Pular para o conteúdo principal

BRASILEIRO É DETIDO POR AUTORIDADES BRITÂNICAS POR SUSPEITA DE TERRORISMO

O companheiro brasileiro do jornalista norte-americano Glenn Greenwald ,que publicou informações vazadas pelo ex-funcionário de uma agência de espionagem dos EUA Edward Snowden , prometeu nesta segunda-feira ao desembarcar no Brasil tomar providências após ter sido detido por autoridades britânicas num aeroporto de Londres .

David Miranda, de 28 anos, pediu ação do Senado após ter sido interrogado por nove horas no aeroporto de Heathrow, no domingo, antes de ser liberado sem acusações. "Eles alegavam a lei sobre terrorismo. Vou tomar providências aqui no Brasil. Espero que o Senado esteja vendo isso e que façam alguma coisa, porque a gente sabe o que está acontecendo", afirmou.

Autoridades britânicas valeram-se de lei antiterrorismo, que confere a agentes da fronteira o direito de interrogar alguém "para determinar se está envolvido na ordem, preparação ou execução de atos de terrorismo", para deter o brasileiro, que desembarcou na manhã desta segunda no Rio.

Jornal: Agência dos EUA quebrou regras de privacidade milhares de vezes

"Fiquei numa sala, houve seis agentes diferentes entrando e saindo, falando comigo. Fizeram perguntas sobre a minha vida inteira, sobre tudo, levaram o meu computador, videogame, celular", disse Miranda a jornalistas no aeroporto internacional do Rio, onde foi recebido por Greenwald.

O governo brasileiro manifestou no domingo "grave preocupação" com a detenção de Miranda. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que se tratou de "medida injustificável por envolver indivíduo contra quem não pesam quaisquer acusações que possam legitimar o uso de referida legislação".

NYT: Chat criptografado e reunião secreta possibilitaram expor programa

Traidor ou herói: Delator dos EUA abre debate sobre limites da guerra ao terror

Greenwald, que mora no Rio de Janeiro, entrevistou recentemente Snowden, procurado pelas autoridades norte-americanas por ter vazado dados confidenciais . O jornalista utilizou entre 15 mil e 20 mil documentos repassados por Snowden para revelar detalhes sobre os métodos de vigilância da Agência Nacional de Segurança (NSA, na silga em inglês) dos EUA.

Além do escândalo da espionagem americana, Greenwald também publicou reportagens sobre a Government Communication Headquarters (GCHQ), o equivalente no Reino Unido à NSA.

Ministro: Brasil pode levar caso de espionagem dos EUA à ONU

Segundo o jornal New York Times, Greenwald teria dito que seu companheiro, antes de chegar a Londres, esteve em Berlim para passar documentos relativos à investigação à cineasta americana Laura Poitras, que, por sua vez, teria dado a Miranda outros documentos para que repassasse a Greenwald. Esses documentos estavam arquivados ou encriptados no material eletrônico confiscado pela segurança em Heathrow.

Greenwald afirmou nesta segunda que a detenção de seu companheiro foi uma tentativa de intimidação contra seu trabalho, mas que vai responder com novas denúncias. "Eles quiseram mandar uma mensagem sobre intimidação. De que eles têm poder e, se continuarmos fazendo a nossa reportagem, publicando os segredos deles, que não ficarão só passivos, mas atacarão a gente com mais intensidade", afirmou.

EUA: Obama propõe supervisão a monitoramento online e telefônico

"Agora eu sei o caráter verdadeiro desse governo, do governo dos EUA, e por causa disso acho que a reportagem é mais importante do que antes, e vou fazer minha reportagem muito mais agressiva do que antes por causa disso", acrescentou.

Atualmente, Snowden está na Rússia, onde lhe foi concedido asilo por um ano ,mas o governo de Barack Obama tem buscado maneiras de levá-lo de volta aos EUA para responder a acusações de espionagem.

Repercussão no Reino Unido

O parlamentar briânico Keith Vaz, presidente do Comitê de Assuntos Internos do Parlamento, disse ao programa Today, da Rádio 4 da BBC, que pedirá que a polícia justifique "o uso da lei antiterrorismo para enquadrar pessoas que não parecem estar envolvidas em ações desse tipo".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Fluminense - O Reino encantado dos Guerreiros Tricolores

Mais uma vez o futebol carioca vive momentos de contos de fadas. No último fim de semana, antes de o Fluminense enfrentar Volta Redonda pela penúltima rodada do campeonato carioca, estoura a crise no Reino dos Tricolores Guerreiros. A corte que havia se reunido pela segunda vez (a primeira corte havia sido composta por: Edmundo, Romário e Eurico Miranda no Vasco). O Reino Tricolor parecia tão "feliz", até a chegada do novo chefe da tropa (Levir Culpi). A chegada do novo comandante incomodou o líder dos guerreiros. - o líder era aquele que sempre salvava a tropa nos piores momentos das batalhas nos campos sangrentos. Fred era o líder, até ser colocada em dúvida (por parte do chefe), se realmente era preciso toda essa liderança. Então o chefe decidiu mandar a sua tropa de Guerreiros Tricolores para a batalha seguinte, mas, sem a liderança exercida por Fred. De certa forma isso incomodou Fred que por sua vez, coloca a disposição para o Rei (presidente Simense) a patente de líder...

#Futebol - Fla arranca na 'marra' a classificação do Flu em pleno Maracanã

No clássico carioca das quartas de final da Copa Sul-Americana, o torcedor que deixou o Maracanã na noite desta quarta-feira não pode reclamar de falta de emoção. Em uma partida eletrizante, o Flamengo, que ficou atrás no placar duas vezes, se recuperou de um déficit de dois gols e arrancou um empate por 3 a 3 contra o Fluminense a seis minutos do fim para garantir sua vaga na semifinal da Copa Sul-Americana, já que na ida os rubro-negros haviam vencido por 1 a 0. Leiam Também: Raio-X de D. Cavalieri e D. Alves no Fla x Flu Internacional O time tricolor abriu o placar logo aos 3 minutos com Lucas. Demorou apenas 7 minutos para o Flamengo empatar. E a igualdade veio dos pés de Diego, que acertou uma bela cobrança de falta. Aos 41 do primeiro tempo, de cabeça em uma cobrança de escanteio, Renato Chaves recolocou o Flu à frente do placar. O dia parecia ter o zagueiro, que fez o terceiro do time tricolor aos 10 da etapa final, como herói. Mas o destino seria de alegria rubro-negr...