Pular para o conteúdo principal

Craque fora e dentro de campo ex-jogador Clayton marca um golaço com projeto social para as crianças

Clayton Grilo - O líder do projeto COT
De uma forma simples e humilde, o ex-atacante de 39 anos, que teve várias experiências jogando futebol no Brasil e no exterior, hoje em dia tem a missão de coordenar um projeto social para crianças carentes, o Centro de Oportunidade ao Talento (COT). Com sede no bairro do Porto Novo, Clayton juntamente com a sua equipe de voluntários atendem crianças entre 5 e 15 anos, todas com os mesmos sonhos e um único objetivo: serem atletas de futebol.

O Carioca ONLINE trás mais uma história de superação que será contada por Clayton (fundador do projeto) que envolve muito amor pelas crianças e pelo futebol.

CARIOCA ONLINE: Como nasceu a ideia do projeto? E como tudo começou?

Foto: arquivo pessoal - primeiro treino do COT
CLAYTON – COT: No dia 5 de novembro de 2006, em uma simples conversa entre dois amigos prevaleceu à vontade de iniciar um projeto para cuidar das crianças da região. Clayton afirmou que sempre manifestou o desejo de ajudar as crianças e não sabia como, entrou a ideia de um amigo do bairro, Leonardo, que idealizou de como poderia funcionar o projeto. Sem investimento de empresas e apenas com um nome respeitado, o projeto saiu do campo da ideia de duas pessoas para tomar as ruas de um bairro humilde através de contatos, com vizinhos, comerciantes locais e em especial, as crianças. A primeira questão a ser resolvida seria qual o nome do projeto. O idealizador do projeto Leonardo escolheu C.O.T  (CENTRO DE OPORTUNIDADE AO TALENTO).

Foto: arquivo pessoal - COT hoje em dia
Quando jovem Clayton foi para o São Cristóvão (um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro). Configurando uma dupla de ataque com um menino que até então, era desconhecido e hoje é o Ronaldo Fenômeno. E ali começava a vida do jogador Clayton pelos gramados mundo a fora.

CARIOCA ONLINE: Como foi essa parceria com o Ronaldo Fenômeno? E o que ele hoje representa para o projeto?

CLAYTON – COT: Jogar com o Ronaldo era muito fácil. Jogávamos com três atacantes... Eu, Ronaldo e Geraldo. Ele jogava igual ao Romário no Vasco com a camisa 11... A jogada já era certa, eu driblava o lateral, lavava a bola até o fundo e cruzava na área que ele (Ronaldo) estava lá para fazer o gol... Nosso time era bom demais logo depois dos times grandes... Ganhamos quatro títulos juntos. Ganhamos a copa Mané Garrincha, onde ele foi o artilheiro e eu o melhor jogador da competição... Tínhamos um sonho, jogar um FLA x FLU... Fui para o Grêmio, indicado pelo Eduardo (lateral esquerdo).

Foto: arquivo pessoal - Clayton e Ronaldo ainda no São Cristóvão
CARIOCA ONLINE: As cores do COT e próprio uniforme utilizado no projeto são semelhantes às cores do time do Grêmio de Porto Alegre. Por que essa semelhança?

CLAYTON – COT: O Grêmio foi o clube que passei e que eu amo... Tenho um carinho muito grande pelo clube, pela diretoria e pela torcida... Por isso, o COT tem torcido muito para ver crescer mais e mais... Com tudo, o COT tem as portas abertas para indicar atletas que se destaque e tenha o perfil traçado pelo Grêmio. Na mesma hora eu ligo para o vice-presidente, que hoje é o meu amigo. Ganhei da diretoria na época, a réplica do Estádio Olímpico Monumental. Deixei-a guardada na minha mesa (risos)... Sempre falo com as crianças do COT e uso como exemplo a minha boa relação que eu tenho com o Grêmio... Todos os jogos do COT, os atletas entram em campo com a bandeira do Estado do Rio Grande do Sul.

Foto: COT com o uniforme oficial - Padrão Grêmio
CARIOCA ONLINE: Quais são as maiores dificuldades encontradas no COT (de um modo geral)?

