Pular para o conteúdo principal

PROGRAMA DA REDE GLOBO SUGERE MORTE AOS PORTADORES DE HIV

A 14ª edição do "Big Brother Brasil" não para de causar polêmica. Após alguns dos participantes terem feito comentários considerados racistas, Angela causou revolta ao sugerir, na última sexta-feira, que os portadores de HIV deveriam ser exterminados. Durante a atração, a "sister" deu sua opinião depois de Cássio afirmar que era possível erradicar a doença. "O que o governo gasta com remédios para os portadores da Aids, se ele gastasse apenas três vezes mais, em 40 anos acabava a Aids no mundo. Porque daria remédio para todas as pessoas. Quem já tem, geralmente não dura mais de 40 anos, falece, e a Aids acaba", disse o "brother".   

Diante disso, Angela afirmou: "Vamos matar todo mundo". Em seguida, a participante continuou: "O que mais me irrita é saber que a Aids veio do macaco e teve um idiota que foi transar com um macaco!". A cena causou indignação dos telespectadores, que se manifestaram nas redes sociais. Mas não foi só o público que se chocou com as declarações. Entidades que lutam pelos direitos dos portadores de HIV se manifestaram por meio de cartas endereçadas à Globo, em que pedem retratação pelo que foi dito. "Considerando as informações incorretas e eticamente condenáveis no que se refere tanto à epidemia quanto às pessoas vivendo com HIV/Aids, que reforçam o preconceito e o estigma, solicitamos à Rede Globo de Televisão a retificação da declaração feita pela participante do reality show.

Para eliminarmos a epidemia é preciso saber informar e, sobretudo, respeitar os direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/Aids", diz a mensagem da Coordenação Estadual DST/Aids-SP. 

"A RNP+ Brasil lamenta profundamente que a Rede Globo tenha se omitido no cumprimento de seu papel social, contribuindo para aprofundar o preconceito, a discriminação e prestando um desserviço às pessoas que vivem com HIV e AIDS. Lamentamos ainda que o apresentador do programa, em respeito à sua longa amizade com o cantor e compositor Cazuza, vítima mortal da AIDS, não tenha se sensibilizado com a frase infeliz da participante do reality show", diz trecho da carta assinada pela Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS. 

"O Fórum de Ongs/Aids de São Paulo, colegiado que reúne mais de 100 organizações com atuação em defesa da saúde pública de qualidade e pela garantia de manutenção dos direitos das pessoas que vivem com HIV e Aids, e das minorias mais afetadas pela epidemia, vem através desta nota manifestar seu repúdio às manifestações ocorridas no programa "Big Brother Brasil" da última sexta-feira, 14 de março, com a sugestão da pena de morte às pessoas que vivem com HIV e Aids e outras atitudes desrespeitosas protagonizadas por uma das participantes e transmitidas em rede nacional", dizia o trecho de mais uma mensagem sobre a declaração. 

Um abaixo-assinado foi criado no site "Petição Pública". "Pela segunda edição consecutiva, o reality show ‘Big Brother Brasil' presta um verdadeiro serviço de desinformação e disseminação do preconceito quanto ao histórico da epidemia e aos Direitos Humanos da Pessoas que vivem com HIV/AIDS. Em edição precedente, um participante declarou, contrariando todas as evidências clínicas e epidemiológicas, que apenas os homossexuais adquirem o HIV. E, na edição atualmente veiculada, em meio a uma ‘roda de conversa' na qual as maiores inverdades e tolices foram veiculadas sobre o HIV/AIDS, uma participante declara que todos os portadores de HIV/AIDS  devem ser exterminados.

Tais declarações não podem ser veiculadas pela mídia em hipótese alguma, sob pena e risco de termos uma verdadeira onda de perseguição às pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS", diz mensagem que acompanha a iniciativa. 

"Desta forma, nós abaixo assinados, pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS, militantes desta causa e profissionais que lutam há décadas contra o estigma e o preconceito que envolve a pandemia, EXIGIMOS uma retratação pública dos produtores do Big Brother Brasil COM A MAIOR URGÊNCIA!", conclui a nota. 

Mais de duas mil pessoas haviam assinado o documento até a tarde desta terça-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Fluminense - O Reino encantado dos Guerreiros Tricolores

Mais uma vez o futebol carioca vive momentos de contos de fadas. No último fim de semana, antes de o Fluminense enfrentar Volta Redonda pela penúltima rodada do campeonato carioca, estoura a crise no Reino dos Tricolores Guerreiros. A corte que havia se reunido pela segunda vez (a primeira corte havia sido composta por: Edmundo, Romário e Eurico Miranda no Vasco). O Reino Tricolor parecia tão "feliz", até a chegada do novo chefe da tropa (Levir Culpi). A chegada do novo comandante incomodou o líder dos guerreiros. - o líder era aquele que sempre salvava a tropa nos piores momentos das batalhas nos campos sangrentos. Fred era o líder, até ser colocada em dúvida (por parte do chefe), se realmente era preciso toda essa liderança. Então o chefe decidiu mandar a sua tropa de Guerreiros Tricolores para a batalha seguinte, mas, sem a liderança exercida por Fred. De certa forma isso incomodou Fred que por sua vez, coloca a disposição para o Rei (presidente Simense) a patente de líder...

#Futebol - Fla arranca na 'marra' a classificação do Flu em pleno Maracanã

No clássico carioca das quartas de final da Copa Sul-Americana, o torcedor que deixou o Maracanã na noite desta quarta-feira não pode reclamar de falta de emoção. Em uma partida eletrizante, o Flamengo, que ficou atrás no placar duas vezes, se recuperou de um déficit de dois gols e arrancou um empate por 3 a 3 contra o Fluminense a seis minutos do fim para garantir sua vaga na semifinal da Copa Sul-Americana, já que na ida os rubro-negros haviam vencido por 1 a 0. Leiam Também: Raio-X de D. Cavalieri e D. Alves no Fla x Flu Internacional O time tricolor abriu o placar logo aos 3 minutos com Lucas. Demorou apenas 7 minutos para o Flamengo empatar. E a igualdade veio dos pés de Diego, que acertou uma bela cobrança de falta. Aos 41 do primeiro tempo, de cabeça em uma cobrança de escanteio, Renato Chaves recolocou o Flu à frente do placar. O dia parecia ter o zagueiro, que fez o terceiro do time tricolor aos 10 da etapa final, como herói. Mas o destino seria de alegria rubro-negr...