Pular para o conteúdo principal

ANISTIA DE POLICIAIS PODE SER REVOGADA COM O NOVO COMANDANTE DA PM DO RJ

O novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Luís Castro Menezes, anunciou, durante entrevista coletiva, na tarde desta terça-feira, que vai revogar o decreto anistiando os policiais militares que cometeram faltas disciplinares. A determinação havia sido assinada, na última quinta-feira, pelo então comandante da PM, coronel Erir da Costa Filho, que foi exonerado, na tarde dessa segunda-feira, pelo secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame.

- Vamos suspender o ato para que possamos estabelecer critérios e objetivos que tire qualquer dúvida em relação ao mesmo -garantiu Luís Castro.

Durante a coletiva, Beltrame disse que a saída de Erir do comando da PM deve-se a postura do coronel na "comunicação e apresentação de respostas a população".

- O motivo (da exoneração) é basicamente a forma como as coisas são colocadas nos últimos dois meses - informou Beltrame, descartando ligações com a assinatura do decreto da anistia ou o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza.

O nome do coronel Luís Castro foi anunciado na tarde dessa terça. Também já foram decididos os novos ocupantes do Estado-Maior da corporação: os coronéis Paulo Henrique de Moraes (operacional) e Ricardo Pacheco (administrativo). O primeiro estava no comanda da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, e o segundo, estava a frente da Diretoria Geral de Ensino e Instrução.

O novo comandante da PM é aspirante da turma de 1987, a mesma de dois integrantes do Estado-Maior que agora deixam o cargo, os coronéis Alberto Pinheiro Neto (operacional), e Robson Rodrigues da Silva (administrativo). Menezes é considerado muito inteligente e equilibrado, mas sua escolha causou surpresa em alguns segmentos, pois não é visto como um líder da tropa. Tanto que um oficial inativo, ainda influente na tropa, ao saber da indicação, perguntou:

- Tem certeza que o nome é esse mesmo?

Menezes já foi comandante do 33º BPM (Angra dos Reis). Segundo um comandante que participou da tomada do Alemão, o coronel Luís Castro não participou da retomada da comunidade em 2010.

Polêmicas no Twitter

Erir ficou um ano e dez meses no cargo, e foi retirado do comando pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. O motivo para a queda teria sido justamente o fato do coronel ter negado pedido de Beltrame para revogar decreto que anistiou policiais militares por punições disciplinares aplicadas desde outubro de 2011, logo que assumiu o cargo.

A saída do comandante começou a se desenhar após várias polêmicas recentes, incluindo a atuação da PM durante os protestos no Rio de Janeiro. Recentemente, até mesmo a gestão do perfil da PMERJ no Twitter virou alvo de críticas. Depois de um protesto, a conta oficial da corporação acusou a OAB-RJ de atrapalhar a polícia, postou foto dos comunicadores do grupo Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), acusando-os de incitar a violência, e ainda se rasgou em autoelogios. Uma semana antes, o perfil já havia entrado em debate com o deputado estadual Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, e com advogados da OAB-RJ. O secretário José Mariano Beltrame se manifestou:

- No momento em que administramos uma situação tão complexa, o importante é manter o foco. Algo fora disso passa a ser desnecessário - criticou, sem citar especificamente nenhum dos posts da PM.

Ao blog O Carioca online, a Polícia Militar afirmou apenas que a "gestão" dos 140 caracteres cabia ao então comandante, o coronel Erir Ribeiro Costa Filho.

Crise anunciada

Há dez dias, o blog O Carioca online, já havia revelado o estremecimento da relação entre Erir Ribeiro e José Mariano Beltrame. O secretário de Segurança chegou a levar a Sergio Cabral o seu descontentamento com a chamada crise de comunicação da Polícia Militar, e deixou nas mãos do governador uma possível mudança no posto.

Cabral pediu mais tempo para analisar todos os argumentos, pois avaliava que o coronel é "leal ao governo". O mais provável, contudo, era que o pedido de Beltrame fosse mesmo aceito, sobretudo pela popularidade razoável que seu nome ainda agrega. Ao mesmo tempo, Erir dizia a interlocutores próximos que havia passado a despachar diretamente com o governador, sem a intermediação de Beltrame.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento