Pular para o conteúdo principal

HOMENAGEM AO MAIOR CRAQUE DO FUTEBOL PORTUGUÊS - EUZÉBIO "O PANTERA NEGRA "

O ex-atacante português Eusébio, considerado um dos maiores jogadores da história do futebol, morreu na madrugada de sábado para domingo na cidade de Lisboa, vítima de uma parada cardiorrespiratória. O "Pantera Negra" tinha 71 anos de idade.

Nascido em Maputo, no Moçambique, o embaixador do futebol de Portugal pelo mundo já vinha dando sinais de saúde debilitada desde 2012, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e ficou internado por algum tempo.

Conhecido nos campos pela sua velocidade, técnica e chute poderoso, Eusébio fez quase toda sua carreira no Benfica, onde atuou por 15 anos. Pela seleção portuguesa, o atleta levou o time ao 3º lugar da Copa do Mundo de 1966. Naquele Mundial, o atacante fez dois gols na vitória sobre o Brasil, por 3 a 1, placar que eliminou a equipe de Pelé da competição.

Com a camisa do Benfica, Eusébio ganhou 11 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal e 1 Liga dos Campeões da Europa. Além disso, o ex-jogador ganhou a Bola de Prata sete vezes (recorde nacional) em 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1970 e 1973. Foi o primeiro jogador a ganhar a Chuteira de Ouro, em 1968, façanha que repetiu em 1973.

Eusébio recebeu várias gratificações nacionais e estrangeiras ao longo da vida, entre elas os colares de Mérito Desportivo (1981) e de Honra ao Mérito Desportivo (1990), além da "Águia de Ouro", a mais alta premiação do Benfica, em 1982.

Na madrugada deste domingo, o maior jogador da história de Portugal faleceu em Lisboa. Craque do Benfica nos anos 1960 e 70, Eusébio sofreu parada cardiorrespiratória por volta das 3h30 da manhã e chegou a ser levado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), mas não foi possível mantê-lo vivo.

Segundo informações do jornal português Púlbico, o ex-jogador sofria de aterosclerose, um espessamento e perda de elasticidade da parede arterial, e tinha tendência para níveis elevados de colesterol. Eusébio ainda apresentava sintomas de hipertensão. As complicações levaram à sua hospitalização nos anos de 2007, 2011 e 2012.

Em abril de 2007, Eusébio esteve pela primeira vez internado no Hospital da Luz, em Lisboa, onde os médicos diagnosticaram "lesões significativas nas artérias carótidas internas", ou seja, lesões que obstruíam as artérias do Pantera Negra, dificultando a chegada do sangue ao cérebro.

Depois de alguns dias internado, o ídolo luso foi submetido à operação na artéria carótida esquerda, como prevenção a um eventual acidente vascular cerebral (AVC). Os médicos aconselharam Eusébio a alterar alguns hábitos, mas o craque foi claro quanto às mudanças: "Quem é que não gosta de viver? Vou, com calma, tenho que cumprir as recomendações dos médicos", disse ao sair do hospital.

No final de dezembro de 2011, os problemas de saúde do Pantera Negra voltaram. O português chegou ao Hospital da Luz com pneumonia bilateral e permaneceu sob observação durante 13 dias. Quatro dias após sair, voltou a ser internado devido ao agravamento de seu quadro clínico. O ex-jogador sentiu dores e problemas respiratórios e um novo diagnóstico apontou para um caso de cervicalgia aguda, lesão muscular no pescoço.

As complicações na saúde de Eusébio não ficaram por aí. Pela terceira vez em dois meses e meio, o ex-jogador do Benfica era obrigado a voltar ao mesmo hospital por dois dias, agora devido a uma crise hipertensiva (tensão arterial elevada).

Em junho de 2012, o caso foi mais grave. Embaixador da seleção de Portugal, Eusébio acompanhava o time luso na Eurocopa e teve indisposição no hotel onde a delegação se concentrava, em Opalenica, na Polônia, país que recebeu a competição junto com a Ucrânia. Na ocasião, Eusébio foi levado ao hospital de Poznan, mas precisou viajar de avião para Lisboa, regressando ao Hospital da Luz.

A indisposição sentida pelo Pantera Negra na Polónia foi um AVC, mas o ex-atacante foi liberado do hospital após 14 dias, continuando a ter assistência médica em casa por algumas semanas.

Na madrugada deste domingo, porém, aos 71 anos de idade, Eusébio não resistiu a uma parada cardiorrespiratória que sofreu às 3h30 da manhã. O craque sentiu-se mal em casa e foi levado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), mas não foi possível mantê-lo vivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento