Pular para o conteúdo principal

O BODE ONLINE - Futebol Nordestino Parte I



O futebol nordestino, antes um grande celeiro de jogadores para o Brasil e que foi abandonado nos últimos tempos tem ressurgido das cinzas, como temos visto nessa última temporada do Campeonato Brasileiro.

Através de um trabalho de formiguinha, os clubes têm conseguido organizar as suas finanças e, inicialmente, conseguido disputar as competições de igual para igual com o restante dos outros times posições ou mesmo a liderança do Brasileirão.

O trabalho foi começado pelo Vitória, que atualmente é a quinta menor dívida entre os clubes do Brasil e que, já em 2013, quase conseguiu um feito inédito na sua história de mais de 100 anos e bateu na trave da Libertadores, ficando a uma posição do G4. A administração mantém os salários em dia de todos os profissionais que lá atuam, além de contratações pontuais, pois tem uma excelente base e muitos jogadores saem de lá para o profissional.

Outros clubes como o Sport do Recife, que disputa jogadores mesmo com o eixo Rio-São Paulo, como no caso de Diego Souza e o Bahia que se reestruturou e hoje além de diminuir a sua folha também tem revelado jogadores, como Jean (goleiro da seleção sub-20), Anderson Talisca e o lateral esquerdo Pará, hoje no Cruzeiro e assim como outros que atuam no profissional e que tem feito uma excelente campanha nesse ano, com perspectivas de ascensão a série A.

Temos exemplo do Ceará, campeão da Copa do Nordeste e é dessa competição que quero falar, pois a criação da Liga do Nordeste deu a estrutura suficiente para que seja feita uma avaliação com subsídios para o restante do ano, tanto de elenco e até financeiro devido ao excelente público, a renda e aos patrocinadores, que tornam o Nordeste mais forte futebolisticamente.


Espero ainda ver mais clubes como o Sampaio Correia, Confiança, dentre outros crescerem e voltarem a aparecer no cenário nacional, pois a região além de uma torcida apaixonada tem um enorme potencial pouso desenvolvido, tanto pelas gestões das federações locais, quanto pela CBF, que abandonaram por anos os times, vamos torcer e acompanhar a franca melhora dessas equipes de tanta tradição e camisa.

Escrito por:
Vinícius Bulhosa
https://www.facebook.com/vinicius.bulhosa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.