Pular para o conteúdo principal

Campeonato Brasileiro Série B - Botafogo vence Atlético GO e assume a liderança do brasileiro

Depois de duas chances seguidas desperdiçadas nas últimas rodadas, o Botafogo, enfim, se reencontrou com a vitória e recuperou a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro nesta terça-feira à noite. Com uma atuação brilhante do atacante uruguaio Navarro, que fez três gols, o Alvinegro goleou o Atlético-GO, por 4 a 0, no Engenhão. Willian Arão completou o placar, com assistência de Navarro.

Os poucos torcedores (3.241 pagantes e 3.667 presentes) que compareceram em uma noite de garoa do Rio de Janeiro, depois de um dia de sol intenso, puderam assistir ao ótimo desempenho do camisa nove e também um bom jogo coletivo, além de comemorar a volta do time carioca à primeira colocação. Subida na tabela que foi possível graças ao terceiro tropeço consecutivo do Vitória, que desta vez perdeu para o Bragantino por 2 a 1, e caiu para a segunda posição.

Após 22 rodadas disputadas, o Botafogo agora soma 39 pontos, enquanto o Rubro-Negro baiano parou nos 38 pontos. Na parte de baixo da classificação, o Atlético-GO, que não perdia há oito jogos, soma 27 pontos e está na 15ª colocação.

No sábado, o Botafogo faz o confronto direto com o Vitória, valendo a liderança da Série B, no Barradão, em Salvador. Já o Atlético-GO volta a campo só na próxima terça-feira, contra o Criciúma, no Serra Dourada, em Goiânia.

O jogo

Pressionado pelos últimos resultados, o Botafogo começou a partida no ataque, mas encontrou um adversário muito bem postado na defesa e que não permitia a penetração dos atacantes alvinegros. O Atlético Goianiense mantinha apenas o atacante Weverton na frente, isolado entre os zagueiros da equipe carioca.

O primeiro momento de perigo só aconteceu aos nove minutos, quando Neilton recebeu na esquerda e cruzou para Navarro. O uruguaio desviou e a bola saiu rente à esquerda de Márcio. Aos 12 minutos, o time carioca voltou a ameaçar em dois lances seguidos. No primeiro, Elvis cabeceou, de dentro da pequena área, e a zaga salvou na linha de gol. Na sequência, Willian Arão mandou uma bomba que encobriu o travessão.

Mais presente no ataque, o time dirigido por Ricardo Gomes procurava a marcação do primeiro gol, enquanto a equipe goiana apenas se defendia e tentava lançamentos longos para acionar seus atacantes. Aos 19 minutos, após cruzamento de Weverton, Carleto escorregou ao tentar cortar e o goleiro Helton Leite precisou ser rápído para chegar na bola antes de Willie.

Aos 22 minutos, o Botafogo marcou o primeiro gol. Apos cruzamento de Carleto, Navarro subiu mais do que a zaga e cabeceou no canto esquerdo de Márcio. Dois minutos depois, Elvis descobriu Navarro na área e o atacante uruguaio, de peito, recuou para Willian Arão mandar a bomba e ampliar o marcador.

O time carioca seguiu pressionando e, aos 26 minutos, Carleto chutou cruzado, mas a bola desviou em Rafael e quase enganou o goleiro Márcio. Depois de sofrer dois gols em dois minutos, o Atlético Goianiense ficou desnorteado em campo, com grande dificuldade de se organizar no ataque.

Aos 34 minutos, Navarro fez grande lançamento para Tomas, que chutou cruzado, mas a bola bateu em Rafael e facilitou a defesa do goleiro Márcio. Depois dos 35 minutos, o time de General Severiano diminuiu seu ritmo, mas o Atlético não conseguiu se aproveitar para criar dificuldades para a defesa alvinegra.

Aos 41 minutos, o lateral-esquerdo Carleto sentiu um problema muscular e pediu para sair. Jean entrou em seu lugar. O Botafogo voltou para o segundo tempo com a mesma disposição da etapa inicial e, logo aos oito minutos, ampliou o marcador. Navarro recebeu bom passe, se livrou da marcação de Rafael e mandou para a rede.

Só aos 17 minutos é que a equipe goiana ameaçou o gol de Helton Leite com uma cabeçada que encobriu o travessão. Aos 19 minutos, o Botafogo marcou o quarto gol, novamente através de Navarro, que recebeu bom passe de Tomas e apenas completou para o gol. Foi o quinto gol do uruguaio na Série B.

Com a vitória definida, o time carioca passou a administrar a vantagem, mas teve a chance de marcar o quinto gol em conclusão de Tomas, mas o goleiro Márcio fez grande defesa, espalmando para escanteio.

Sem alternativas ofensivas, o Atlético-GO passou a se preocupar apenas em evitar sofrer mais gols, enquanto o Botafogo, com o triunfo garantido, manteve o controle da partida até o final.

FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 4 X 0 ATLÉTICO-GO

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de setembro de 2015, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Assistentes: Marco Antônio de Andrade Motta Junior (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Cartão amarelo: Pedro Bambu (Atlético-GO)
GOLS:
BOTAFOGO: Navarro, aos 22 minutos do primeiro tempo, e aos oito e 19 minutos do segundo tempo; Willian Arão, aos 24 minutos do primeiro tempo.

BOTAFOGO: Helton Leite, Luís Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto (Jean); Serginho, Willian Arão, Tomas e Elvis (Diego Jardel); Neilton (Fernandes) e Alvaro Navarro
Técnico: Ricardo Gomes

ATLÉTICO-GO: Márcio; Éder Sciola, Rafael, Samuel e Danilo Tarracha; Feijão, Pedro Bambu, Jorginho (Thiago Primão) e Washington (Recife); Willie e Weverton (Juninho)
Técnico: Gilberto Pereira

Nossos Parceiros:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.