Pular para o conteúdo principal

Coluna Resenha de Vestiário - Até aonde vai a paciência do torcedor?


Até que ponto o fanatismo do torcedor supera a paciência? O verdadeiro torcedor não pode ser considerado um torcedor fanático? Pode sim. Hoje em dia o torcedor fanático tem um nível de paciência um pouco acima dos torcedores considerados "normais"

O torcedor fanático tem um nível de exigência maior, porque ultimamente não está nada fácil sustentar o seu fanatismo com o futebol apresentado pelos times brasileiros.

A cada ano que passa, o futebol vai se modernizando e com ele vem de brinde os "torcedores coxinhas". Os "coxinhas" são mais fáceis de serem ludibriados e com isso não perdem facilmente a sua paciência com o pobre futebol apresentado.

Embora a tendência das novas arenas serem tomadas por esses torcedores, hoje em dia estão sendo vistos com bons olhos pela grande maioria dos dirigentes brasileiros, pois além de serem menos exigentes, são facilmente adaptáveis aos preços exorbitantes estipulados pelas arenas.

Voltamos ao fanático e sem paciência torcedor. Visando acabar com os protestos dos torcedores, é que os dirigentes cativam os "coxinhas" pois são facilmente convencidos.

Já o torcedor fanático, entende que algo está errado e faz uso do seu livre-arbítrio, perde muito cedo a paciência e protesta. Obviamente, em alguns casos podemos dizer que com um certo exagero, outros de forma inusitada, outros de forma animada e alguns preferem o papo 'face a face'.

E sobre esse protesto 'face a face' que falamos agora. Algumas torcidas organizadas passam dos limites perdem a paciência rapidamente e de forma intimidadora, cobram explicações, cobram atitudes e etc.

Invadem vestiários, invadem centro de treinamento, esperam a delegação em rodoviárias ou aeroportos ou até mesmo invadem a vida pessoal do atleta.

Perdem facilmente a paciência e por serem financiados pela grande maioria dos dirigentes brasileiros, se acham no direito de fazerem o que fazem.

Em fim, algo que não está combinando e ultimamente vem sumindo das arquibancadas é a paciência do torcedor, assim como os nossos craques.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.