O prefeito do Rio, Eduardo Paes, inaugurou hoje o corredor expresso do BRT (Bus Rapid Transit). O Transcarioca será aberto gradativamente, porém, sem prazo para ser completamente liberado. O primeiro trecho, ligando o bairro do Tanque, em Jacarepaguá, ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, foi inaugurado com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Quando estiver liberado, o corredor expresso ligará a Barra da Tijuca, na zona oeste, ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Antonio Carlos Jobim/Galeão, na zona norte.
A Transcarioca será o segundo corredor exclusivo de ônibus do Rio (o primeiro foi o Transoeste) e vai transportar cerca de 320 mil passageiros por dia. A previsão é que o tempo gasto durante a viagem diminua 60%, em média. O corredor expresso de ônibus custou R$ 1,9 bilhão e será o primeiro de alta capacidade no sentido transversal da cidade.
Além de Dilma e Paes, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), o presidente da Alerj, Paulo Melo (PMDB), o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felippe (PMDB), o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) também compareceram ao evento. O prefeito agradeceu a presença de Dilma e relembrou que, em 2009, quando aconteceu a primeira reunião para debater o projeto da Transcarioca, a presidente compareceu no Palácio da Cidade na condição de ministra e deu a sugestão de aplicar os R$ 2 bilhões em obras no período da Copa.
A Transcarioca será o segundo corredor exclusivo de ônibus do Rio (o primeiro foi o Transoeste) e vai transportar cerca de 320 mil passageiros por dia. A previsão é que o tempo gasto durante a viagem diminua 60%, em média. O corredor expresso de ônibus custou R$ 1,9 bilhão e será o primeiro de alta capacidade no sentido transversal da cidade.
Além de Dilma e Paes, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), o presidente da Alerj, Paulo Melo (PMDB), o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felippe (PMDB), o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) também compareceram ao evento. O prefeito agradeceu a presença de Dilma e relembrou que, em 2009, quando aconteceu a primeira reunião para debater o projeto da Transcarioca, a presidente compareceu no Palácio da Cidade na condição de ministra e deu a sugestão de aplicar os R$ 2 bilhões em obras no período da Copa.
OS TURISTAS
Os turistas que chegarem ao Rio pelo aeroporto internacional e desejarem ir ao estádio do Maracanã, deverão embarcar na linha semidireta Barra-Galeão (R$ 3) e fazer a integração com o metrô na estação Vicente de Carvalho (mais R$ 3,50) até a estação Maracanã. O tempo médio de viagem é de 1 hora, com saídas a cada 20 minutos. Durante a Copa, o Rio deve receber 850 mil turistas brasileiros e estrangeiros.
A SEGURANÇA
As 47 estações e os 147 veículos serão monitorados 24 horas pelo Centro de Controle Operacional, que já controla a Transoeste (que conecta a Barra da Tijuca e Santa Cruz, bairros da zona oeste). Além disso, a segurança será feita por policiais militares em dias de folga, como parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS). Policiais à paisana e desarmados circularão dentro dos ônibus e outros agentes armados e uniformizados ficarão nas estações.
Para monitorar todo o trajeto (que tem 120 cruzamentos), a prefeitura implantou 39 radares ao longo do BRT (um por quilômetro) e aumentou a quantidade de placas sinalizadoras para reduzir a quantidade de acidentes e atropelamentos.
PROTESTOS CONTRA OS GOVERNOS MUNICIPAL E ESTADUAL MARCARAM AS INAUGURAÇÕES
Manifestações contra os governos municipal e estadual marcaram as inaugurações. Durante o evento do BRT na estação Madureira, Zona Norte, um grupo de professores da rede pública do Rio protestavam do lado de fora da estação, no Viaduto Silas de Oliveira. Os profissionais estão em greve desde o dia 12 de maio e alegam que a prefeitura e o Estado não cumpriram o acordo firmado durante a greve de 2013, que durou 70 dias.
Um grupo de moradores de Madureira também protestaram na subida do Viaduto Silas de Oliveira. Com cartazes e palavras de ordem eles podiam obras de infraestrutura para a região.
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