Pular para o conteúdo principal

Campeonato Brasileiro série B - Botafogo vence o Luverdense e está de volta a série A

622 b5c7b00c 2f4b 33bf 87df 03fbb932333d
O Botafogo está de volta à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, 346 dias depois de ser rebaixado, o time carioca venceu o Luverdense por 1 a 0, no Passo das Emas, pela 35ª rodada da Série B, para confirmar o acesso. O centroavante Ronaldo, ainda na primeira etapa, foi o autor do único gol da partida.
Com o triunfo, o time comandado por Ricardo Gomes chegou a 68 pontos e abriu 11 de vantagem sobre o Sampaio Corrêa, quinto mais bem posicionado - só restam três rodadas para o término da competição, ou nove pontos por disputar. A equipe do Mato Grosso, por outro lado, estaciona na 10ª colocação na tabela, com 51 pontos.
A equipe alvinegra, assim, não deixou passar a segunda chance para garantir antecipadamente a volta para a primeira divisão. No último fim de semana, o time acabou perdendo para o Criciúma por 1 a 0, fora de casa, e viu o acesso ser adiado.
O clube, agora, busca confirmar o título da segunda divisão. Para tanto, precisa vencer os dois próximos jogos para levantar a taça sem depender de nenhum outro resultado - o América-MG, segundo colocado, tem 63 pontos, enquanto o Vitória, o terceiro, tem 60.

PRIMEIRO TEMPO

Os principais lances da primeira etapa - com exceção de um chute de Alípio bem defendido por Helton Leite logo aos cinco minutos - aconteceram após uma parada técnica por conta do calor em Lucas do Rio Verde. Aos 42 minutos, Daniel Carvalho recebeu na direita e cruzou rasteiro. O zagueiro Luiz Otávio não alcançou, e Ronaldo chegou antes do goleiro Edson para empurrar para o fundo do gol.

Foi o primeiro gol do centroavante com a camisa alvinegra. Ele chegou em setembro, emprestado pelo Yokohama, do Japão, após marcar seis vezes pelo Ituano na Copa do Brasil.

Em desvantagem, o Luverdense teve duas boas chances para empatar antes do fim da primeira etapa. E ambas foram criadas pelo lateral-direito Raul Prata. Primeiro, ele cruzou e Alípio, de bicicleta, acertar o travessão. Depois, fez cruzamento perfeito para Tozim cabecear - a bola raspou a trave esquerda de Helton Leite, que substituiu Jefferspon, que está com a seleção brasileira.

SEGUNDO TEMPO

O Botafogo até teve uma boa chance para ampliar no começo da segunda etapa, mas o goleiro Edson defendeu o chute de Carleto. Depois, o Luverdense tomou conta da posse de bola da partida, chegando a beirar 60%.

O time do Mato Grosso, porém, não conseguiu transformar a superioridade no tempo com a bola no pé em gols. Mas teve chances. Primeiro, aos 30 minutos, quando Da Matta chutou de fora da área e a bola passou perto do ângulo direito defendido pelo goleiro Helton Leite. Aos 39 minutos, o goleiro alvinegro entrou em ação novamente ao defender chute de Muralha em cobrança de falta.

No fim, Neílton ainda perdeu um pênalti. 

AGENDA

O Luverdense volta a campo na próxima sexta-feira, quando enfrenta o Paysandu, às 21h, no Mangueirão (horário de Brasília). Garantido na Série A, o Botafogo recebe o Santa Cruz às 17h (de Brasília) no sábado, no Engenhão.

Nossos Parceiros:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.