Pular para o conteúdo principal
Postar foto do trabalho em rede social dá demissão

Ministros mantiveram, por unanimidade, dispensa por justa causa de enfermeira que divulgou imagens de equipe na UTI
Brasília - Postar fotos do ambiente de trabalho nas redes sociais pode resultar em demissão por justa causa. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Por unanimidade, a 2ª Turma do tribunal manteve a dispensa sem direitos trabalhistas de enfermeira do Hospital Prontolinda, em Olinda (PE), que publicou no Orkut fotos da equipe trabalhando na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As imagens foram feitas durante o expediente. Relator do processo, o ministro José Roberto Freire Pimenta entendeu que a conduta da funcionária foi grave ao ponto de justificar a demissão.

A enfermeira entrou com ação na Justiça Trabalhista e pediu a descaracterização da justa causa. Reivindicou ainda pagamento de dano moral pelo constrangimento causado por não receber direitos trabalhistas com a demissão. Ao analisar o pedido, a 3ª Vara do Trabalho de Olinda acatou o pedido e condenou o hospital a pagar indenização por dano moral de R$ 35 mil.

O hospital recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região (PE) que foi contrário à sentença ao aceitar o recurso ordinário do hospital. Para o TRT, o empregador agiu corretamente ao aplicar a justa causa, porque as fotos revelam a equipe da UTI em um “ambiente de brincadeiras nitidamente inadequadas”.

Segundo a contestação do hospital, as fotos resultaram em “comentários de mau gosto, não apenas da enfermeira demitida, mas também de terceiros”, como os pacientes. Para a Justiça outro problema foi que as fotos mostravam o logotipo do hospital sem sua autorização, expondo sua marca “em domínio público, associada a brincadeiras de baixo nível, não condizentes com o local onde foram batidas”.

Defesa alegou desrespeito aos pacientes

Para os advogados de defesa do Hospital Prontolinda, a enfermeira desrespeitou os doentes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), “muitos em estado grave e que, por motivos alheios às suas vontades e de seus familiares, foram expostos publicamente” na Internet.

O hospital também declarou na defesa ser unidade de referência para o atendimento de ministros de Estado e até mesmo da Presidência da República, e não que poderia “ficar à mercê de brincadeiras impensadas de empregados, principalmente quando abalam a sua moral”.

Fique atento às normas

Números do Ibope Nielsen Online indicam que, no primeiro trimestre de 2012, 82,4 milhões pessoas acessaram a Internet no Brasil. Destes, 40 milhões são usuários em casa.

Informe-se sobre as regras e políticas de uso de sua empresa para as redes sociais durante o horário de trabalho.

Não fale mal do seu trabalho e evite elogiar empresas concorrentes nas redes sociais.

Poste assuntos que sejam relevantes. Pense nas consequências antes de publicá-los.

Evite dividir opiniões polêmicas, principalmente as que envolvam qualquer tipo de preconceito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.