CLAYTON – COT: Faltam muitas coisas sim... Às vezes, gostaríamos de poder ter umas frutas, um ótimo café da manhã para as crianças... Muitas crianças chegam para treinar “com a barriga vazia”, eu fico muito triste, porque tem muita gente que tem a condição de ajudar e não se preocupa nem um pouco com o projeto... As nossas crianças são o futuro do nosso Brasil. Eu tenho a minha consciência muito tranquila, porque a minha parte eu estou fazendo, faço com muito amor e carinho juntamente com a minha comissão técnica. Inclusive todos que vão conhecer o projeto, saem falando que a nossa comissão técnica é de time grande... Temos ex-goleiro, profissional de educação física, ex-jogadores com experiências nacionais e internacionais... Contamos sempre com o nosso Diretor de esporte Wladimir, vice-presidente Alex Costa, professor de goleiros César Froes, auxiliar Alexandre, professores Anderson Nunes, Valderes, Sergio Murilo, Toninho (Pantera) e Lucas.

Foto: Clayton conduz o projeto sem ajuda de Governo algum do país
CARIOCA ONLINE: Você rodou o mundo jugando futebol, com isso, você adquiriu uma vasta experiência. O que você passa para as crianças do COT em relação a sua experiência?

CLAYTON-COT: Primeiro, falo para todos estudarem, pois, o estudo é tudo na vida... Deixo bem claro que, nem todos seriam jogadores de futebol... Mas, com toda a certeza, seriam pessoas do bem, eu sempre tento passar um pouco daquilo que eu aprendi, dentro dos vestiários e nos campos. Dá um passe, um cabeceio e etc...

Clayton passa aos alunos um pouco da sua experiência vivida no futebol
Com todas as dificuldades da vida e falta de apoio, o COT apresenta um crescimento e com isso está se expandindo em solo carioca. Hoje a entidade conta com um núcleo que funciona na Ilha do Governador.

CARIOCA ONLINE: Clayton, com todas as dificuldades para manter esse projeto, você ainda encontrou forças para estender o seu projeto (COT) para outras áreas. Você tem hoje algum apoio governamental? E como você vê esse crescimento do projeto?

CLAYTON-COT: Não temos ajuda alguma do poder público... Temos sim a ajuda da nossa equipe de voluntários... Não existe preço quando chega o dia de sábado por volta das 07:00 da manhã, os atletas já estão com os olhos brilhantes... Os tios, os pais das crianças, já veem conversar no meio da semana nos dizendo que as suas crianças estão “doidas” para chegar ao sábado, para ir para o COT... O COT na Ilha do Governador quem comanda é o Robinho ex-jogador, que também faz um trabalho voluntário. O trabalho no COT da Ilha já rendeu dois atletas: Weslei Ferreira – Lateral direito do Flamengo e da seleção brasileira sub-15 e o Matheus Pereira que está no Figueirense... Temos um trabalho voluntário também em Manilha com o Edson e outro em Catarina com o Luiz Miranda.
Atualmente Clayton divide o seu tempo entre os plantões noturnos no Hospital Estadual Alberto Torres, no Colubandê, os treinamentos e compromissos para o COT.

Foto: Clayton treinando os futuros craques do Brasil
CARIOCA ONLINE: Clayton, com toda essa correria do dia a dia, como você encontra tempo para conseguir administrar a sua vida que tem como resultado a perfeição daquilo que você faz hoje?

CLAYTON-COT: É muita dedicação e “correria” mesmo (risos)... Gosto do que eu faço. Às vezes penso: “Se tivesse ganhado dinheiro, não teria tanta dedicação.”... Tem vezes que saio do plantão às 07:00 horas manhã vou correndo para o campo. Vale a pena, quando agente faz o trabalho e os resultados aparecem.

O COT hoje possui muitos padrinhos. São diversos jogadores e personalidades gonçalenses. Roberto Brum, Marcelo Cordeiro, Kempes, Diego Souza, Roger Machado e muitas outras celebridades do esporte. Mas o principal sonho de Clayton para o projeto ainda não foi possível realizar.

CARIOCA ONLINE: Clayton, o COT hoje tem vários padrinhos, porém, você ainda tem um sonho de apadrinhar mais um craque para o projeto. Quem é esse padrinho que falta para o COT?

CLAYTON-COT: Ronaldo Fenômeno;

COMEMORAÇÃO DOS NOVE ANOS DE EXISTÊNCIA

O Centro de Oportunidade ao Talento (COT) comemorou, no último sábado, nove anos de existência em São Gonçalo. Como tradição, o ex-jogador Clayton Divina, dono do projeto, promoveu um jogo beneficente, para arrecadar alimentos e festejar o aniversário. O destaque do dia foi a partida entre o ‘Time das Estrelas’ e o Friburguense, que terminou com a vitória da equipe serrana, por 5 a 3.

