Pular para o conteúdo principal

Rio 2016 ainda tem obras não iniciadas



Com menos de 500 dias faltando para o Rio de Janeiro sediar os Jogos Olímpicos, de acordo com a agência Reuters, a construção de vários locais de competição ainda não começou e algumas licitações sequer foram realizadas, o que aponta para um cenário de obras de última hora que provavelmente farão os gastos subirem. As informações foram rebatidas pela Empresa Olímpica Municipal, órgão da prefeitura da cidade.

Canteiro de obras do Parque Olímpico
 Segundo a agência, pode parecer um roteiro familiar em eventos esportivos de grande porte. À medida que o início se aproxima as manchetes invariavelmente se concentram nos atrasos e na correria para tudo ficar pronto a tempo, e mesmo assim as competições transcorrem sem grandes tropeços.

Mas a Olimpíada Rio 2016 pode se tornar um dos casos mais preocupantes de preparativos em cima da hora já vistos, resultando em uma corrida contra o tempo que pode acabar inflando o orçamento atual de quase R$ 40 bilhões e aumentará o fardo sobre a já fragilizada economia brasileira.

A esta altura da reta final para a Olimpíada de Londres 2012, quase 80% das instalações e da infra-estrutura tinham sido finalizadas. No Rio, só cerca de 10% dos 56 projetos olímpicos em construção, reforma ou de energia estão prontos.

Embora essa última cifra exclua os 11 estádios já existentes e que não precisam de reformas, os números enfatizam um atraso nos preparativos que pode colocar o Rio ao lado de Atenas, onde só metade dos locais estavam prontos cinco meses antes do início dos Jogos de 2004. Na capital grega, itens que não eram considerados essenciais, como o teto do centro aquático, foram deixados de lado, e os paisagistas só terminaram seu trabalho no dia da cerimônia de abertura.

"Ainda há muito a ser feito", disse Michael Payne, que trabalhou no Comitê Olímpico Internacional (COI) durante mais de 20 anos e ajudou o Rio a conquistar a sede dos Jogos, acrescentando que obras de última hora parecem inevitáveis.

No Brasil, qualquer aumento no custo total será difícil de engolir em um momento de desaceleração econômica e de tentativa de ajuste fiscal. A revolta da população com o preço inflado dos estádios da Copa do Mundo de 2014 foi um dos motivos que levaram mais de um milhão de pessoas às ruas em 2013.
O escândalo de corrupção da Petrobras, que implicou várias empreiteiras tocando obras para a Olimpíada, aumenta as chances de atrasos.
 
Até agora, as empresas e o governo dizem que o escândalo não afetará o evento, mas algumas empreiteiras menores já pediram concordata e a restrição de acesso ao mercado de créditos pode transformar a obtenção de recursos em um pesadelo para as construtoras.

Nossos Parceiros:
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.