Pular para o conteúdo principal

BRASIL GOLEIA CAMARÕES E GARANTE O PRIMEIRO LUGARE NO GRUPO

Com dois de Neymar e o fim do jejum de Fred, o BRASIL se classificou para às oitavas de final da Copa do Mundo nesta segunda-feira. No Estádio Mané Garrincha, em Brasília, a Seleção Brasileira chegou a sofrer contra o já eliminado Camarões, mas contou com grande desempenho de seu camisa 10 para fazer 4 a 1 e confirmar a liderança do Grupo A e o reencontro com o antigo rival Chile.



Os chilenos serão os adversários porque, no Grupo B, perderam por 2 a 0 para a Holanda mais cedo, na Arena Corinthians, e ficaram com a segunda posição. Trata-se de um antigo rival e um bom freguês. Em Copas recentes, por exemplo, perdeu para o Brasil também nas oitavas da Copa de 2010, na África do Sul, e de 1998, na França. Em 1962, os chilenos foram adversários na semifinal e foram derrotados.

O confronto será realizado no sábado, às 13h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. A outra oitavas de final já decidida será disputada entre a líder do Grupo B, Holanda, e o México, que fez 3 a 1 na Croácia, na Arena Pernambuco, e ficou com a segunda vaga do Grupo A. O jogo será disputado no domingo, às 13h, no Castelão, em Fortaleza (CE).

A CLASSIFICAÇÃO

A Seleção Brasileira começou o jogo em Brasília atendendo às cobranças de Felipão durante a semana: apertou a marcação e pressionou Camarões sempre que estava sem a bola. Os laterais Daniel Alves e Marcelo se mantiveram na frente, e na primeira etapa inteira a equipe apostou na ligação direta com o ataque. Atrás, no entanto, foi constantemente ameaçada pelos camaroneses, que jogavam sem obrigação por já estarem eliminados.



O Brasil quase abriu o placar aos 3min, quando Daniel Alves recebeu passe pela direita e cruzou rasteiro para o meio da área, onde Paulinho apareceu livre para tocar para o gol, mas acabou travado no último momento. Aos 16min, a pressão funcionou: Luiz Gustavo roubou bola pela esquerda, carregou no ataque e cruzou rasteiro para Neymar pegar de primeira e mandar a bola no canto direito, marcando o primeiro gol brasileiro.

O gol fez os camaroneses saírem mais ao ataque, e aí começaram as dificuldades. A marcação deu espaço e, com passes curtos, o time africano ameaçou. Aos 25min, Moukandjo cobrou escanteio, e Matip mandou a bola no travessão cabecear. Após sequência de escanteios, aconteceu o empate. Aos 26min, Nyom passou por Daniel Alves na esquerda e cruzou para Matip, na cara do gol, mandar a bola para dentro.

As dificuldades brasileiras só acabaram aliviadas em duas válvulas de escape muito usadas no primeiro tempo: a bola longa e Neymar. Aos 34min, o jogador recebeu longo passe de Marcelo pela esquerda, avançou levando a marcação, cortou para o meio e bateu no contrapé do goleiro para retomar a frente no marcador. A equipe ainda quase fez o terceiro aos 45min, em grande troca de passes que terminou Hulk travado dentro da área.

FRED DESENCANTA

 
Para o segundo tempo, Luiz Felipe Scolari trocou: tirou Paulinho, apagado pela terceira partida, deu lugar a Fernandinho. O time voltou pressionando Camarões, e logo criou boas chances com Hulk, que mais uma vez foi travado dentro da área aos 2min, e em cobrança de falta de Neymar, aos 4min. No lance seguinte, David Luiz recebeu passe de Fernandinho na ponta esquerda e cruzou para Fred, de cabeça, completar para as redes e marcar seu primeiro gol na Copa do Mundo.

Hulk irritou o torcedor ao receber bom passe no ataque, aos 13min, e não enxergar Neymar livre correndo paralelamente. A jogada terminou com finalização bloqueada já dentro da área. Aos 18min, Felipão tirou o atacante para reforçar o meio-campo com Ramires. A partida passou a ter ritmo mais lento, e a Seleção Brasileira segurou mais a bola, contando com distribuição de chapéus e dribles de Neymar.

Pendurado com cartão amarelo e alvo das faltas dos camaroneses, o camisa 10 brasileiro deixou o gramado aos 25min para dar lugar a Willian – a alteração original seria a saída de Oscar, mas Felipão mudou de ideia ao ver Neymar ser acertado por trás em arrancada, em jogada que o árbitro sequer deu falta. O Brasil manteve o ritmo de jogo, deixando para atacar mais em contra-ataques, e os Camarões aos poucos passou a abusar da truculência.

O último gol brasileiro serviu para confirmar a liderança, já que, simultaneamente, o México abria vantagem contra a Croácia e ameaçava ficar com a liderança pelo saldo de gols. Aos 38min, Fernandinho aproveitou sobra na entrada da área, pela esquerda, para tabelar com Fred e chutar cruzado, transformando a vitória em goleada, para festa do torcedor que lotou o Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento