Pular para o conteúdo principal

HOMENAGEM AO MAIOR CRAQUE DO FUTEBOL PORTUGUÊS - EUZÉBIO "O PANTERA NEGRA "

O ex-atacante português Eusébio, considerado um dos maiores jogadores da história do futebol, morreu na madrugada de sábado para domingo na cidade de Lisboa, vítima de uma parada cardiorrespiratória. O "Pantera Negra" tinha 71 anos de idade.

Nascido em Maputo, no Moçambique, o embaixador do futebol de Portugal pelo mundo já vinha dando sinais de saúde debilitada desde 2012, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e ficou internado por algum tempo.

Conhecido nos campos pela sua velocidade, técnica e chute poderoso, Eusébio fez quase toda sua carreira no Benfica, onde atuou por 15 anos. Pela seleção portuguesa, o atleta levou o time ao 3º lugar da Copa do Mundo de 1966. Naquele Mundial, o atacante fez dois gols na vitória sobre o Brasil, por 3 a 1, placar que eliminou a equipe de Pelé da competição.

Com a camisa do Benfica, Eusébio ganhou 11 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal e 1 Liga dos Campeões da Europa. Além disso, o ex-jogador ganhou a Bola de Prata sete vezes (recorde nacional) em 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1970 e 1973. Foi o primeiro jogador a ganhar a Chuteira de Ouro, em 1968, façanha que repetiu em 1973.

Eusébio recebeu várias gratificações nacionais e estrangeiras ao longo da vida, entre elas os colares de Mérito Desportivo (1981) e de Honra ao Mérito Desportivo (1990), além da "Águia de Ouro", a mais alta premiação do Benfica, em 1982.

Na madrugada deste domingo, o maior jogador da história de Portugal faleceu em Lisboa. Craque do Benfica nos anos 1960 e 70, Eusébio sofreu parada cardiorrespiratória por volta das 3h30 da manhã e chegou a ser levado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), mas não foi possível mantê-lo vivo.

Segundo informações do jornal português Púlbico, o ex-jogador sofria de aterosclerose, um espessamento e perda de elasticidade da parede arterial, e tinha tendência para níveis elevados de colesterol. Eusébio ainda apresentava sintomas de hipertensão. As complicações levaram à sua hospitalização nos anos de 2007, 2011 e 2012.

Em abril de 2007, Eusébio esteve pela primeira vez internado no Hospital da Luz, em Lisboa, onde os médicos diagnosticaram "lesões significativas nas artérias carótidas internas", ou seja, lesões que obstruíam as artérias do Pantera Negra, dificultando a chegada do sangue ao cérebro.

Depois de alguns dias internado, o ídolo luso foi submetido à operação na artéria carótida esquerda, como prevenção a um eventual acidente vascular cerebral (AVC). Os médicos aconselharam Eusébio a alterar alguns hábitos, mas o craque foi claro quanto às mudanças: "Quem é que não gosta de viver? Vou, com calma, tenho que cumprir as recomendações dos médicos", disse ao sair do hospital.

No final de dezembro de 2011, os problemas de saúde do Pantera Negra voltaram. O português chegou ao Hospital da Luz com pneumonia bilateral e permaneceu sob observação durante 13 dias. Quatro dias após sair, voltou a ser internado devido ao agravamento de seu quadro clínico. O ex-jogador sentiu dores e problemas respiratórios e um novo diagnóstico apontou para um caso de cervicalgia aguda, lesão muscular no pescoço.

As complicações na saúde de Eusébio não ficaram por aí. Pela terceira vez em dois meses e meio, o ex-jogador do Benfica era obrigado a voltar ao mesmo hospital por dois dias, agora devido a uma crise hipertensiva (tensão arterial elevada).

Em junho de 2012, o caso foi mais grave. Embaixador da seleção de Portugal, Eusébio acompanhava o time luso na Eurocopa e teve indisposição no hotel onde a delegação se concentrava, em Opalenica, na Polônia, país que recebeu a competição junto com a Ucrânia. Na ocasião, Eusébio foi levado ao hospital de Poznan, mas precisou viajar de avião para Lisboa, regressando ao Hospital da Luz.

A indisposição sentida pelo Pantera Negra na Polónia foi um AVC, mas o ex-atacante foi liberado do hospital após 14 dias, continuando a ter assistência médica em casa por algumas semanas.

Na madrugada deste domingo, porém, aos 71 anos de idade, Eusébio não resistiu a uma parada cardiorrespiratória que sofreu às 3h30 da manhã. O craque sentiu-se mal em casa e foi levado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), mas não foi possível mantê-lo vivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.