Pular para o conteúdo principal

O LEGADO DA COPA DO MUNDO NO BRASIL

Com o objetivo de conter atos terroristas e até a violência nas manifestações programadas para o período da Copa do Mundo, o governo montou um esquema de segurança, envolvendo as pastas da Defesa, da Justiça e a da Casa Civil, que funcionará durante o mundial que ocorre em junho.

O esquema para a Copa inclui até a participação da presidente Dilma Rousseff, a quem cabe, constitucionalmente, a tarefa de dar a palavra final de atuação das Forças Armadas em casos extremos, como os de ataques terroristas, por exemplo. Por isso, a participação da Casa Civil foi incluída no planejamento das ações de segurança para a Copa, já que é a pasta mais próxima da presidente da República.

Na abertura e no encerramento da Copa do Mundo, o espaço aéreo das cidades-sede será fechado 3 horas antes do início da festa e 4 horas após. Isso ocorrerá em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Para as partidas da primeira fase da competição, nas 12 cidades-sede, o tempo de restrição começa uma hora antes do início do jogo e vai até 3 horas depois do início da partida. Nas demais fases, o espaço aéreo será fechado uma hora antes e até quatro horas depois. Nas áreas restritas, voarão caças, helicópteros, aviões-radar e que reabastecem as aeronaves no ar.

Considerando as três forças, 57 mil militares foram mobilizados para atuar pela defesa nas cidades-sede. De acordo com o Ministério da Defesa, 21 mil militares ficarão de prontidão na chamada força de contingência e, em caso de “pico de crise na segurança”, só serão acionados com a autorização da presidente.

De acordo com o Ministério da Defesa, a força de contingência só será utilizada em situações nas quais haja o esgotamento da capacidade de atuação dos órgãos de segurança pública. Para que ela seja acionada, também terá que haver uma solicitação dos governadores que terão que comprovar a incapacidade de lidar com determinada situação limite.

“Esperamos que a Copa do Mundo transcorra sem qualquer incidente, mas tomamos precauções e nos preparamos para fazer a nossa parte”, disse o ministro da Defesa Celso Amorim.

OS CUSTOS

A segurança da parte interna dos estádios será totalmente particular, exigência apresentada pela Fifa. As polícias e militares somente atuarão do lado de fora com o objetivo de garantir os acessos. Mesmo assim, ao todo, a segurança da Copa custou ao governo brasileiro R$ 1,9 bilhão. Deste volume de recursos, R$ 709 milhões foram só para a Defesa.

O restante foi destinado a ações das forças de segurança coordenadas pelo Ministério da Justiça, como a Polícia Federal (PF) a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além da Força Nacional.

De acordo com informações do Ministério da Defesa, os repasses estão sendo feitos desde 2012 e a maior parte dos recursos foi destinada a aquisição de equipamentos e treinamentos.

Trabalho de inteligência envolverá a Abin e a PF que atuarão em parceria com Interpol.

OS ATAQUES CIBERNÉTICOS

Um ponto de atenção do governo é a possibilidade de ataques cibernéticos durante o mundial. Essa preocupação cresceu após as revelações de espionagem norte-americanas que atingiram dados até da presidente Dilma Rousseff, no ano passado. Diante disso, boa parte dos equipamentos adquiridos pelo governo para a Copa são computadores, softwares para o chamados centros de defesa cibernética, que ficará sob controle do Exército.

OS PROTESTOS

O trabalho, de acordo com o governo, será de identificar possíveis ameaças que coloquem em risco as estruturas controladas por sistemas digitais, os sistemas de tecnologia da informação e ainda as comunicações institucionais do Estado.

De acordo com o planejamento do governo, o trabalho de inteligência para prevenir possíveis ataques envolverá a Abin e a Polícia Federal que atuarão em parceria com Interpol.

ATAQUES QUÍMICOS

Além dos computadores, que também servirão para a montagem dos centros de operações nos estados, o governo também adquiriu kits para defesa química, biológica, radiológica e nuclear para serem utilizados pelos militares que irão vistoriar e fazer a varredura de todos os locais diretamente envolvidos na Copa.

As varreduras estão programadas para serem feitas nos estádios, hotéis e centros de treinamento das seleções, aeroportos, bases aéreas e comboios das delegações oficiais.

FRONTEIRAS

Às vésperas da Copa do Mundo, o Ministério da Defesa mandará cerca de 30 mil militares das três Forças Armadas para toda fronteira terrestre brasileira. Será a oitava edição da chamada operação Ágata.

A data de início da operação, prevista para durar três semanas, está sendo mantida em sigilo por questão de segurança, alegada pelos militares. O objetivo é “blindar” 16,8 mil quilômetros de fronteira com dez países da América do Sul. A operação, de acordo com o Ministério da Defesa, inclui ações de bloqueios de rodovias em pontos estratégicos e terá foco na repressão ao tráfico de drogas, contrabando, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, além de imigração ilegal.

CENTROS INTEGRADOS

De acordo com o Ministério da Defesa, em cada uma das 12 cidades-sede será montado um comitê de defesa integrado, coordenado por um representante das Forças Armadas. Este comitê também será integrado pelo superintendente da Polícia Federal no estado e pelo secretário de Segurança Pública do estado.

No caso do Rio de Janeiro, que realizará em 2016 as Olimpíadas, o comitê também será integrado pelo secretário municipal de Segurança Pública, atendendo a um pedido feito pela prefeitura. Caberá a esse comando a coordenação dos trabalhos de segurança. Além das 12 cidades que sediarão os jogos, as forças armadas também atuarão em mais três capitais: Vitória (ES), Aracaju (SE ) e Maceió (AL), que também receberão delegações de atletas.

Já em Brasília, a instância estratégica para a orientação será um comitê executivo constituído pela Casa Civil da Presidência da República e pelos Ministérios da Justiça e da Defesa, com o assessoramento permanente do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI PR).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento