Pular para o conteúdo principal

PROTESTOS DOS SINDICATOS SÃO MARCADOS POR VANDALISMO, DESTRUIÇÃO E VIOLÊNCIA

O Dia Nacional de Luta foi marcado por protestos pacíficos durante a manhã desta quinta-feira (11) no Rio. Uma manifestação, que começou durante a tarde, também começou pacífica, mas terminou em confusão e violência. O ponto de encontro foi a igreja da Candelária, no Centro do Rio, onde se reuniram representantes de centrais sindicais, trabalhadores e estudantes, cobrando melhorias no transporte, a redução da jornada de trabalho, entre outras reivindicações.
O grupo seguiu em passeata pela Avenida Rio Branco e, logo no início, um homem foi detido depois de quebrar uma vidraça da Candelária. Um grupo reagiu e a polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. O homem foi liberado em seguida.

O protesto, que começou com 2,5 mil pessoas, chegou a 6 mil, mas antes que os manifestantes conseguissem chegar à Cinelândia, onde haveria um ato político no final do protesto, uma nova confusão encerrou a passeata por volta das 18h, quando jovens mascarados que tinham se misturado à multidão foram expulsos.

A Polícia Militar tentou conter o tumulto, mas as pessoas se dispersaram pelas ruas do Centro. Um pequeno grupo ateou fogo em lixeiras e a Tropa de Choque tentou dispersar a multidão com bombas de efeito moral e jatos d'água.

Os manifestantes passaram pela Glória, pelo Catete, e pelas ruas do Flamengo. A Tropa de Choque chegou até a rua Senador Vergueiro e Marquês de Abrantes onde o lixo dos moradores foi queimado e colocado no meio da rua. As pistas do Aterro do Flamengo também chegaram a ser fechadas pelos manifestantes. Alguns deles atiraram pedras contra carros e ônibus que passavam pelo local.

Cerca de mil manifestantes continuaram o trajeto e seguiram em direção ao Palácio Guanabara, sede do governo do Rio, que fica em Laranjeiras, para protestar contra o governador Sérgio Cabral. Houve confusão e a rua Pinheiro Machado ficou fechada. Os manifestantes dispararam fogos de artifícios e a polícia revidou com bombas de gás lacrimogêneo.
Casa de Saúde atingida Por volta das 22h, alguns manifestantes se refugiaram na Casa de Saúde Pinheiro Machado. Os policiais atiraram e quebraram o vidro do estabelecimento. Médicos da unidade ficaram assustados e havia pacientes sendo atendidos no local. Funcionários limparam os cacos da vidraça que ficaram estilhaçados no chão.

Integrantes da Comissão de Direitos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tentaram intermediar junto à polícia a saída de manifestantes de dentro da Casa de Saúde. A assessoria da Policia Militar informou que não tinha essas informações por volta das 22h30.

Por volta das 23h20, os manifestantes deixaram as adjacências do Palácio Guanabara e seguiram em direção ao metrô de Botafogo, com tranquilidade.

Cabral: 'Vandalismo não será tolerado ' Em nota, o governador Sérgio Cabral disse que o vandalismo não será tolerado no Rio de Janeiro .

"Grupos que vão para as ruas com o objetivo claro de gerar o pânico e destruir o patrimônio público e privado tentam se aproveitar das recentes manifestações legítimas de milhares de jovens desejosos de participar e aperfeiçoar a democracia conquistada com muita luta pelo povo brasileiro", afirmou.
Detidos Durante a manifestação, três menores foram apreendidos e três pessoas presas. Um dos menores, de 17 anos, foi detido na Avenida Rio Branco, próximo à Câmara dos Vereadores, com um escudo de madeira com a inscrição BB, um capacete de soldado, pacotes de gaze, rolos de esparadrapos e uma máscara de oxigênio feita de garrafa pet.
Segundo depoimento de policiais militares que o encaminharam para a 5ª DP (Mem de Sá), o menor, ao ser apreendido, contou que é enfermeiro do grupo Black Bloc (que denomina-se anarquista nas redes sociais) e que a participação dele nas manifestações seria para socorrer integrantes do grupo possivelmente feridos.

