Pular para o conteúdo principal

Coluna Torcedores Folclóricos - O Homem-Peruca conta tudo sobre a sua paixão pelo Vasco da Gama

Caricatura feita pelo nosso cartunista Cosme em homenagem ao nosso entrevistado
CARIOCA ONLINE – Como você criou a figura HOMEM-PERUCA e quando você percebeu que as pessoas passariam e reconhecê-lo como o HOMEM-PERUCA nos gols do Vasco?

HOMEM-PERUCA – O personagem surgiu meio de forma que despretensiosa. Antes de uma determinada partida em São Januário, comprei a peruca para presentear meu filho, que era fã do jogador Carlos Alberto. Para não ter que ficar segurando o adereço durante toda a partida, resolvi vesti-la. Naquele dia, fui filmado pelas câmeras de TV, e quando cheguei na minha casa, percebi que no orkut, as pessoas já comentavam sobre o homem da peruca que havia aparecido na TV. Assim, foi criado o "Homem Peruca".     

CARIOCA ONLINE – Há quanto tempo você usa a peruca?

HOMEM-PERUCA - Já uso a peruca há seis anos.

CARIOCA ONLINE – Você já viajou para vários lugares, levando o HOMEM-PERUCA (representando a torcida vascaína), qual foi o lugar mais longe que você foi para mostrar a sua figura?

HOMEM-PERUCA – Assumi um compromisso de levar o Vasco por onde for. Incentivo à todo torcedor Cruzmaltino fazer o mesmo, levando sua camisa e mostrando o Vasco pelo mundo. Já fui assistir jogos do Vasco fora do país, como na Argentina durante a Libertadores de 2012. Mas também já levei o Homem Peruca à alguns estádios da Europa, como no Estádio do Dragão, durante um jogo do F.C. Porto, e inclusive sendo filmado e mostrado no telão do estádio. O vídeo está no youtube.

CARIOCA ONLINE – Qual é a sensação da fama? Você é conhecido nacionalmente, você sabe que em qualquer lugar que leve o HOMEM-PERUCA, você é reconhecido.

HOMEM-PERUCA – Um dos maiores privilégios que o Vasco me proporcionou foi de ter feito muitas amizades. Sinto-me, maravilhosamente bem por poder receber o carinho dos torcedores por onde passo. Durante a Copa, por exemplo, torcedores de clubes rivais pediam para tirar foto comigo. Mas o ápice da minha felicidade pela fama obtida é poder receber o carinho das crianças. É indescritível e emocionante! 

CARIOCA ONLINE – Quanto tempo de vida tem o HOMEM-PERUCA?

HOMEM-PERUCA – 6 anos.

CARIOCA ONLINE – Qual foi a maior loucura que você já fez pelo Vasco?

HOMEM-PERUCA – Foi durante a faculdade em 2001, quando cursava economia na UFF. Fiquei em recuperação em Estatística, e a professora marcou a prova justamente para o horário da final da Copa João Havelange. Preferi ver o Vasco ser Tetracampeão, e depois cursar a matéria novamente. 

CARIOCA ONLINE – E o amor pelo Vasco, como surgiu? E o que o Vasco representa para você?

HOMEM-PERUCA – O amor pelo Vasco começou dentro da barriga da minha mãe. Sou filho de Portugueses, e toda a minha família torce pelo Vasco. O Vasco representa em grande escala, o meu bem estar e a minha felicidade. Costumo dizer que, se a vida nos fez Vasco, faremos então do Vasco a nossa vida. 

CARIOCA ONLINE – O clube lhe disponibiliza alguma ajuda ingressos para os jogos, para viagens ou até mesmo para estadias?

HOMEM-PERUCA – Nunca ofereceu, mas sempre deixei claro que jamais aceitaria. Acho que o verdadeiro torcedor deve ajudar o seu clube, seja pagando pelo seu ingresso, pagando mensalidade de sócio ou pagando pelos produtos licenciados que adquira. Todas as viagens que faço são custeadas inteiramente por mim. Não acharia justo aceitar nada que causasse prejuízo ao clube. E também, não me considero "mais Vascaíno" do que qualquer outro torcedor para ter direito à benefícios. Apenas, escolhi representar o Vasco de uma forma diferente.   

CARIOCA ONLINE - Já que a ideia da peruca era parodiar com o ex-jogador vascaíno Carlos Alberto, na época você chegou a receber alguma crítica por este jogador ser polêmico?