Na escalação do ‘futebol’ dos profissionais, grandes nomes dos campos de todo país: César (ex-goleiro do Canto do Rio); os zagueiros Jorge Luiz (ex-Vasco) e Nelson (ex-Botafogo); o lateral-direito Anderson (ex-Portuguesa); Roberto Brum (ex-Coritiba); Robinho (ex-São Cristóvão); Bolão (ex-Canto do Rio); Alex (ex-Vasco); Djair (ex-Botafogo); Willian (ex-Vasco); e Clayton (ex-Grêmio). Entre os reservas: Pantera (ex-Itaperuna) e Serginho (ex-Portuguesa).

Foto: times do COT e Friburguense para o jogo das estrelas
Já no Friburguense, a escalação foi a mesma que jogou contra o Vasco no fim do Campeonato Carioca, com a mudança apenas no gol, com Adriano (ex-Flamengo).

Antes do futebol das estrelas, jogaram ainda: Escolinha do Coxa contra o COT, sub-9,; e Amigos do COT contra os Amigos do Clayton.

Os alimentos arrecadados, segundo Clayton, são encaminhados ao Abrigo Cristo Redentor, que fica na Estrela do Norte, em São Gonçalo. As partidas aconteceram na sede do COT, que fica no campo do Cruzeiro, no Porto Novo. O COT beneficia 200 crianças, de 5 a 15 anos.

OS ÍDOLOS DO FUTEBOL QUE APOIAM O COT

Ídolos que vestiram as camisas da seleção brasileira e hoje com orgulho vestem a camisa do COT. Abaixo fotos de Paulo Paixão e Dunga no COT:


Entre jogadores do presente e outros do passado, destacaram-se as figuras de Diego Souza, meia que defendeu as cores de clubes como Flamengo, Fluminense, Vasco e Sport e Roger Machado, hoje técnico do Grêmio. Os craques fizeram a alegria da criançada, distribuindo autógrafos em camisas, bolas e chuteiras.

“Fico muito orgulhoso de fazer parte de um projeto desta grandeza e o Clayton e sua equipe estão de parabéns. A garotada precisa. É o que temos que fazer em nossa posição, pensar no próximo e fazer o máximo possível para ajudar. A oportunidade em um grande clube vai depender de uma série de fatores, mas isso não quer dizer nada. A formação de caráter e respeito vem em primeiro lugar e isso vem sendo constituído com um trabalho sério e gratificante no COT os governantes tem que olhar mais para projetos como esse”. Diego Souza – Meia do Fluminense.

Foto: Diego Souza um dos padrinhos do projeto COT
“É um projeto que atende a muitas crianças, que procura de alguma forma, através do esporte incentivar as crianças”.

O ex-zagueiro disse ainda que a sua ajuda é muito pequena diante das conquistas do amigo Clayton, o Grilo, que trabalha como assistente administrativo e nas horas vagas toca o projeto.

“Para ele nenhum titulo no futebol tem mais peso do que para formar novos cidadãos. A gente se sente orgulhoso de participar desse projeto”. Completou Roger Machado, ex-seleção, Flu, Grêmio e atual técnico de Grêmio.

Foto: Roger Machado também é um dos padrinhos do projeto COT
Encerrando o nosso bate papo, Clayton como sempre humilde, o gonçalense de coração demonstra ficar satisfeito em poder fazer o necessário pelo COT e a comunidade que ele tanto ama.

CARIOCA ONLINE: Para encerrarmos o nosso bate papo, qual a mensagem que você deixa para as crianças e os jovens que desejam ser um atleta igual ao Clayton:

CLAYTON-COT: Falo sempre para eles estudarem, porque nem tudo nessa carreira são flores, a carreira pode ser curta e os estudos fazem muita falta. Se não forem grandes atletas, ao menos, serão homens com bons caráteres... Já estamos nessa caminhada há nove anos, não quero nada para mim, o meu desejo é de tirar as crianças da rua e dá uma direção para cada uma delas... Gostaria de fazer muito mais, mas, preciso de apoio. Incluir o esporte na vida da criança é o meu foco... Meu sonho é o COT atender toda a comunidade, ver as crianças chegando, tomando café, todos tendo cursos profissionalizantes. Acredito muito na ligação entre o esporte e a cultura.

Um Apoio ao Projeto – Os interessados em apoiar o Centro de Oportunidade ao Talento (COT) podem comparecer a sede, situada na Rua Silvio Vale, Lote 15, Quadra 14 – Porto Novo – São Gonçalo-RJ. Os treinamentos acontecem no Campo do Cruzeiro, no mesmo bairro.

Por: Luiz Otávio Oliveira

Agradecimentos: ao jogador do Fluminense Diego Souza e ao técnico do Grêmio Roger Machado, por darem os seus depoimentos em relação ao COT.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento