Pular para o conteúdo principal

ANISTIA DE POLICIAIS PODE SER REVOGADA COM O NOVO COMANDANTE DA PM DO RJ

O novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Luís Castro Menezes, anunciou, durante entrevista coletiva, na tarde desta terça-feira, que vai revogar o decreto anistiando os policiais militares que cometeram faltas disciplinares. A determinação havia sido assinada, na última quinta-feira, pelo então comandante da PM, coronel Erir da Costa Filho, que foi exonerado, na tarde dessa segunda-feira, pelo secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame.

- Vamos suspender o ato para que possamos estabelecer critérios e objetivos que tire qualquer dúvida em relação ao mesmo -garantiu Luís Castro.

Durante a coletiva, Beltrame disse que a saída de Erir do comando da PM deve-se a postura do coronel na "comunicação e apresentação de respostas a população".

- O motivo (da exoneração) é basicamente a forma como as coisas são colocadas nos últimos dois meses - informou Beltrame, descartando ligações com a assinatura do decreto da anistia ou o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza.

O nome do coronel Luís Castro foi anunciado na tarde dessa terça. Também já foram decididos os novos ocupantes do Estado-Maior da corporação: os coronéis Paulo Henrique de Moraes (operacional) e Ricardo Pacheco (administrativo). O primeiro estava no comanda da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, e o segundo, estava a frente da Diretoria Geral de Ensino e Instrução.

O novo comandante da PM é aspirante da turma de 1987, a mesma de dois integrantes do Estado-Maior que agora deixam o cargo, os coronéis Alberto Pinheiro Neto (operacional), e Robson Rodrigues da Silva (administrativo). Menezes é considerado muito inteligente e equilibrado, mas sua escolha causou surpresa em alguns segmentos, pois não é visto como um líder da tropa. Tanto que um oficial inativo, ainda influente na tropa, ao saber da indicação, perguntou:

- Tem certeza que o nome é esse mesmo?

Menezes já foi comandante do 33º BPM (Angra dos Reis). Segundo um comandante que participou da tomada do Alemão, o coronel Luís Castro não participou da retomada da comunidade em 2010.

Polêmicas no Twitter

Erir ficou um ano e dez meses no cargo, e foi retirado do comando pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. O motivo para a queda teria sido justamente o fato do coronel ter negado pedido de Beltrame para revogar decreto que anistiou policiais militares por punições disciplinares aplicadas desde outubro de 2011, logo que assumiu o cargo.

A saída do comandante começou a se desenhar após várias polêmicas recentes, incluindo a atuação da PM durante os protestos no Rio de Janeiro. Recentemente, até mesmo a gestão do perfil da PMERJ no Twitter virou alvo de críticas. Depois de um protesto, a conta oficial da corporação acusou a OAB-RJ de atrapalhar a polícia, postou foto dos comunicadores do grupo Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), acusando-os de incitar a violência, e ainda se rasgou em autoelogios. Uma semana antes, o perfil já havia entrado em debate com o deputado estadual Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, e com advogados da OAB-RJ. O secretário José Mariano Beltrame se manifestou:

- No momento em que administramos uma situação tão complexa, o importante é manter o foco. Algo fora disso passa a ser desnecessário - criticou, sem citar especificamente nenhum dos posts da PM.

Ao blog O Carioca online, a Polícia Militar afirmou apenas que a "gestão" dos 140 caracteres cabia ao então comandante, o coronel Erir Ribeiro Costa Filho.

Crise anunciada

Há dez dias, o blog O Carioca online, já havia revelado o estremecimento da relação entre Erir Ribeiro e José Mariano Beltrame. O secretário de Segurança chegou a levar a Sergio Cabral o seu descontentamento com a chamada crise de comunicação da Polícia Militar, e deixou nas mãos do governador uma possível mudança no posto.

Cabral pediu mais tempo para analisar todos os argumentos, pois avaliava que o coronel é "leal ao governo". O mais provável, contudo, era que o pedido de Beltrame fosse mesmo aceito, sobretudo pela popularidade razoável que seu nome ainda agrega. Ao mesmo tempo, Erir dizia a interlocutores próximos que havia passado a despachar diretamente com o governador, sem a intermediação de Beltrame.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.