Pular para o conteúdo principal

VERGONHA NO FUTEBOL BRASILEIRO "O TAPETÃP VOLTOU "

O presidente da Portuguesa Manoel da Lupa afirmou ter ouvido que o julgamento do clube no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) já estava decidido antes mesmo de ocorrer. O dirigente, que lamentou a sentença que condenou o time do Canindé a perder quatro pontos pela escalação irregular do meia Héverton na última rodada do Brasileirão, falou que sabia que a votação dos auditories "ia ser 4 a 1 ou 5 a 0".

"Em 2010 era imoral tirar o título do Fluminense. Por que agora não é imoral rebaixar a Lusa? A gente fica desiludido pela decisão, mas temos que entender, usar o departamento jurídico e recorrer", afirmou da Lupa em entrevista ao blog O Carioca online.

"A Portuguesa vai até o fim. Nós não temos muita esperança, ouvi ali dentro que ia ser 4 a 1 ou 5 a 0. Se vai para a Justiça comum ou não, não sei. Quem tem direito vai correr atrás", completou o presidente da Portuguesa.

Com a condenação em primeira instância, a Lusa terá de jogar a Série B em 2014. O clube foi considerado culpado por escalar o meia Héverton de forma irregular na última rodada do Brasileirão e punido com a perda de quatro pontos. Assim, cai de 48 pontos para 44 na classificação do campeonato, o que o derruba para a 17ª posição. O Fluminense, que estava na zona de rebaixamento, subiu para o 16º lugar e permanece na elite no ano que vem.

João Zanforlim, advogado que defendeu a Portuguesa, fez uma comparação inusitada sobre a decisão do STJD: "São necessários equilíbrio e dosimetria. Para matar a pulga do cachorro, mataram o cachorro. É terrível, uma dose exagerada", afirmou.

A decisão foi unânime por parte dos auditores do STJD. O clube foi denunciado no artigo 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala "incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente".

A sentença do STJD é passível de recurso e o time do Canindé já apresentou pedido de revisão. O Pleno da entidade desportiva irá analisar o caso no dia 27 de dezembro.

Depois de rebaixar a Portuguesa,o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) puniu o Flamengo com a perda de quatro pontos no Brasileirão na noite desta-segunda-feira, em julgamento realizado no Rio de Janeiro. O clube foi indiciado por ter escalado o lateral-esquerdo André Santos de maneira irregular na partida contra o Cruzeiro, na última rodada da competição. A decisão ainda cabe recurso.

Com a punição, o clube carioca - que havia terminado a competição na 11ª colocação - caiu para a 16ª posição, ficando até mesmo atrás do Fluminense, que em campo foi rebaixado mas foi beneficiado com a pena da Portuguesa e se manteve na Série A do Campeonato Brasileiro.

Durante o julgamento, a decisão para a punição do Flamengo foi unânime , terminando a votação por 5 a 0. O relator Luiz Felipe Bulus, que trabalhou na Fifa, argumentou: "As teses do Flamengo foram bem desenvolvidas. Ela é boa, só que ela parte de uma premissa equivocada, ao que diz respeito ao item 11 da RDI 5".

Os clubes foram denunciados no artigo 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala "incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

Flamengo Próximo de Conquistar a Taça Guanabara 2015

Líder do Campeonato Carioca com 35 pontos conquistados, o Flamengo tem tudo para confirmar a primeira posição e o simbólico título da Taça Guanabara, que lhe dá a vantagem do empate a partir das semifinais. Isso porque o Rubro-Negro encara o desesperado Nova Iguaçu, que luta contra o rebaixamento, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio Moacyrzão, em Macaé, pela última rodada. Os flamenguistas podem ser campeões da Taça GB até com um tropeço, desde que o Botafogo, segundo colocado com dois pontos a menos, não derrote o Macaé no mesmo horário. Com Vanderlei Luxemburgo ainda suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) por ter criticado a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o Flamengo, assim como aconteceu na vitória de 3 a 0 sobre o Fluminense, será dirigido pelo auxiliar Deivid, que espera um jogo muito complicado. "O fato de o Nova Iguaçu precisar do resultado como única fonte de sobrevivência torna a partida muito complicada, porque ele

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".