Pular para o conteúdo principal

COPA DO MUNDO NO CATAR SERÁ NO INVERNO

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse nesta quarta-feira que a Copa do Mundo de 2022,no Catar, não será realizada entre os meses de junho e julho, meses em que tradicionalmente se joga o torneio. A mudança foi forçada pelo forte calor que normalmente faz nesta região do Oriente Médio neste período, com temperaturas de até 50°C.

Para diminuir os efeitos do calor, a Copa deve acontecer no final de 2022, podendo terminar em 2023. Em entrevista à Rádio France, Valcke não determinou as datas exatas do Mundial de 2022, mas fez uma projeção. Apesar de a Fifa considerar janeiro de 2023 como uma possibilidade para o encerramento do torneio, a tendência é que o torneio termine no final de dezembro.

"Eu acredito que a Copa será realizada entre 15 de novembro até, no máximo, 15 de janeiro. Acho que o ideal seria jogar entre 15 de novembro e o final de dezembro, quando as condições meteorológicas do Catar são melhores. Você pode jogar com temperaturas próximas à da primavera na Europa", disse Valcke à rádio francesa. O dia 18 de dezembro aparece como uma possibilidade real de receber a final da Copa. Nesta data, um feriado nacional, celebra-se o dia da unificação do país.

Desde o anúncio do Catar como país sede da Copa de 2022, a Fifa enfrenta a pressão internacional por conta das condições nada propícias para a disputa de jogos durante o verão do Oriente Médio. Em julho de 2013, o presidente da entidade, Joseph Blatter, já sinalizava para a possbilidade de o torneio ser jogado no inverno.

"Você pode esfriar os estádios, mas você não pode arrefecer todo o país e você não pode simplesmente arrefecer o ambiente de uma Copa do Mundo. Os jogadores devem ser capazes de jogar nas melhores condições para jogar uma boa Copa do Mundo", disse Blatter.

Blatter disse que a Fifa não tinha considerado adequadamente o problema do calor quando a Copa do Mundo foi entregue ao Catar, em 2010. "Nós temos que proteger os nossos parceiros, nossos patrocinadores, nossos parceiros de televisão. Devemos ser muito fortes sobre isso. Nós ainda temos tempo suficiente. Vou abrir as discussões no comitê executivo, em outubro", disse.

Além da polêmica entorno da data do Mundial, a Fifa enfrenta ainda a pressão da comunidade internacional por conta das condições de trabalho dos operários que trabalham na construção dos estádios da Copa. Há relatos de 44 mortos nepaleses entre junho e agosto de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.