O BRT Transcarioca, que atende a moradores de 27 bairros da cidade, já checou à marca de 1 milhão de passageiros pagantes transportados em menos de dois meses de operação do corredor que liga a Barra da Tijuca até o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Agora, a rede de transportes formada pelo sistema BRT – o outro corredor em funcionamento é o Transoeste – é responsável pelo deslocamento diário de aproximadamente 210 mil pessoas na cidade do Rio de Janeiro.
Inaugurado há dois anos, em junho de 2012, o BRT Transoeste chegou, esta semana, ao número total de 66 milhões de usuários transportados que utilizam o corredor como meio de transportes entre bairros da Zona Oeste e a Barra da Tijuca.
No primeiro mês do Transcarioca, passaram pelo corredor mais de 403 mil passageiros, sendo que 58% utilizaram o Bilhete Único Carioca (BUC), o que permite, no sistema BRT, até três viagens em duas horas e meia com apena uma tarifa de três reais. O uso de um ônibus alimentador do BRT e outro em um dos dois corredores – Transcarioca ou Transoeste – só equivale a uma passagem, garantindo que o usuário utilize ainda um ônibus convencional com o BUC.
O sistema BRT consiste em pistas exclusivas para ônibus com operação semelhante a modos de transportes sobre trilhos, tais como trem e metrô, e, portanto pedestres, ciclistas e motoristas devem estar atentos às recomendações.
A velocidade e o fluxo das pistas de tráfego como do BRT é diferente, o que dificulta a percepção do risco em casos de travessia.
Não confundir a pista exclusiva com uma ciclovia. Nunca trafegue na pista exclusiva para o BRT. Ao trafegar na via destinada aos demais veículos, utilize a faixa da direita junto ao meio fio.
Pedale sempre na sua mão de direção, nunca na contramão. A bicicleta é um veículo e, portanto, deve seguir as regras de trânsito e respeitar toda a sinalização, inclusive o sinal vermelho.
O BRT circula em velocidade independente dos demais veículos. O BRT é composto de duas pistas de sentidos opostos, aumentando consideravelmente o risco nos cruzamentos. Portanto, cruze a pista exclusiva para o BRT apenas nos locais permitidos.
AS ESTAÇÕES QUE MAIS RECEBERAM PASSAGEIROS NO PRIMEIRO MÊS DE TRANSCARIOCA
Vicente de Carvalho (66.520), Taquara (54.242), Tanque (33.873), Galeão Tom Jobim 1 (25.433) e Via Parque (25.197). Neste período, foram feitas 11.150 viagens, com os ônibus articulados percorrendo mais de 237 mil quilômetros.
A EXPANSÃO
O corredor Transcarioca inaugurou a sua expansão do serviço Alvorada-Tanque até o terminal Paulo da Portela, em Madureira. Além dos terminais IPASE, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho. Estas estações farão integrações com os trens da Supervia. As novas estações inicialmente funcionam das 10h às 15h e terão horário ampliado gradativamente, em concordância com o planejamento operacional elaborado pela Secretaria Municipal de Transportes.
FATO ISOLADO - BANDIDO NO BRT
Um homem que foi identificado como Auricelio Correa Mendonça, de 33 anos, foi preso no Terminal Alvorada por praticar assaltos no interior do BRT Transoeste no trecho entre Recreio e Barra da Tijuca. Na época foram encontrados com o bandido, documentos, cartões de crédito, dinheiro e o celular de sua última vítima.
Na época o assaltante havia sido reconhecido por três mulheres. Auricelio foi detido na 16ª Delegacia Policial na Barra da Tijuca, e foi indiciado por assalto a mão armada.
Foi através do auxílio de câmeras de seguranças instaladas nos veículos e estações do corredor Transoeste. A prisão foi feita por policiais do (Proeis). Policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança, que atuam em convênio com o Consórcio BRT.
EXEMPLO PARA O MUNDO
Camarões vai construir corredores BRT e usa Rio de Janeiro como modelo. A nação africana já contratou a construtora Queiroz Galvão para construir dois corredores de BRT e já negociaram a compra de veículos com a encarroçadora Marcopolo.
O CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL
O Centro de Controle opera com toda a eficiência da tecnologia de comunicação. Com muita segurança, o monitoramento é feito por câmera nos ônibus e nas estações, todas as informações mais detalhadas são geradas em tempo real, como formação de comboio, regularização dos intervalos de chegadas e partidas e controle de velocidade.
