Pular para o conteúdo principal

Copa América 2015 - Decisão entre Chie e Argentina de 1955 com confusões e mortes

Seleção argentina de 1955
Não é a primeira vez que Chile e Argentina decidem a Copa América. Em 30 de março de 1955, as duas equipes entravam em campo para disputar o título em uma partida que ficou para a história pela confusão fora das quatro linhas. A aglomeração de pessoas, que forçaram a entrada no estádio Nacional, resultou em uma confusão generalizada e culminou com a morte de sete pessoas, além de outras 50 feridas, segundo o relato do jornal A Gazeta Esportiva da época.

A partida valia o título da 23ª edição do torneio sul-americano, com o regulamento um pouco diferente, e teve a vitória da Argentina por 1 a 0. Na ocasião, o Chile também era a sede da competição, e o embate decisivo aconteceu no mesmo palco da próxima final, no sábado. A seleção chilena nunca havia conquistado a taça continental. Por sua vez, a Argentina já tinha levantado, antes de 1955, o troféu nove vezes.

O jogo estava marcado para começar às 20h (horário local), porém, desde o início da tarde, o estádio já estava abarrotado de torcedores chilenos, muitos deles sem ingresso.
A partida por pouco não ocorreu. Os organizadores do torneio começaram a retirar do estádio aqueles que estavam sem ingresso. Ainda assim, o estádio comportou mais torcedores do que a sua capacidade total - de 55.100 pessoas - permitia.
O sistema do torneio em 1955 era diferente do modelo atual. Na época, todas as seis seleções que disputavam a competição jogavam entre si. Deu-se que, na última rodada, Chile e Argentina se enfrentaram com o mesmo número de pontos. Ou seja, quem ganhasse a partida, que passou a ser tratada por todos como "final", seria o vencedor do torneio.
A seleção chilena tinha ainda duas vantagens: além de contar com Enrique Hormazábal, eleito melhor jogador da competição, a equipe poderia ser campeã empatando o jogo, pois levava vantagem no saldo de gols, que era o primeiro critério de desempate.
Todos os fatores faziam com que os torcedores locais tivessem muita confiança em um triunfo chileno. A partida foi bastante parelha, até que aos 14 minutos do segundo tempo, o atacante Rodolfo Micheli, artilheiro da competição em 1955, marcou o gol da vitória da Argentina, que conquistou seu décimo título.
A seleção chilena, que nunca conquistou nenhum título da Copa América, e a Argentina, 14 vezes campeã da competição, mas que não ganha o campeonato sul-americano desde 1993, se reencontram no mesmo palco da histórica partida disputada há 60 anos.
Desta vez, o craque da competição, Lionel Messi, veste a camisa albiceleste, todavia, torcedores, imprensa e os próprios jogadores chilenos apontam essa seleção como sendo a melhor geração de todos os tempos do país.
Certamente, uma grande partida espera os 55.100 privilegiados que, com ingresso, assistirão de perto ao próximo capítulo desta história sendo escrito. E não há vantagem em campo. Se houver empate, a decisão será na prorrogação e, mantida a igualdade, nos pênaltis.
Nossos Parceiros:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.