Confira as chances de cada clube para entrar no G4 e fugir do rebaixamento:
De acordo com o site Infobola ,do matemático Tristão Garcia, professor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Grêmio ,Botafogo , Goiás e Vitória disputam duas vagas para o principal torneio continental em 2014. Eles têm, respectivamente, 66%, 55%, 51% e 28% de chances de classificação.
Virtual campeão, o Cruzeiro já conseguiu classificação. O Atlético-PR ,com 97%, também é dado como certo. Ainda com chances numéricas, São Paulo e Santos aparecem com 2% e 1% de possibilidades e estão praticamente descartados do G4. Isso se o G4 não virar G3, o que acontecerá caso São Paulo ou Ponte Preta vença a Copa Sul-Americana e roube uma das vagas brasileiras na Libertadores. Por outro lado, se o Atlético-PR vencer a Copa do Brasil, abre uma vaga a mais no Brasileirão e faz do G4 um G5.
Dos times que ainda brigam, o Grêmio tem a tabela mais favorável nas cinco rodadas que restam para acabar o Brasileirão. O time gaúcho irá enfrentar Vasco, Flamengo e Goiás em casa e visitará Ponte Preta e Portuguesa. As sequências dos rivais diretos são, em tese, mais complicadas.
O Botafogo jogará com Portuguesa, São Paulo e Coritiba longe do Rio de Janeiro. Em casa, os cariocas pegarão Atlético-PR e Criciúma. Já o Goiás receberá Ponte Preta, Internacional e Santos, mas visitará Atlético-MG e Grêmio.
Por fim, o Vitória começa sua série final medindo forças com o Cruzeiro em Salvador, na partida que pode dar oficialmente o título brasileiro aos mineiros. Depois, os baianos ainda receberão Santos e Flamengo e jogarão contra Criciúma e Atlético-MG fora de casa.
Vasco, de André, empatou com o Santos e saiu do Z4, mas ainda tme 61% de chances de cair
Briga contra Z4 também é acirrada
No outro extremo da classificação, o Náutico já foi rebaixado para a Série B de 2014. Mas as outras três vagas ainda são "disputadas" por seis times, sendo dois do Rio de Janeiro. Na 18ª colocação, o Fluminense tem 55% de chance de queda. O Vasco ,hoje em 16º e fora do Z4, tem curiosamente mais possibilidades de cair: 61%.
O risco maior do Vasco se deve em parte à tabela mais complicada do time, que jogará fora de casa contra Grêmio, Corinthians e Atlético-PR. Em São Januário, pegará o Cruzeiro, possivelmente já como campeão, e o degolado Náutico. Já o Flu, que demitiu Vanderlei Luxemburgo na última segunda-feira, receberá Náutico, São Paulo e Atlético-MG, e visitará Santos e Bahia.
Os outros clubes ameaçados são Ponte Preta ,com risco de 86%, Criciúma ,com 56%, Bahia ,26%, e Portuguesa ,12%. O Coritiba tem chances de 4% de cair, o que é nem é considerado pela matemática.
O risco elevado da Ponte reflete sua condição de vice-lanterna e também sua agenda complicada. A equipe de Campinas terá pela frente Goiás, Cruzeiro e Internacional fora de casa. No estádio Moisés Lucarelli, pegará Grêmio e Portuguesa.
Já o Criciúma receberá Atlético-PR, Vitória e São Paulo, e atuará longe de seus domínios diante de Coritiba e Botafogo. O Bahia, por sua vez, viaja para enfrentar Santos, Náutico e Cruzeiro e atuará na Fonte Nova contra Portuguesa e o também ameaçado Fluminense, em possível confronto direto na última rodada.
Clube menos ameaçado, a Portuguesa jogará fora de casa com Botafogo, Bahia e Cruzeiro. No Canindé irá encarar Atlético-MG e Grêmio.
Comentários
Postar um comentário