HOMEM-PERUCA – Olha, as pessoas brincavam muito comigo na rua (risos). As pessoas diziam que eu precisava jogar, brincavam dizendo que eu era "chinelinho", em função das sequencias contusões do jogador. Faziam muitas brincadeiras. 

CARIOCA ONLINE – Quais estádios você já visitou para assistir a jogos do Vasco?

HOMEM-PERUCA – Já fui à praticamente todos os estádios do Rio de Janeiro. Fora do Rio já fui a muitos, como no Morumbi, no Pacaembu, na Arena Barueri, no Mineirão, Independência, Couto Pereira e alguns outros. Já fui até no estádio do Lanús na Argentina.    

CARIOCA ONLINE – Antes de usar a peruca, você costumava ir aos jogos e comemora-los em frente à câmera?

HOMEM-PERUCA – Não, jamais! Tudo começou com a peruca.

CARIOCA ONLINE – Qual a sua primeira e maior lembrança como torcedor vascaíno?

HOMEM-PERUCA – Me lembro, comemorando o Campeonato Brasileiro de 1989. Foi o Bicampeonato do Vasco, conquistado diante do São Paulo no Morumbi, com gol marcado pelo Sorato.

CARIOCA ONLINE – Qual a maior decepção que já teve como torcedor?

HOMEM-PERUCA – Com certeza, a maior delas foi em 1998, quando o Vasco jogou muito mais do que o poderoso Real Madrid, mas infelizmente não conseguiu vencer a partida válida pela final do torneio intercontinental. Não fiquei decepcionado com o time, que jogou demais. Mas sim, com a falta de sorte do time naquele dia.  

CARIOCA ONLINE – Podemos dizer que o HOMEM-PERUCA hoje tem um ídolo? Qual?

HOMEM-PERUCA – Cresci vendo Edmundo jogar. Foi o jogador que me proporcionou as maiores alegrias como torcedor. Edmundo teria sido eleito o melhor jogador do mundo em 1997, caso jogasse no exterior.

CARIOCA ONLINE – O que você pode falar desse atual time do Vasco? Existe um jogador do atual elenco que virou ídolo do HOMEM-PERUCA?

HOMEM-PERUCA – Infelizmente não. Há alguns anos, o clube passa por dificuldades financeiras que inviabilizam contratações de grandes jogadores.

CARIOCA ONLINE – E finalizando, deixe uma mensagem para os torcedores vascaínos que acompanham o nosso blog:

HOMEM-PERUCA – O torcedor Vascaíno escolheu torcer pelo clube que possui a história mais bonita do futebol mundial. E essa história, nos foi deixada de legado pelos nossos ancestrais que a escreveram com muito amor e suor, lutando contra o racismo no começo do século passado. Portanto, não há nada no mundo que nos seja desconhecido ou que nos cause temor. E mesmo que uma vitória não venha, lembrem-se de que não escolhemos o Vasco por uma partida, mas sim por toda uma vida.       

Por: Otávio Oliveira
Cartoon: Cartunista Cosme 21-99847-6571


Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigado por abrilhantar a nossa matéria com o seu comentário!

      Excluir
  2. Parabéns Carlos ( homem peruca ) precisamos de mais Vascainos como você , pois lhe ver na TV para mim é momento de grande felicidade, gol do Vascao !!!

    ResponderExcluir
  3. Eu Me Inspiro Muito No Peruca Até Porque Ele Realmente É Um Vascaíno De Verdade ... Tive A Oportunidade De Conhecê-Lo É Uma Pessoa Muito Humilde E Não Me Arrependo De Ter Conhecido Parabéns Ao Cosme Pela Brilhante Matéria Sucesso Aí Mano E Saudações Vascaína ...

    ResponderExcluir
  4. Um amigo pessoal, sangue bom, uma pessoa simples e querida por muitos! E esse algo em comum da nossa amizade se chama Vasco da Gama.... aí já deixa de ser uma amizade comum, somos mais do que irmãos; temos a Cruz de Malta como nosso pendão! Valeu Homem Peruca! ''De todos os amores que eu tive O Vasco é o mais antigoooooo....'' Essa semana o coração irá no cérebro! rsrsrs'' #vascodagama

    ResponderExcluir
  5. Quando vejo o Homem-Peruca na tv é um momento de muita alegria, pois sempre estou aos gritos comemorando o gol do Vascão...Parabéns homem peruca, lhe admiro muito por me identificar com vc em relação ao amor que tens pelo GIGANTE. Saudações vascaínas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.