Pular para o conteúdo principal

MAIS DE 50% DOS TORCEDORES NO MARACANÃ, SÃO DE FORA DO RIO

Uma pesquisa de opinião levada a campo antes do jogo entre Brasil e Espanha, na final da Copa das Confederações, constatou que, ao menos no domingo, o público presente ao novo Maracanã foi bem diferente dos áureos tempos do velho Maraca. A consulta ouviu 434 torcedores e revelou, por exemplo, que 52,7% das pessoas ouvidas vieram de outras cidades do país para torcer pela Seleção, contra 31,8% que informaram morar na cidade do Rio de Janeiro.

Entre as pessoas ouvidas, 64,8% informaram não ter participado de manifestação alguma no mês passado, quando o país foi sacudido por passeatas organizadas através das redes sociais.

O custo dos estádios construídos especialmente para a competição também não passou em branco: 73,8% dos torcedores presentes ao Maracanã no domingo condenaram o desperdício, mostrando-se indignados. Eles consideraram as obras caras e desnecessárias, enquanto 22% acharam as intervenções igualmente dispendiosas, porém, necessárias.

Além de marcar a redenção do time comandado por Felipão, reacendendo a esperança na conquista do Hexa na Copa de 2014, o jogo que deu o título aos brasileiros sobre os espanhóis evidenciou também que não foi desta vez que o torcedor acostumado a frequentar as arquibancadas do velho Maraca pôde reencontrá-lo repaginado.

A pesquisa apontou ainda que entre os torcedores que informaram morar na cidade do Rio, 37,8% disseram ser da Zona Sul, contra 30,4% que deram a Zona Norte como o seu local de residência. A consulta feita por um consórcio de três empresas revelou também que 53,46% dos torcedores acomodados nas novas instalações do estádio informaram ter curso superior completo, contra 14,29% que responderam ter pós-graduação.

Entre os presentes, uma fatia expressiva (29,9%) disse ter uma renda familiar mensal entre 11 a 20 salários mínimos, enquanto 15,9% recebem acima de 21 salários mínimos. Cerca de 29% apenas recebem menos que cinco salários mínimos. A pesquisa foi feita momentos antes de a bola rolar e sua margem de erro é de 4,2 pontos percentuais.

Para a antropóloga Elizete Ignácio, diretora do instituto Clave de Fá, responsável pela consulta, os dados coletados pela pesquisa mostraram que o público que tradicionalmente frequentava o Maracanã não estava presente no domingo. Ela destacou que fatores como o preço alto dos ingressos e a venda dos bilhetes pela internet contribuíram para que o público presente ao estádio fosse formado em sua maioria por pessoas de classe média alta.

- Seguramente o preço alto dos ingressos é um fator importante. Mas também não resta dúvidas de que a venda pela internet também serviu para favorecer a vinda de torcedores de fora do Rio - analisou, destacando que entre os cariocas presentes (31,80%), a maioria seguramente estava habituada a frequentar o estádio antes mesmo de ele passar pela reforma para a Copa das Confederações.

Elizete disse ainda ser prematuro fazer qualquer prognóstico sobre o perfil do torcedor que frequentará o estádio daqui para a frente.

- Creio que ainda é uma incógnita. Vai depender muito do preço e também de como as torcidas vão se organizar -, afirmou, salientando o poder e a paixão que os clubes exercem sobre o torcedor.

- Não podemos desprezar isso. Se fosse assim não teríamos torcedores que ganham até dois salários mínimos, mas que se planejam para acompanhar seus clubes fora do estado - concluiu.

O Consórcio Maracanã S/A anunciou nesta terça-feira que no próximo dia 21 reabrirá o estádio para a partida entre Fluminense e Vasco, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.