Pular para o conteúdo principal

ESPECIAL COPA DO MUNDO - O ASTRO PRINCIPAL "A BOLA"


Dezenas de modelos de bolas de futebol foram usadas em cada edição da Copa do Mundo FIFA. As bolas das primeiras edições eram em tons de marrom, revestidas por doze (ou mais) gomos em couro natural, fabricadas por fornecedores locais. Inicialmente, a câmara de ar era inserida por uma abertura, fechada posteriormente por uma costura externa. Com o passar dos anos, foram surgindo diversas melhorias nos materiais e nas técnicas de fabricação. A partir de 1970, a empresa alemã Adidas passou a fornecer as bolas usadas oficialmente na Copa, tendo fornecido desde então bolas para onze edições da Copas do Mundo.

COPA DE 1930 – URUGUAI Nome da bola: T e Tiento

A bola usada na copa de 1930 era composta por uma montagem de 12 peças. Antes da final entre Argentina e Uruguai, houve divergências quanto à bola a ser utilizada, uma vez nenhuma seleção abria mão de utilizar sua própria bola. O primeiro tempo foi jogado com a bola da Argentina que venceu por 2 a 1. No segundo tempo, o Uruguai venceu por 3 a 2, jogando com sua bola, terminando com o placar de 4 a 2 para o Uruguai, o campeão da Copa do Mundo de 1930.

COPA DE 1934 – ITÁLIA Nome da Bola: Federale 102

O modelo de couro e doze gomos foi utilizado nas quartas de final da Copa de 1934, sediada na Itália. A oito minutos do final do jogo, os tchecos ganhavam de 1-0 quando Raimundo Orsi, da Itália, recebendo a bola de Guaita, correu através da defesa Tcheca, dissimulando com seu pé esquerdo, mas chutando com seu direito. A bola desviou fantasticamente por alguma razão e passou como uma onda pelo goleiro estirado para dentro da rede. A Itália marcou outro gol no tempo adicional e venceu a competição.

COPA DE 1938 – FRAÇA Nome da Bola: Allen

Usada nas quartas de final, entre Itália e França, como nas duas finais anteriores, as bolas usadas tinham 12 gomos. Sua cor, porém era mais escura que suas antecessoras porque teriam sido produzidas couro marrom originado de fornecedores locais.

COPA DE 1950 – BRASIL Nome da Bola: Super Duplo T

Foi considerada bastante inovadora na época por ser a primeira bola a ter uma câmara inflada como as bolas modernas, com válvula para enchimento, dispensando desta forma a costura externa. Assim como a bola usada na Copa de 1930, este modelo possuía 12 gomos com bordas arredondadas, que tornavam a costura interna mais confiável, por criar menos tensão. Novamente, as bolas usadas nas finais foram feitas por fabricantes locais.

COPA DE 1954 – SUIÇA Nome da Bola: Swiss WC Match Ball

A Swiss WC Match Ball, de 18 gomos, do jogo final entre Alemanha Ocidental e Hungria, inaugurou a era das bolas com dimensões padronizadas pela FIFA. A bola de 18 gomos fez sua primeira aparição nesta edição da Copa FIFA e foi usada, de várias formas, até 1966.

COPA DE 1958 – SUÉCIA Nome da Bola: Top star

O modelo Top Star foi escolhido oficialmente pela FIFA após um teste com quase cem modelos em uma quadra de Estocolmo. Também com 18 gomos possuía uma costura em zigue-zague, diminuindo a tensão aplicada pela pressão interna.

COPA DE 1962 – CHILE Nome da Bola: Mr. Crack

A bola fornecida localmente para a Copa do Chile recebeu a alcunha de Mr. Crack. As bolas de futebol usadas no Chile na Copa do Mundo FIFA de 1962 não correspondiam às do padrão europeu. No período das chuvas elas absorviam água e encharcavam, e, no sol, perdiam sua cor. De fato, antes do chute inicial, bem no início da partida entre Chile e Suíça, o árbitro inglês Ken Aston pediu para ver as cinco bolas que seriam usadas no jogo. Ele ficou tão horrorizado com as péssimas condições em que estavam, inclusive descascadas, que pediu uma bola nova que chegou somente aos dez minutos do segundo tempo. Assim, várias bolas europeias foram usadas como substitutas das marcas locais em muitas das partidas restantes.

COPA DE 1966 – INGLATERRA Nome da Bola: Slazenger Challenge 4-Star

Na Inglaterra, foi utilizada a bola Challenge 4-Star, fabricada por Slazenger, com 24 gomos, fabricada em Dewsbury. Foi produzida como suas antecessoras, de couro, com o desenho dos painéis colocados juntos e de forma alongadas.

COPA DE 1970 – MÉXICO Nome da Bola: Telstar

A Copa de 1970, no México, marcou a história das bolas de futebol. Escolhida pela FIFA como a fornecedora oficial de seus torneios oficiais, a empresa Adidas inspirou-se na estrutura das cúpulas geodésicas de Buckminster Fuller para obter a maior esfericidade possível, utilizando 32 gomos (12 pentágonos e 20 hexágonos) para formar um icosaedro truncado. Os pentágonos foram pintados na cor preta e os hexágonos na cor branca para facilitar a visualização da bola nas imagens de televisão, dado que a competição seria transmitida ao vivo em preto e branco.

COPA DE 1974 – ALEMANHA Nome da Bola: Telstar Durlast

Desenho idêntico ao da Adidas Telstar, usada na copa de 1970.

COPA DE 1978 – ARGENTINA Nome da Bola: Tango

Constou de 32 painéis bancos (12 pentágonos e 20 hexágonos) com padrão decorativo que criou um padrão de doze círculos iguais. Seu nome vem da mais tradicional e conhecida da dança argentina, o tango.

COPA DE 1982 – ESPANHA Nome da Bola: Tango España

Desenho idêntico ao da bola Tango, usada na copa de 1978. Revestida com poliuretano e borracha, foi a primeira resistente à água, porém sua delicada costura necessitava reparos durante os jogos.

COPA DE 1986 – MÉXICO Nome da Bola: Azteca

Foi a primeira bola usada em um mundial feita inteiramente de material sintético. A decoração era feita por triângulos inspirados na arte asteca. O nome vem da civilização pré-colombiana existente no México na chegada dos espanhóis no século XVI.

COPA DE 1990 – ITÁLIA Nome da Bola: Etrusco Unico

O diferencial estava no complexo desenho decorativo teve inspiração na arte etrusca: três leões etruscos decorando os vinte triângulos típicos da Tango. Possuía uma camada interna de espuma de poliuretano para torná-la mais leve e resistente, bem como uma camada de neoprene para torná-la impermeável.

COPA DE 1994 – EUA Nome da Bola: Questra

O nome deriva de uma antiga palavra inglesa que significa the quest for the stars ("a busca para as estrelas"). A bola possui três versões: a Questra Europa; a Questra Olympia e a Questra Apollo.

COPA DE 1998 – FRANÇA Nome da Bola: Tricolore

Foi a primeira bola multicolorida usada em uma copa do mundo. Seu desenho é semelhante ao da sua antecessora, A Questra, porém com as cores da bandeira da França (conhecida também como bandeira tricolor). Além disso, nos triângulos havia galos, outro símbolo francês, em desenho estilizado.

COPA DE 2002 – CORÉIA DO SUL E JAPÃO Nome da Bola: Fevernova

Ela apresenta um design que consiste em um triângulo cinza fronteira com o ouro, cada um coberto com a cabeça curvada por uma chama vermelha de fogo.

COPA DE 2006 – ALEMANHA Nome da Bola: Teamgeist e Teamgeist Berlin

Teamgeist (cujo nome em Alemão significa "espírito de equipe”) é composta de 14 painéis curvos soldados (tornando-se um equivalente a um octaedro truncado), que aparece mais arredondada e mais preciso em trajetórias dos tiros dependendo de onde você chutou, sendo quase impermeável, em caso de chuva não afeta seu desempenho. Para a final entre Itália e França, foi utilizado uma versão especial, chamada Teamgeist Berlin, que difere do padrão de obturações de ouro impressa na face.

COPA DE 2010 – ÁFRICA DO SUL Nome da Bola: Jabulani e Jo´bulani

Jabulani (que na língua zulu quer dizer "festejar") foi apresentada oficialmente em 4 de dezembro de 2009, durante o sorteio para as chaves do mundial de 2010. É formada por oito painéis termossoldados e dispostos de maneira esférica. Sua estampa é um motivo decorativo de onze cores (o número não é casual, e simboliza os onze jogadores de uma equipe, assim como as 11 língua oficiais do país anfitrião, no caso, a África do Sul). Possui a Tecnologia grip "Groove N", feita pela Adidas para permitir maior precisão no disparo e no controle de bola.
Assim como na final do Mundial de 2006, foi usada uma versão especial, chamada Jo'bulani, cujo nome é derivado da junção de Jabulani e Jo'burg.

COPA DE 2014 – BRASIL Nome da Bola: Brazuca

A bola da Copa do Mundo se chama Brazuca. O design completamente arrojado remete às fitinhas do Senhor do Bonfim e marca a bola que mais foi testada na História do campeonato mundial.
A fabricante Adidas afirma que a nova bola tem melhores condições de aderência, estabilidade, aerodinâmica e precisão de toque – vale lembrar que a Jabulani, bola utilizada na Copa de 2010, foi alvo de inúmeras críticas, já que muitos afirmavam que os chutes saíam tortos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento