Pular para o conteúdo principal

FLA LEVA A MELHOR NO CLÁSSICO DOS MILHÕES

Primeiro clássico do Mano Menezes pelo Flamengo. Foi a reestreia de Dorival Junior no Vasco, e justamente contra a equipe rubro-negra, última que treinou. Foi distante do Rio, mas num estádio cujo nome remete logo ao futebol carioca: no Mané Garrincha, em Brasília. Foi um Vasco x Flamengo entupido de gente empolgada -61.767 mil pessoas. Mas foi um Vasco x Flamengo com mais correria do que inspiração. E, numa das poucas jogadas bem-feitas na partida, Paulinho, destaque rubro-negro, fez o gol da vitória que tirou a equipe do Z-4 e pôs o rival na zona de rebaixamento - coisa que não acontecia com os cruz-maltinos desde 2010.

Foi o primeiro gol de Paulinho no Flamengo. O jogador, ao lado de Elias, mais eficiente da equipe que, se ainda está longe de empolgar e deixar os rubro-negros aliviados, ao menos mostrou um pouco mais de organização tática. E foi essa arrumação determinante para a vitória.

A torcida rubro-negra bem que tentou transformar o Mané Garrincha no Maracanã. Cantou de "Levantou poeira" a "Sai do Chão, a torcida é do Mengão". O lado vascaíno respondeu ao som de "Uh, pula ae, deixa o caldeirão ferver". Mas o clássico deixou visível que tanto Vasco como Flamengo precisam se reforçar e se organizar muito para não passarem sufoco. Com o resultado, os rubro-negros chegaram a nove pontos ganhos e subiram para o 11º lugar na tabela. Saíram da zona de rebaixamento. Os cruz-maltinos caíram para a 17ª posição e entraram na área de desconforto. Na oitava rodada, os vascaínos farão o duelo com o Fluminense, no próximo domingo, no retorno ao Maracanã. O Fla vai a Caxias do Sul para, no mesmo dia, enfrentar o Internacional. O atacante Paulinho não escondia a felicidade por marcar o gol da vitória, primeiro com a camisa rubro-negra.

- Esse gol é inesquecível, num clássico, contra o maior rival do Flamengo. Vai ficar guardado. Treinamos bastante, sabia das dificuldades, fomos bastante dedicados. Disse o atacante ao Blog O Carioca online.

Camisa 10 vascaíno, Pedro Ken não escondeu que a esperança para a equipe melhorar no Brasileiro é a volta de Juninho Pernambucano, para quem cedeu a camisa 8. Dorival Junior bem que tentou, na partida, arrumar um homem de criação, ao lançar Dakson no segundo tempo, e o time até melhorou. Mas o time teve muita dificuldade de sair com a bola da defesa.

- Tentamos muitos lançamentos, em vez de trabalhar um pouco mais as jogadas. Eles conseguiram ter a bola. Quando a tivemos, chutávamos, e a bola voltava para eles. É importante ter o Juninho no elenco, é uma referência, vai nos ajudar, precisamos muito dele - afirmou Pedro Ken ao Blog O Carioca online.
Vascaínos e rubro-negros que Tanto Dorival Junior quanto Mano Menezes terão muito trabalho pela frente para acertar a saída de bola. Como a marcação era forte dos dois lados, a solução era chutão para a frente, o que dificultou um pouco a organização das jogadas. Com meio-campo mais ligado, o Flamengo levou vantagem.

Com fôlego e disposição, Elias vencia o duelo pela posse de bola. Gabriel se deslocava bem pelos lados. Até Carlos Eduardo, geralmente sumido, parecia querer estrear. Foi dele o primeiro chute com perigo, com cinco minutos. Matou e bateu de canhota, para fora. O Vasco bem que tentava dar o contragolpe. Mas Pedro Ken e Alisson, bem marcados e sem poder de criação, não conseguiam municiar Eder Luis. E André ficava muito isolado.

O Flamengo era mais veloz. Carlos Eduardo, novamente, arriscou chute da entrada da área para boa defesa de Diogo Silva, que apareceu depois em saída quando Marcelo Moreno tinha tudo para abrir o placar. Mas, com mais posse de bola, o gol rubro-negro sairia em questão de tempo. Foi quando, aos 29, o zagueiro Wallace surpreendeu em arrancada pela direita. Tocou para Gabriel e recebeu na frente. Deixou Elias em boa condição. No rebote do goleiro, o camisa 8 do Fla rolou para Paulinho bater de direita. Era o primeiro gol da partida e do camisa 26 no clube.
O Vasco deixou o primeiro tempo sem criar uma chance na partida. Dorival Junior viu que era preciso ter um jogador com mais poder de criação. Lançou Dakson no lugar de Felipe Bastos e Edmilson no de Alisson. O time começou a segunda etapa mais ofensivo. E foi justamente Dakson que mandou a primeira bola ao gol rubro-negro, de fora da área. Mas em cima de Felipe.

A partida, a essa altura, já perdera o vigor e a velocidade dos primeiros 45 minutos. A marcação não era mais a mesma. O Flamengo ao menos era mais organizado e rolava melhor a bola. Paulinho, novamente ele, fez boa jogada e arriscou belo chute colocado, de fora da área. Logo depois, Dorival Junior resolveu fazer a terceira mexida: sacou André para a entrada de Tenório. Queria o ataque mais agressivo.

Mano Menezes percebeu que Carlos Eduardo, com seu melhor desempenho desde a chegada ao Flamengo - saiu até aplaudido -, cansou. E o trocou por Nixon. O Vasco dava mais trabalho à zaga rubro-negra. Tenório e Edmilson incomodavam. Gabriel, machucado no ombro, deu lugar a Val no Fla. O time recuou. Os cruz-maltinos pressionaram no fim. Com Nei apoiando mais o ataque, as jogadas pela direita começaram a funcionar. Tenorio bateu prensado, com perigo. Não houve mais chances. Já faltava fôlego. Não para a torcida rubro-negra, que comemorava a plenos pulmões a vitória sobre o grande rival.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento