Pular para o conteúdo principal

LUTO - Johan Cruyff um gênio incontestável


Cruyff no Ajax da Holanda / Foto: Internet

“O revolucionário e sua totalidade”

No dia 25 de abril de 1947 em Amsterdam, nascia Hendrik Johannes "Johan" Cruyff o gênio que faria uma revolução no futebol. Cruyff foi um boleiro e treinador dos Países Baixos, considerado como o melhor futebolista neerlandês de todos os tempos.

Seu sobrenome é originalmente grafado, na língua neerlandesa, como "Cruijff", sendo mais popularmente escrito como "Cruyff" no exterior. 

Se, hoje, existem no futebol, jogadores considerados polivalentes e que atuam sem guardar posição (posição fixa) no campo, sem prejudicar as atuações individuais, muito se deve a este genial craque e não menos a seu treinador no Ajax, Barcelona e na Seleção Holandesa, Rinus Michels. E após 40 anos após a Copa do Mundo de 1974, os Países Baixos, desfrutam da última revolução tática na história do futebol e serão para sempre lembrados como sinônimos do chamado futebol total, o qual os jogadores de linha sentiam-se à vontade ao desempenhar todas as posições.

E hoje, dia 24 de março de 2016, perdemos o mentor da revolução. Com um legado magistral, Cruyff já deixa saudades. Será que levaremos mais 69 anos para que uma mãe dê a luz a outro gênio do futebol?

O Craque Total”

Sonhe que em um lindo dia você folheasse o jornal e se deparasse com a notícia de que o jogador com maior inteligência tática e técnica de toda a história do futebol decidisse se tornar treinador. Seria o técnico perfeito, certo? Bem, ele chegou bem perto disso. Muito perto. Após se aposentar dos gramados consagrado como gênio, ídolo e símbolo máximo do melhor Ajax e da melhor Holanda de todos os tempos, Johan Cruyff, o “craque total”, decidiu aplicar tudo o que havia aprendido em mais de 20 anos como jogador profissional nas pranchetas.
 
Seu início, como não poderia deixar de ser, foi no mesmo clube que ele ajudou a engrandecer: o Ajax. Por lá, mostrou que categoria de base era coisa séria e plantou a semente do que viria a ser, anos depois, o segundo melhor time do clube na história – o esquadrão campeão mundial e da Europa em 1995. Depois de alguns anos (e títulos) em Amsterdã, Cruyff seguiu o mesmo caminho dos tempos de atleta e foi para o Barcelona. Por lá, ele fez questão de realizar a obra de sua vida, seu best seller, sua magnitude como profissional do esporte.

Durante oito anos, Cruyff transformou para sempre o FC Barcelona e fez valer como nunca a marcante frase “mais que um clube” tão difundida com o tempo. Na Catalunha, o holandês transformou as categorias de base, fez o clube incorporar à sua filosofia futebolística o futebol ofensivo e a troca de passes de ampla qualidade e, claro, levou o Barça a títulos inesquecíveis, marcantes e inéditos. Entre 1991 e 1994, o clube dominou a Espanha, chegou ao topo da Europa e só não foi o maior do planeta porque topou com uma “Ferrari tricolor”. Ele fez aquele timaço jogar sempre no ataque com o intuito de divertir tanto o público como os próprios jogadores. 

Cruyff no Barcelona - Espanha / Foto: Internet
O futebol era o oxigênio de Cruyff, como ele sempre disse, e ele se divertia praticando ou comandando onze atletas dentro de campo. Uma pena que problemas de saúde tenham abreviado sua carreira, que foi curta, porém marcante e que o colocou para sempre no rol dos maiores técnicos que o futebol já teve. Um homem que sempre quis ver futebol bonito, jogadores aplicados taticamente e que nunca hesitou em topar de frente com qualquer estrela, fosse ela do naipe de Stoichkov, Laudrup ou Romário.

“A Infância do Gênio”

Criado desde garoto no Ajax, onde sua mãe era lavadeira, Cruyff virou futebolista por recomendações médicas, para que o esporte pudesse lhe ajudar a combater uma má formação nas pernas que o obrigava a utilizar aparelhos ortopédicos. Com o tempo, Cruyff se tornou um prodígio, superou o problema físico e o que mais fez na carreira foi, ironicamente, correr, correr e correr por todo o campo. 

“Ao Mestre com Carinho”

Tricampeão europeu, multicampeão nacional e campeão mundial pelo Ajax, o craque venceu inúmeros prêmios individuais, foi líder da Holanda na Copa de 1974 e se mudou para o Barcelona-ESP, onde também teve a companhia do técnico que foi fundamental para seu crescimento tático: Rinus Michels. A dupla fez história no Barça conquistou títulos, e Cruyff ganhou a simpatia de todos na Catalunha para depois passar por clubes dos EUA e encerrar a carreira no Feyenoord, em 1984.

“Cruyff não Escondeu as Palavras”

Ex-jogador e ex-treinador do Barcelona, o holandês Johan Cruyff concedeu entrevista ao jornal francês "L'Équipe" na qual comentou a fase atual da equipe catalã e recordou histórias do tempo em que dirigiu o time, de 1988 e 1996. Nesse período comandou vários grandes jogadores como Romário e Josep Guardiola.

Perguntado pelas boas lembranças da época como treinador do Barça, o holandês evocou uma relação muito especial com o 'Baixinho'.

Cruyff - Uma vez, ele veio me perguntar se poderia faltar a dois dias de treinos para voltar ao Brasil. Deveria ser carnaval no Rio de Janeiro. Eu respondi: 'se você fizer dois gols amanhã, te dou dois dias a mais de descanso que o restante da equipe'. No dia seguinte, ele marcou seu segundo gol com 20 minutos de jogo e imediatamente fez um gesto para mim pedindo para sair - relatou ao suplemento semanal do "L'Équipe".

Cruyff - Ele me disse: 'Treinador, meu avião sai em menos de uma hora' - completou Cruyff, que deixou que o atacante viajasse por ter cumprido a promessa.

O ídolo holandês afirmou também que alguns jogadores que atuaram pelo Barça, como os meias Xavi e Iniesta, e o próprio técnico Josep Guardiola não teriam conseguido desenvolver a carreira em outro clube devido ao porte físico.

Cruyff - Alguém teria dito a eles, inclusive antes da idade adulta: 'vocês não são suficientemente grandes e fortes para se transformarem em jogadores'. Nem sequer teriam tido a possibilidade de participar - opinou.

Cruyff na seleção da Holanda / Foto: Internet

Por: Luiz Otávio Oliveira
Sigam: @cariocaonline www.facebook.com/aimprensacarioca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento