra Mardini (Síria) – Natação, James Nyang Chiengjiek (Sudão do Sul) – Atletismo, Yiech Pur Biel (Sudão do Sul) – Atletismo, Paulo Amotun Lokoro (Sudão do Sul) – Atletismo, Yonas Kinde (Etiópia) – Atletismo, Anjelina Nada Lohalith (Sudão do Sul) – Atletismo e Rose Nathike Lokonyen (Sudão do Sul) – Atletismo;

Podemos entregar também a medalha de ouro para o “carioca olímpico” – o gari Sorriso – o mais acolhedor de todos os cariocas. Mandou vê nas cerimônias olímpicas.


O parceiro olímpico. O atleta que abriu mão da vitória para estender as mãos ao adversário, levantando-o para terminar a prova:


Nikki Hamblin, da Nova Zelândia, e Abbey D'Agostino, dos EUA. As duas participavam da prova dos 5 mil metros quando se chocaram e caíram. Hamblin foi a primeira a se levantar, mas, ao voltar a correr para recuperar o tempo perdido, ela parou ao ver a adversária caída chorando e incentivou a americana a se levantar. As duas então voltaram a correr, mas Hamblin começou a sentir a perna, que feriu na queda.

O atleta de aço. Foi o atleta que superou qualquer tipo de dificuldade para terminar a prova:


A etíope Etenesh Diro, que correu parte da prova de 3000 metros com obstáculos sem uma das sapatilhas. Ela perdeu o calçado durante uma confusão no meio da prova. Em desvantagem, a atleta não conseguiu vaga na final. Contudo, a Federação Internacional de Atletismo deu uma nova chance para ela por considerar que a etíope não teve culpa no acidente.

O sem noção olímpica. Foi aquele atleta que trapaceou e vacilou durante os jogos:


A francesa Aurelie acabou desqualificada por ter atingido a italiana Rachele perto da linha de chegada, o que garantiu o bronze para a brasileira.

O “mala” olímpico. Foi aquele atleta que foi contrário a atmosfera dos jogos, ou seja, quis bagunçar o evento:


As mentiras dos nadadores norte-americanos mancharam a sua reputação e, agora, ao menos dois deles tem ficha criminal no Brasil. O medalhista Ryan Lochte e o jovem James Feigen.

O Governador olímpico. Foi o atleta de autoridade máxima nos jogos. Ganhou tudo, além das medalhas, conquistou a simpatia do povo carioca:


Usain Bolt, ganhou três medalhas de ouro.

A mistura carioca. Os turistas juntos com a população carioca nas festas e nas arenas.


O cenário olímpico. O Maracanã na final do futebol masculino e a Arena na final do vôlei masculino:


Por: Luiz Otávio Oliveira
Siga: @cariocaonline




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.