Todas as informações geradas também são revertidas para os usuários, através de painéis informativos nas estações.
Inaugurado há dois anos, em junho de 2012, o BRT Transoeste chegou, esta semana, ao número total de 66 milhões de usuários transportados que utilizam o corredor como meio de transportes entre bairros da Zona Oeste e a Barra da Tijuca.
No primeiro mês do Transcarioca, passaram pelo corredor mais de 403 mil passageiros, sendo que 58% utilizaram o Bilhete Único Carioca (BUC), o que permite, no sistema BRT, até três viagens em duas horas e meia com apena uma tarifa de três reais. O uso de um ônibus alimentador do BRT e outro em um dos dois corredores – Transcarioca ou Transoeste – só equivale a uma passagem, garantindo que o usuário utilize ainda um ônibus convencional com o BUC.
O sistema BRT consiste em pistas exclusivas para ônibus com operação semelhante a modos de transportes sobre trilhos, tais como trem e metrô, e, portanto pedestres, ciclistas e motoristas devem estar atentos às recomendações.
A velocidade e o fluxo das pistas de tráfego como do BRT é diferente, o que dificulta a percepção do risco em casos de travessia.
Não confundir a pista exclusiva com uma ciclovia. Nunca trafegue na pista exclusiva para o BRT. Ao trafegar na via destinada aos demais veículos, utilize a faixa da direita junto ao meio fio.
Pedale sempre na sua mão de direção, nunca na contramão. A bicicleta é um veículo e, portanto, deve seguir as regras de trânsito e respeitar toda a sinalização, inclusive o sinal vermelho.
O BRT circula em velocidade independente dos demais veículos. O BRT é composto de duas pistas de sentidos opostos, aumentando consideravelmente o risco nos cruzamentos. Portanto, cruze a pista exclusiva para o BRT apenas nos locais permitidos.
AS ESTAÇÕES QUE MAIS RECEBERAM PASSAGEIROS NO PRIMEIRO MÊS DE TRANSCARIOCA
Vicente de Carvalho (66.520), Taquara (54.242), Tanque (33.873), Galeão Tom Jobim 1 (25.433) e Via Parque (25.197). Neste período, foram feitas 11.150 viagens, com os ônibus articulados percorrendo mais de 237 mil quilômetros.
A EXPANSÃO
O corredor Transcarioca inaugurou a sua expansão do serviço Alvorada-Tanque até o terminal Paulo da Portela, em Madureira. Além dos terminais IPASE, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho. Estas estações farão integrações com os trens da Supervia. As novas estações inicialmente funcionam das 10h às 15h e terão horário ampliado gradativamente, em concordância com o planejamento operacional elaborado pela Secretaria Municipal de Transportes.
FATO ISOLADO - BANDIDO NO BRT
Um homem que foi identificado como Auricelio Correa Mendonça, de 33 anos, foi preso no Terminal Alvorada por praticar assaltos no interior do BRT Transoeste no trecho entre Recreio e Barra da Tijuca. Na época foram encontrados com o bandido, documentos, cartões de crédito, dinheiro e o celular de sua última vítima.
Na época o assaltante havia sido reconhecido por três mulheres. Auricelio foi detido na 16ª Delegacia Policial na Barra da Tijuca, e foi indiciado por assalto a mão armada.
Foi através do auxílio de câmeras de seguranças instaladas nos veículos e estações do corredor Transoeste. A prisão foi feita por policiais do (Proeis). Policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança, que atuam em convênio com o Consórcio BRT.
EXEMPLO PARA O MUNDO
Camarões vai construir corredores BRT e usa Rio de Janeiro como modelo. A nação africana já contratou a construtora Queiroz Galvão para construir dois corredores de BRT e já negociaram a compra de veículos com a encarroçadora Marcopolo.
O CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL
O Centro de Controle opera com toda a eficiência da tecnologia de comunicação. Com muita segurança, o monitoramento é feito por câmera nos ônibus e nas estações, todas as informações mais detalhadas são geradas em tempo real, como formação de comboio, regularização dos intervalos de chegadas e partidas e controle de velocidade.
Todas as informações geradas também são revertidas para os usuários, através de painéis informativos nas estações.
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