A precaução tenta evitar o episódio ocorrido no sorteio da Copa das Confederações, há um ano, quando o chef Alex Atala, convidado para o evento, sorteou a bolinha de um pote errado e interferiu na formação dos grupos, o que gerou constrangimento em Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa.
Uma alfinetada em Atala para bajular Fernanda Lima, uma das apresentadoras do sorteio da Copa de 2014, foi uma das cenas curiosas presenciadas pelo iG Esporte na Costa do Sauípe na última quarta-feira. A reportagem teve acesso ao ensaio por cerca de uma hora, mas não pôde fazer imagens por conta de restrições impostas pela Fifa. Confira abaixo alguns bastidores da festa.
"Você é a Fernanda Lima e não vai errar!"
Fernanda Lima mostrou-se surpresa no ensaio ao ser informada por Luiz Gleiser, diretor de TV do sorteio, que terá a missão de tirar algumas bolinhas dos potes na hora de formar os grupos. Gleiser cobrava agilidade da equipe de produção para esse momento do programa, em que a apresentadora precisará usar um headset (fone de ouvido com microfone acoplado) para poder se movimentar pelo palco. "Eu vou sortear a bolinha? Igual ao Alex Atala na Copa das Confederações? E se eu errar?", surpreendeu-se a atriz. "Você é a Fernanda Lima e não vai errar!", respondeu Gleiser, bajulando uma das estrelas da festa.
Membro do Comitê Organizador Local da Copa, o ex-jogador Ronaldo fez uma passagem relâmpago pela tenda para ensaiar sua participação no sorteio. Saiu de lá acompanhado por um amigo, dirigindo um carrinho de golfe. Enquanto pilotava, tentava abrir um sorvete. O passageiro ajudou, mas deixou a embalagem cair no chão. Eles, no entanto, não voltaram para pegá-la e, assim, contribuir com o meio ambiente.
"Blindagem"
A maioria dos convidados para o sorteio está hospedada na Costa do Sauípe, e em diversas ocasiões fica acessível a fãs e imprensa. Mas na hora do ensaio, todos passaram sem dar declarações, acelerados por voluntários, para não atrasar o cronograma. O casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, apresentadores do sorteio, chegou a se esconder ao ver fotógrafos.
Samba do Fuleco
Mascote da Copa de 2014, o tatu Fuleco terá papel de destaque no sorteio. Será apresentado pelo ex-jogador Bebeto e repetirá no palco a famosa comemoração do ex-atacante, como se balançasse uma criança no colo, uma homenagem que o jogador fez ao filho recém-nascido após fazer gol contra a Holanda, nas quartas de final da Copa de 1994. Fuleco também mostrará toda sua ginga ao sambar no palco do sorteio.
Broncas
Para não ter erros no dia do evento, Luiz Gleiser fez muitas cobranças à equipe técnica envolvida no sorteio, dando pitacos no texto e na iluminação, por exemplo. O diretor de TV usou a ironia para cobrar mais atenção dos técnicos. "Nunca tive um ataque cardíaco, e não pretendo ter um agora", cobrou em determinado momento após não ter uma de suas reivindicações atendidas.
Cadê os estádios?
Um vídeo sobre as cidades-sede será exibido no sorteio. E como não há estádios prontos para mostrar, os locais com arenas inacabadas, como São Paulo, Porto Alegre e Cuiabá, ganhou apenas imagens de pontos turísticos.
Bola errada
Era apenas uma simulação, claro. Mas a bola da Copa de 2014, a Brazuca, ficará exposta no púlpito em que Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert farão a apresentação. O modelo usado no ensaio, no entanto, foi a da Copa das Confederações deste ano, a Cafusa.
Aquecimento de alto impacto
A companhia da coreógrafa Deborah Colker fará uma apresentação no sorteio dos grupos. O ensaio ficou parado por cerca de 20 minutos para que os dançarinos se aquecessem. Uma das bailarinas, além de elasticidade, mostrou força, com uma série de abdominais de fazer inveja a qualquer atleta.
Comentários
Postar um comentário