Pular para o conteúdo principal

GOVERNO TRATA MANIFESTANTES COMO SE FOSSEM MARGINAIS

Terminou por volta das 22h desta quinta-feira (13) o protesto contra o aumento da tarifa de ônibus no Centro do Rio. Até as 20h45 a manifestação era pacífica. Até as 22h45, pelo menos 18 pessoas foram detidas, embora a polícia não confirmasse o número oficialmente. Na 5ª DP (Gomes Freire), para onde foram levados dois dos manifestantes, um grupo ficou na porta da delegacia à espera dos companheiros.

Durante o protesto, a Tropa de Choque da Polícia Militar utilizou bombas de efeito moral para dispersar o grupo. Em resposta às bombas, manifestantes jogaram flores nos agentes policiais.

O estudante Philippe Brissant de Andrade Lima, de 19 anos, foi atingido no olho por uma bala de borracha. De acordo com o advogado do jovem, André de Paula, Phillipe foi levado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro, onde passa por exames.

"Ele me mandou uma mensagem dizendo que tinha levado um tiro de bala de borracha na cabeça. Ainda não consegui nenhuma informação aqui no hospital. Me disseram apenas que ele está no centro cirúrgico", disse Cristiane Brissant, mãe do jovem, ao O Carioca online, acrescentando que ele faz um curso de computação na Rua do Rosário, no Centro, onde ocorreu a manifestação. Os pais do rapaz não souberam informar se o jovem estava apenas passando pelo protesto quando foi atingido ou se estava participando do ato público.

"Ele foi baleado pela polícia numa atitude de vandalismo. Isso é um abuso de autoridade", diz André de Paula ao blog O Carioca online.
Às 21h28, a tropa do Batalhão de Choque de Choque da PM avançou com bombas de gás para conter os manifestantes, em direção à Central da Brasil. Além de escudos e armas não letais, os policiais estão com cães para dispersar o tumulto.

Policiais do 5º BPM (Praça da Harmonia) seguraram os manifestantes na esquina da Avenida Presidente Vargas na esquina com a Rua Uruguaiana. O Batalhão de Choque entrou pela Presidente Vargas e jogou bombas de efeito moral em direção da própria polícia. Agentes avançaram com a ajuda de cães e dispararam tiros de bala de borracha contra o grupo que participava do protesto. Às 21h10, a cavalaria da Polícia Militar chegou ao local, colaborando para dispersar o grupo, que seguiu em direção à Central do Brasil.
Começo da confusão Depois do Batalhão de Choque dispersar os manifestantes na Avenida Presidente Vargas usando bombas de efeito moral e disparando balas de borracha, o estudante Bruno Sued, de 23 anos, contou que a confusão foi iniciada por um grupo de cerca de 20 manifestantes.

"A maioria foi pacífica, mostrando a cara. Mas esses que vieram de máscara, casaco preto e bandeira vermelha é que começaram a confusão. A gente estava conversando com a polícia, eles jogaram pedras e coquetel molotov na direção dos policiais. Fizeram a maior barbárie. E nós somos contra isso", disse o jovem ao blog O Carioca online.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

Flamengo Próximo de Conquistar a Taça Guanabara 2015

Líder do Campeonato Carioca com 35 pontos conquistados, o Flamengo tem tudo para confirmar a primeira posição e o simbólico título da Taça Guanabara, que lhe dá a vantagem do empate a partir das semifinais. Isso porque o Rubro-Negro encara o desesperado Nova Iguaçu, que luta contra o rebaixamento, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio Moacyrzão, em Macaé, pela última rodada. Os flamenguistas podem ser campeões da Taça GB até com um tropeço, desde que o Botafogo, segundo colocado com dois pontos a menos, não derrote o Macaé no mesmo horário. Com Vanderlei Luxemburgo ainda suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) por ter criticado a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o Flamengo, assim como aconteceu na vitória de 3 a 0 sobre o Fluminense, será dirigido pelo auxiliar Deivid, que espera um jogo muito complicado. "O fato de o Nova Iguaçu precisar do resultado como única fonte de sobrevivência torna a partida muito complicada, porque ele

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".