Pular para o conteúdo principal

LUXEMBURGO SE DIZ PRONTO PARA REAVIVAR O FLA-FLU

O esperado reencontro com o Flamengo, agora no comando de um rival, caso do Fluminense, chegou. Vanderlei Luxemburgo, porém, trocou a "porrada" prometida na apresentação, por um discurso balizado pelo respeito ao clube de coração:

–Pesa o lado profissional por tratar-se de um grande jogo.

Tom sem qualquer resquício de rancor que remonta à saída polêmica do Rubro-Negro no ano passado, quando o treinador foi colocado como bode expiatório no confronto interno com Ronaldinho.

A guerra fria estabelecida entre técnico e camisa 10 minou Luxemburgo, respingou na direção e, no fim, prevaleceu a vontade do astro contratado com aval de Vanderlei.

O treinador não admitia que as indisciplinas do atacante fossem mais encobertas. Ganhou apoio de alguns integrantes da diretoria e reprovação de outros. Luiz Augusto Veloso, diretor de futebol na época, foi um dos que entraram em rota de colisão com o treinador, mas em função de outros problemas relativos a contratações.

Vanderlei já teve a chance de tripudiar o Flamengo no Brasileirão do ano passado. Nos dois confrontos no comando do Grêmio, obteve uma vitória e um empate.

Sentimento de vingança, por sua vez, não alimentado pelo treinador. Pelo contrário. Luxemburgo, agora, quer resgatar a rivalidade do passado inerente ao Fla-Flu e que deu o charme ao clássico.

–Essa rivalidade está um pouco adormecida. Passou para Flamengo e Vasco. Agora vamos reviver isso para crescer na tabela. Um adversário que é rival e ideal para vencer e crescer –disse o técnico ao blog O Carioca online.

Cenário é diferente no Flu

A realidade vivenciada por Vanderlei Luxemburgo no Fluminense é bem diferente daquela no Flamengo, em especial no que se refere à condução do futebol do clube.

Nos tempos na Gávea, não havia um vice-presidente específico da pasta,apenas o diretor Luiz Augusto Veloso. Porém, o vice de finanças, Michel Levy, responsável pela liberação do dinheiro para contratações, procurava influenciar nas decisões. Além disso, a presidente do clube, Patricia Amorim, não apoiou Vanderlei no fim da queda de braço com Ronaldinho Gaúcho.

Já no Flu é diferente. As atribuições no departamento de futebol estão claramente definidas, e o presidente do clube só é acionado em decisões importantes. Dirigentes de outras áreas não interferem.

Sem derrotas nos clássicos pelo Fla

Durante o período em que comandou o Flamengo, Vanderlei Luxemburgo não perdeu clássico algum no Rio. Foram 12 confrontos disputados com quatro vitórias e oito empates. O aproveitamento do treinador foi de 55,5%.

Todas as partidas foram disputadas em 2011, ano em que o técnico e o Rubro-Negro conquistaram o Carioca invictos.

Luxa x Flamengo

Salvador O técnico assumiu o time em outubro de 2010 e conseguiu livrar o Flamengo do rebaixamento. No ano seguinte, colocou a equipe na Libertadores na temporada de 2012.

Intrigas

O fim de 2012 terminou com os bastidores do Fla agitado. Ronaldinho Gaúcho e Luxemburgo entraram em rota de colisão e romperam.

Comentários