Pular para o conteúdo principal

MP e PM apuram se ator morreu por inalar gás lacrimogêneo em ato no Rio

O Ministério Público instaurou um procedimento neste sábado (3) para apurar se o ator Fernando da Silva Cândido, fundador do Cinema de Guerrilha da Baixada Fluminense, morreu após inalar gás lacrmogêneo em uma manifestação no Rio. Em 30 de julho, um dia antes do artista morrer, foi publicado um vídeo na internet, no qual um homem, que se identifica como Fernando, diz que inalou gás durante um protesto.

De acordo com o prontuário divulgado pelo Hospital Israelita Albert Sabin, onde ficou internado de 25 de junho a 31 de julho, o ator "tinha doença pulmonar prévia, mas apesar do tratamento recebido, a evolução não foi satisfatória". A PM afirmou que também está investigando a denúncia, apesar de não ter informações de mortes ocorridas por inalação de gás lacrimogêneo em protestos.

A Coordenadoria de Direitos Humanos do Ministério Público informou que o procedimento preliminar que será encaminhado à Central de Inquéritos e à Auditora Militar, detentoras da atribuição investigatória, a fim de apurar o ocorrido. na segunda-feira (25), o procurador Márcio Mothé se reunirá com os promotores Márcio Nobre e Paulo Roberto Melo Cunha para discutir as providências que serão tomadas pelo Ministério Público.

Grave quadro infeccioso pulmonar De acordo com o diretor Ricardo Rodrigues, amigo e um dos fundadores do Cinema de Guerrilha da Baixada, Fernando só foi a uma manifestação, no dia 20 de junho, que reuniu, segundo estatísticas oficiais da PM, mais de 300 mil pessoas. O protesto terminou em confusão em frente à sede da prefeitura, e muitas bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas para dispersar a multidão. Apesar dos problemas respiratórios, oriundos, de acordo com o amigo, por uma tuberculose na infância, Ricardo não sabe dizer o que provocou a morte do ator.

No boletim médico, o hospital informa que Fernando teve o diagnóstico de "grave quadro infeccioso pulmonar". No dia 25, ele deu entrada na unidade, com sintomas de pneumonia, sendo internado no mesmo dia. No dia 8 de julho, o estado de saúde se agravou, sendo necessária a remoção para a UTI, onde permaneceu até o dia 31. O enterro foi no Cemitério de Ricardo de Albuquerque, no Subúrbio do Rio.

"Ele tinha problemas respiratórios, tinha insuficiência respiratória. Mas eu não posso dizer se ele morreu por causa disso [inalação do gás lacrimogêneo]", afirmou Ricardo.

A amiga Lane Souza, que dividia o apartamento com Fernando, disse que o amigo acordou "bem" no dia seguinte a manifestação. "Ele dormiu bem, acordou bem...Estava sem problema nenhum. E no outro dia ele já foi trabalhar" diz Lane, lembrando que Fernando costumava andar com uma bombinha de ar por causa dos problemas respiratórios que tinha.

Lane conta ainda que só viu o vídeo, no qual Fernando faz críticas à Polícia Militar e ao governador Sergio Cabral, um dia após a morte do amigo. "Depois que cheguei em casa, chorei muito. Perdi um irmão", finalizou.

Engajamento Fernando da Silva Cândido sofria de nanismo e, segundo amigos, ele costumava participar de manifestações. A presidente da Associação de Nanismo do Rio de Janeiro (Anaerj), Kênia Rio, lembra que o ator era muito querido entre os membros da associação.

"Ele fez o filme Enterro de Anão pelo Cinema de Guerrilha. Ouvimos muitas piadas a respeito de os anões morrerem ou não, que isso é lenda e tal, então a princípio criticamos muito. Mas depois que vimos o filme, vimos que era uma sátira muito bem feita e que desmistificava isso. E foi assim que ele entrou na vida da associação", disse ela, que conta também que Fernando era muito engajado com a causa. "Todo mês realizamos o Projeto Superação, no qual nós vamos à praia e reivindicamos nossos direitos. Ele era muito querido". A próxima edição do Superação deve acontecer no próximo sábado, dia 9 de agosto, às 9h, em Copacabana.

Em memória ao amigo, o diretor Ricardo Rodrigues, planeja fazer uma mostra com os nove filmes dos quais Fernando participou."Ele foi o primeiro do grupo a se tornar ator profissional, já tinha feito nove filmes. Tinha um grande futuro pela frente", disse Ricardo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento