Pular para o conteúdo principal

Familiares de pacientes invadem enfermaria de hospital

Rio - Em unidade de saúde planejada para salvar vidas, cenas que dão arrepio. No setor de tratamentos de quadros complexos, no Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, cadáveres enrolados em sacos plásticos dividiam espaço com pacientes em estado grave.

A situação digna de filmes de terror, foi descoberta por parentes na noite do último domingo. Depois de esperarem muitas horas por informações médicas (algumas famílias, por mais de 24 horas), parentes de pacientes invadiram a unidade.

"Minha avó chegou ao hospital às 5h30, com falta de ar e dor no tórax. Às 20h30, entrei na Sala Vermelha (como é conhecido o setor), em busca de informações. Tudo o que encontrei, no entanto, foi o cadáver dela em cima de uma maca e envolto em um saco, que parecia de lixo", denunciou Gracieth Santos ao blog O Carioca online.

FALHA

A direção do Hospital Pedro II informou que a avó de Gracieth, Maria José Baptista, não resistiu a um enfarte agudo no miocárdio e morreu às 15h de domingo. A falta de informações à família sobre a morte e a permanência por mais cinco horas do corpo no local foram atribuídas a uma "falha de comunicação" pela unidade, que integra a rede municipal de Saúde.

O hospital admite um segundo óbito ocorrido no domingo. As pessoas que entraram no local garantem, porém, terem visto um terceiro corpo. E relataram terem sentido um forte cheiro.

Ao perceber que as pessoas registravam imagens do local, seguranças teriam passado a agir com truculência para retirá-las de lá. "Fui empurrada contra a porta e tive minha boca machucada. Sou mulher e ando de bengalas. Foi uma covardia", disse indignada a dona de casa Marinalva de Oliveira, de 60 anos ao blog O Carioca online.

Segundo ela, José Antônio Filho, de 48 anos, com quem é casada, foi transferido para o Hospital Pedro II para se submeter a transfusões de sangue, e só fez um pedido quando a viu: "Ele implorava por água e um prato de comida, coisas que ele disse não ter visto em 24 horas. Nesse lugar, deixam que o doente apodreça vivo", reclamou a dona de casa ao blog O Carioca online.

A direção do Hospital Pedro II informa que tomará providências para que fatos como esses não se repitam e se coloca à disposição dos familiares para prestar mais informações sobre o atendimento na unidade.

'Agressão à dignidade humana'

Segundo o delegado da 36ª DP (Santa Cruz), uma queixa havia sido registrada até ontem, por suposta omissão de socorro. Contudo, o número de representações deve aumentar. Gracieth Santos disse que ainda não havia ido à delegacia por falta de tempo: "Estou envolvida com o enterro da minha avó, mas quero que o óbito seja investigado". Diz ao blog O Carioca online.

As condições da unidade causam indignação entre especialistas: "Mortos e pacientes terminais mantidos sob o mesmo teto são uma agressão à dignidade humana. Além do natural aumento do risco de infecções hospitalares entre os doentes, a situação retrata o descaso da saúde pública com a vida e com o lado psicológico dos pacientes", sentencia o infectologista Marco Aurélio Safadi em entrevista ao blog O Carioca online.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coluna Torcedores Ilustres - O Colecionador Rafael Martins e suacoleção de camisas do Cruzeiro

Até onde vai a paixão de um fanático torcedor? O que um  ilustre  torcedor faz para mostra r  para todos a sua paixão p or colecionar camisas ? Tivemos o prazer de entrevistar  Rafael Martins   –   O Colecionador de  Camisas Além de  ser  um ilustre colecionador de   camisas ,  Rafael Martins  também tem a sua paixão por futebol . Rafael Martins  conta ao blog Carioca  ONLINE , tudo sobre a sua coleção  de  camisas , como começou,  a s su a s  preferid a s  camisas  (se é que el a s existem)  e fala sobre a sua paixão pelo  futebol . CARIOCA ONLINE – Como e quando você percebeu que poderia ser um colecionador de camisas? COLECIONADOR – O gosto pelo colecionismo já vem desde a infância, quando já colecionava álbuns, figurinhas, jornais, chaveiros, revistas e outros itens; mas sempre visando o cruzeiro. Meu pai nunca foi ligado a futebol e ainda tem empatia por outro clube mineiro, como era criança sem dinheiro pedi de presente a uma tia uma camisa, e que foi

#Vasco - Candidatos à presidência do Vasco se unem para assumir o clube

Cerca de 60 pessoas estão presente numa reunião, que está sendo realizada em um clube na zona sul do Rio de Janeiro. Reunião de beneméritos vascaínos com a presença dos candidatos Alexandre Campelo e Otto Alves. Nelson Sendas, filho do falecido Arthur Sendas, vascaíno ilustre, fala em nome da SEMPRE VASCO, chapa de Julio Brant. "Na hora que tivermos o melhor candidato, se não for o nosso, nós abrimos mão da candidatura para ganhar essa eleição". Alexandre Campello, da Frente Vasco Livre: "Unificação é um desejo também nosso. Temos que estar preparados para assumir o Vasco".

#BR17 - Futebol carioca tem quatro jogadores nos scouts dos melhores do brasileirão na décima rodada

Finalizamos na décima rodada do brasileirão e, alguns nomes já vão se destacando. O blog do Carioca Online, fez o levantamento dos scouts positivos até a rodada de número 10. Finalizações, passes, assistências, cruzamentos, desarmes e dribles, foram os critérios analisados. Grêmio, Fluminense e Vasco, cada um deles possuem dois jogadores, nos scouts positivos. Seguido pelo Santos, que possui um jogador. O maior driblador do brasileirão.  Finalizações Certas: Henrique Dourado – Fluminense – 17 finalizações FOTO: Henrique Dourado é o maior finalizador no brasileirão Passes Certos: Arthur – Grêmio – 574 passes FOTO: Arthur é o maior passador do brasileirão Assistências para gols: Luan – Grêmio – 06 assistências FOTO: Luan é o maior garçom do brasileirão  Assistências para finalizações: Gustavo Scarpa – Fluminense – 27 assistências FOTO: Scarpa é o maior "METRE" do brasileirão Cruzamentos certos: Nenê – Vasco – 25 cruzamento