O menor foi indiciado por fato análogo a formação de quadrilha e não quis prestar depoimento, reservando-se ao direito de permanecer calado.

Já Rodrigo Faria Barreto, 20 anos, Armando Herz de Faria, 19 e Francisco Iranildo Nunes Alves, 24, foram presos na Avenida Chile por arremessar pedras nos policiais militares, ônibus e lojas. Eles foram autuados por formação de quadrilha e corrupção de menores. O grupo estava acompanhado de dois adolescentes de 17 anos. De acordo com depoimento dos PMs, o grupo tentou fugir e foi detido dentro do estacionamento da Catedral Metropolitana.

No protesto ocorrido em frente ao Palácio Guanabara, um menor foi apreendido com uma bomba de gás lacrimogêneo no bolso. O fato foi registrado como apreensão de material. Uma mulher foi autuada por desobediência e liberada. Os registros foram realizados na 9ª DP (Catete).
Feridos O produtor cultural, Thiago Earp, foi ferido por uma bala de borracha no braço, no quadril e na perna. O manifestante contou que estava em frente ao Palácio Guanabara quando a polícia disparou jatos d´água, bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha encurralando os manifestantes.

"Explodiu uma bomba no meu pé e eu fui atingido por balas de borracha. Nós fomos destruídos em frente ao palácio", disse.

Segundo a Comissão de Direitos Humanos da OAB, além do rapaz ferido, uma jovem ficou ferida com uma bala de borracha na cabeça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda te...

Vasco da Gama - Média de idade das equipes virou "moda" no futebol nacional

Discutir a média de idade das equipes do futebol brasileiro virou moda nos últimos meses, em especial quando o assunto em debate é o elenco do Vasco da Gama. Tem sido comum ver durante as resenhas esportivas o time cruzmaltino ser taxado de "velho" por diversos analistas de plantão. Por isso, resolvemos acrescentar mais algumas informações para enriquecer os debates sobre o tema. Na semana passada, o Cruzmaltino iniciou a partida contra o Bangu com seis jogadores revelados em São Januário (esse número subiu para sete durante boa parte do segundo tempo). A média de idade do time na ocasião foi de 25,72. Considerando o último jogo dos 20 clubes que disputarão a Série A do Brasileiro em 2017, o Gigante da Colina possui a segunda menor média de idade ao lado do Santos. Apenas o Fluminense, com 24,90, possui um time titular mais jovem que o Almirante e o Peixe.  Com a análise partindo da equipe que começou o duelo com o Resende, no último domingo (05/02), a média de idade do Vasco...

Conheça os maiores artilheiros da história de Fla x Botafogo no clássico da Rivalidade

O clássico Fla x Botafogo ou o clássico da “Rivalidade” acontece desde 1913. Mimi Sodré foi o primeiro jogador a marcar gol nesse confronto. Inclusive foi esse jogo que marcou a inauguração do Estádio General Severiano. A partida era válida pelo Campeonato Carioca e o América sagrou-se campeão. O maior artilheiro do Botafogo contra o Flamengo Considerado um dos principais jogadores da história do Botafogo, Heleno de Freitas marcou 22 gols no chamado “Clássico da Rivalidade”. Heleno de Freitas brilhou nas décadas de 40 e 50 fez 204 gols em 233 jogos pelo Botafogo. Atuou também por Santos, Vasco, América, Boca Juniors e Junior de Barranquilla-COL. O ex-atacante boêmio era conhecido como “Príncipe Maldito”. O maior artilheiro do Flamengo contra o Botafogo O maior artilheiro desse confronto é Zico e, também o principal nome da história do Flamengo. O Galinho jogou também na Udinese e no Kashima Antlers, do Japão.