Pular para o conteúdo principal

Ferrari surpreende Mercedes e Vettel Vence o Grande Prêmio da Malásia

Se, com pista seca, a soberania da Mercedes parecia insuperável, Sebastian Vettel mostrou que a maioria estava errada. Neste domingo, no GP da Malásia, o alemão não se intimidou com os carros de Lewis Hamilton e Nico Rosberg e recolocou a Ferrari no topo do pódio.

Em uma corrida cheia de alternativas no circuito de Sepang, a escuderia italiana acertou em cheio na estratégia, depois de uma entrada prematura do safety-car, e conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1 desde o GP da Espanha de 2013, quando Fernando Alonso venceu.


Para isso, claro, a "ajuda" de Vettel foi essencial. O alemão, desde os treinos, mostrava que poderia ameaçar a Mercedes e confirmou na pista essa expectativa. Foi sua primeira vitória com a Ferrari e também seu primeiro triunfo desde o título da temporada 2013.

Hamilton, que venceu a primeira corrida da temporada, ficou na segunda colocação, seguido por seu companheiro de Mercedes, Rosberg, que completou o pódio. Kimi Raikkonen, a outra Ferrari, acabou em quarto, mesmo após ter um pneu estourado.

Felipe Massa, da Williams, foi o melhor brasileiro, acabando no sexto lugar, depois de ser ultrapassado por seu companheiro, Valtteri Bottas, na penúltima volta. Já Felipe Nasr, da Sauber, que surpreendeu em na Austrália, teve dificuldades e terminou em 12º. Em sua reestreia na McLaren, Alonso abandonou.

A terceira prova da temporada do Mundial de Fórmula 1 em 2015 é o GP da China, no Circuito Internacional de Xangai, no dia 12 de abril, daqui 15 dias.

A largada dos brasileiros

Saindo na sétima colocação do grid, Massa conseguiu ganhar duas posições logo na largada, deixando Daniil Kvyat, da Red Bull, e Max Verstappen, da Toro Rosso, para trás. Já Nasr, que largou em 16º, brigou por posição com Kimi Raikkonen, da Ferrari, que saiu em 11º.

Assim como já havia acontecido na Austrália, contudo, os dois acabaram se tocando. O finlandês teve um de seus pneus traseiros estourados, e o brasileiro danificou o bico. Já na terceira volta, Nasr e Raikkonen precisaram ir aos boxes para corrigir os carros.

O prejuízo que parecia certo para ambos, no entanto, acabou sendo minimizado por um erro de Marcus Ericsson, companheiro de Nasr na Sauber. Em briga com Romain Grosjean, da Lotus, o sueco foi parar na área de escape e obrigou a entrada do safety-car na pista.

Mudança de estratégias

O fato novo na prova também motivou novas estratégias para as equipes. A maioria - incluindo as duas Mercedes e Massa - foi aos boxes, enquanto Vettel seguiu na pista e assumiu a liderança. Hamilton e Rosberg voltaram de suas paradas com pneus duros.

Na sétima volta, houve a relargada, com Vettel na primeira colocação, seguido por Nico Hulkenberg (Force India), Grosjean, Carlos Sainz Jr. (Toro Rosso) e Sergio Pérez (Force India). Mais atrás, Rosberg, em nono, brigava por posição com Felipe Massa.

Na decima volta, a briga entre o brasileiro e o alemão teve três capítulos. Rosberg conseguiu passar e assumir o sétimo lugar - Pérez já havia ficado para trás. Na sequência, o brasileiro deu o troco, mas acabou sendo ultrapassado novamente.

Hamilton x Vettel

Enquanto, isso a outra Mercedes também ganhava posições, com Hamilton assumindo a vice-liderança, atrás apenas de Vettel. Com o alemão prestes a ir aos boxes, a condição prometia reestabelecer a primeira colocação ao britânico - o que, de fato, aconteceu.

Entre os que optaram por não parar na entrada do safety-car, Vettel foi o último a ir aos boxes. A parada fez o alemão voltar na terceira colocação, atrás dois carros da Mercedes. Na 22ª volta, contudo, Rosberg ficou para trás. Dois giros depois, Hamilton parou de novo.

A partir dali, na pista, a liderança da Ferrari era definitiva. O rádio da Mercedes chegou a avisar Hamilton que, caso quisesse a vitória, precisaria ultrapassar o alemão. Não aconteceu. Vettel não errou e voltou a vencer na Fórmula 1, em seu primeiro triunfo pela nova equipe.

Veja o resultado do Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1:

1: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) 
2: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
3: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 
4: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 
5: Valtteri Bottas (FIN/Williams) 
6: Felipe Massa (BRA/Williams) 
7: Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) 
8: Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso) 
9: Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) 
10: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) 
11: Romain Grosjean (FRA/Lotus) 
12: Felipe Nasr (BRA/Sauber) 
13: Sergio Pérez (MEX/Force India) 
14: Nico Hulkenberg (ALE/Force India) 
15: Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia)

Não completaram:
Pastor Maldonado (VEN/Lotus) 
Jenson Button (ING/McLaren) 
Fernando Alonso (ESP/McLaren) 
Marcus Ericsson (SUE/Sauber)


Matéria oferecida pelo nosso parceiro TNT Energetic Drink a todos os nossos leitores fãs de Fórmula 1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento