Pular para o conteúdo principal

Campeonato Carioca - O Fla x Flu de Nelson Rodrigues e Mário Filho em 1942

Foto: divulgação do Estádio Municipal
Em 12 de março de 1942, aconteceu o primeiro Fla x Flu paulistano, um dos maiores clássicos do Brasil disputado fora das suas fronteiras. O jogo aconteceu no Pacaembu. E hoje às 16h, a dupla voltará a se enfrentar no mesmo estádio 76 anos depois.

Nesse dia o duelo entre o Fla x Flu, campeão e vice carioca daquele ano, respectivamente, não foi a única atração no estádio municipal – ainda sem ter sido batizado como Paulo Machado de Carvalho.

Antes da atração principal, a prévia no estádio ficou à cargo de um Choque-Rei entre as equipes amadoras do São Paulo e Palestra Itália – há seis meses de ser obrigado a se tornar Palmeiras, justamente pela adesão da Itália ao “Eixo”, comandado pela Alemanha nazista de Hitler.

De acordo com "O Globo" do dia seguinte ao confronto, o empate por 0 a 0 registrou renda "assombrosa" levando-se em conta a enorme chuva que caía sobre a Terra da Garoa. Dilúvio, aliás, que fez a partida ser adiada em um dia.

Nota do jornal "O Globo":

"Não é a primeira vez que Pirillo e Spineli se engalfinham. Compreende-se que dois jogadores, num momento de exaltação, esqueçam as regras da educação esportiva. A reincidência, porém, coloca o gesto de indisciplina sob uma luza ainda menos favorável. Dá para desconfiar. E isso porque há uma classe, felizmente reduzida, de inimigos em football. Um jogador não podendo ver o "outro" sempre experimentar a vontade irreprimível de meter o pé. Não adianta o juiz promover as pazes. O abraço de reconciliação significa, apenas, uma maneira de evitar a expulsão de campo. E não foi ideado para os casos parecidos com o de Pirillo e Spineli. Tanto assim que Carlos Monteiro (o árbitro do jogo) não discutiu: foi logo mandando os dois para fora. Se Pirillo brigasse com Renganeschi, vá lá. Eles não têm nenhuma fatura a liquidar. Talvez Carlos Monteiro deixasse a coisa passar. Mas com Spineli..."

Os dois confrontos, no entanto, não estavam marcados para o dia 12, quinta-feira, e sim, para o dia anterior, uma quarta-feira, data tão clássica para o futebol brasileiro como o embate carioca. O dia 11, porém, foi marcado por uma forte chuva em São Paulo, que alagou o gramado do Pacaembu e obrigou a organização do torneio a adiar a partida.

Leia mais sobre:
Vasco vence o Boavista e assume a liderança da Taça Guanabara
Morre ex-jogador do Flamengo vítima de Câncer

O que os responsáveis não contavam, entretanto, é que a quinta-feira também seria marcada pelo dilúvio na “terra da garoa”. Resultado: Um empate 0 a 0, com o Flamengo atuando melhor, mas prejudicado pelas péssimas condições do campo, o que também acabou por reduzir o público e a renda no estádio.

Este é apenas o primeiro tópico da coluna, dividida em 11. No segundo e terceiro, Mário Filho destaca que a rivalidade era antiga. No 11º, trata os dois como "hereges do Fla x Flu".

Apesar do contratempo, "O Globo", também do dia 14, destaca que o sucesso da dupla em São Paulo foi tão grande que até um jogo-treino entre os rivais mereceu destaque. Ambos se preparavam para a sequência da competição.

Por: Luiz Otávio Oliveira

Siga em: @cariocaonline www.facebook.com/aimprensacarioca



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento